Uma nova espécie de gato-selvagem foi identificada na América do Sul. A descoberta do chamado gato-nebuloso (Leopardus pardinoides) é fruto de um trabalho de duas décadas, liderado por um grupo de pesquisadores conservacionistas que se dedicam à proteção dos gatos selvagens, o Tiger Cats Conservation Initiative (TCCI). Os resultados foram divulgados pela revista científica Nature, no final de janeiro de 2024. Estudar gatos que vivem livres na natureza é um desafio que requer muito trabalho de observação e pesquisas para comprovar que se trata de uma espécie diferente. Venha conhecer e entender um pouco mais sobre essa nova espécie de gato!
Pesquisa revela uma nova espécie de gato-selvagem
Um grupo de 40 pesquisadores de diferentes países revelou a descoberta de uma nova espécie de gato-selvagem e publicou as conclusões na revista científica Nature, no artigo “Modelagem ecológica, biogeografia e análises fenotípicas que definem os nichos hiperdimensionais dos gatos tigres revelam uma nova espécie”. Dentre os pesquisadores, está o biólogo brasileiro Tadeu Oliveira, que estuda desde os anos 2000 espécies de gatos selvagens e coordena o Programa de Conservação e Pesquisa “Gatos do Mato – Brasil”.
O estudo divulgou a descoberta de uma nova espécie de felino, o gato-nebuloso. Até então, ele era considerado uma subespécie do gato-do -mato, mas após anos de análise e estudos, os cientistas concluíram que suas características o enquadram em uma nova espécie. De acordo com os cientistas, ele agrega as subespécies pardinoides e oncilla, e apresenta características diferentes das de um gato-do-mato.
Como vive o gato-nebuloso?
Nativos das florestas tropicais e montanhosas da Costa Rica, Brasil e Argentina, o gato-nebuloso vive em áreas montanhosas com mais de 1500 metros de altitude. De acordo com os pesquisadores, a nova espécie de gato-selvagem está ameaçada de extinção devido a perda do habitat natural, decorrente especialmente da pecuária e agricultura. Para a Tiger Cats, a identificação e catalogação desses animais ajuda a desenvolver iniciativas para conservar e proteger áreas de habitat natural das espécies felinas que são objeto de estudo do instituto.
Diferenças entre gato-nebuloso e gato-do-mato
Uma das principais diferenças entre as duas espécies de gato-selvagem está na coloração e disposição das manchas do pelo do gato. Enquanto o gato-do-mato tem um tom amarelado mais claro, quase puxando para o cinza, o nebuloso é uma espécie de “gato laranja”, com uma pelagem mais alaranjada e brilhante. Outra característica que difere as espécies é o padrão e formato das manchas espalhadas pelo corpo dos gatos selvagens. Enquanto as manchas do gato-do-mato são pequenas e abertas, as do nebuloso são grandes e mais fechadas.
Características físicas do gato selvagem nebuloso
A principal característica do gato silvestre nebuloso são suas manchinhas espalhadas pelo corpo, muito semelhantes às de um leopardo. Essas manchas são chamadas pelos cientistas de rosetas. As rosetas do gato-nebuloso são irregulares e não possuem um padrão de tamanho. De acordo com o biólogo brasileiro que participou das pesquisas, a escolha do nome da nova espécie do felino selvagem tem a ver com as rosetas desproporcionais. Tadeu Oliveira informou que os padrões das rosetas lembram nuvens, que são irregulares e sem padrão de tamanho.
A pesquisa revelou que o gato-nebuloso tem o tamanho de gatos domésticos. O comprimento do corpo pode variar entre 35 e 60 cm, com altura de cerca de 25 cm. Eles pesam aproximadamente 1,5 kg, mas os machos costumam ser maiores que as fêmeas. Além disso, a expectativa de vida do gato nebuloso é de 10 a 14 em seu habitat natural, e cerca de 23 anos em cativeiro.