Ver um cachorro comendo cocô é uma situação bem desagradável e que pode deixar muitos tutores confusos. Tem quem pense que isso acontece como uma forma de brincadeira e mera curiosidade, mas na verdade existem vários motivos que explicam esse comportamento canino. O hábito de ingerir as próprias fezes é conhecido como coprofagia canina e precisa de atenção. Para entender melhor por que isso acontece e o que fazer para ajudar seu amigo, continue lendo!
Por que cachorro come fezes?
A coprofagia canina pode acontecer por várias razões. De fato, em alguns casos pode ter a ver com curiosidade, tédio ou até ser uma tentativa de chamar a atenção dos donos. Porém, em muitos casos o cachorro come fezes porque está estressado, ansioso, com problemas nutricionais ou até mesmo com alguma doença.
Há também raças que tem maior predisposição genética a sofrer com a coprofagia. É o que acontece, por exemplo, com o Shih Tzu, Lhasa Apso e o Pug. Nesses casos, não existe muita explicação para o hábito, já que é a própria genética do pet que favorece o comportamento. Ainda assim, não é algo saudável e benéfico.
Ansiedade costuma ser uma das principais razões por trás da coprofagia canina
O cachorro comendo cocô normalmente faz isso em momentos de estresse e ansiedade. É como se a coprofagia fosse um dos “sintomas” do problema e deveria funcionar como um sinal de alerta para os tutores. Será que seu cachorro está gastando energia suficiente no dia a dia? Ele tem os estímulos que precisa dentro de casa? Aconteceu alguma mudança brusca na rotina que pode ter deixado o cachorro estressado e ansioso?
A chegada de novos membros, mudanças de casa ou até mudanças na alimentação do pet são situações que podem não ser tão bem recebidas pelos animais. Como resultado, eles ficam ansiosos e estressados, podendo resultar em um cachorro comendo cocô.
Em alguns casos, o cachorro come cocô por causa de déficits nutricionais
A falta de nutrientes no organismo canino é outro motivo que pode levar à coprofagia. Quando o cachorro come fezes, é uma forma que ele encontra de tentar sanar os nutrientes que estão faltando. É instintivo para o pet. Então mesmo que o cocô de cachorro não seja a melhor saída, ele age de acordo com o que o instinto diz.
Pode ser que alguma doença esteja afetando a absorção dos nutrientes, mas o mais provável mesmo é que a ração de cachorro não tenha uma boa qualidade. Versões mais econômicas, como os pacotes standards, às vezes podem acabar provocando déficits no organismo. Por isso, para evitar o cachorro comendo cocô, a dica é apostar em uma boa alimentação com ração premium ou super premium, que são mais completas e com proteínas de alta qualidade, saciando o animal e oferecendo todos os nutrientes que ele precisa.
Cachorro pode comer cocô?
De acordo com o médico veterinário Froylan Condori , “na natureza comer as próprias fezes é um comportamento normal, e existem cães que o fazem por instinto e têm essa predisposição”. Porém, é importante lembrar que embora em alguns casos isso não seja exatamente prejudicial, também não é muito recomendado. O cachorro comendo cocô pode acabar ingerindo micro organismos como vírus, bactérias e outros parasitas, favorecendo problemas gastrointestinais e outras doenças.
Então será que existe remédio caseiro para cachorro parar de comer fezes? A verdade é que todo e qualquer medicamento deve ser prescrito por um médico veterinário, inclusive nos casos de coprofagia. No entanto, o uso de floral para cachorro com ansiedade costuma ser recomendado. Além disso, uma técnica que costuma ser utilizada para deixar o cocô de cachorro com um gostinho ruim é despejar um pouco de óleo de citronela em cima dele. Assim o pet acaba deixando de se interessar pelas fezes.