O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muitos admiradores por causa da sua aparência fofa, que lembra um ursinho de pelúcia. O que poucas pessoas imaginam é que, por trás de toda a juba, o Chow Chow carrega uma personalidade forte — mas não necessariamente brava. Desvende abaixo os principais mitos e verdades sobre essa raça de cachorro e se surpreenda!
Chow Chow é perigoso e hostil: mito!
A ideia de que o cachorro Chow Chow é perigoso é muito difundida entre algumas pessoas, mas não passa de um mito. Esses cães, na verdade, são um tanto territorialistas e protetores, o que dá essa falsa impressão de “perigo”, mas não significa que eles vão atacar ninguém gratuitamente. A agressividade, inclusive, é altamente indesejável para os padrões da raça. Em todo caso, a recomendação é apostar na socialização e adestramento desses cães para amenizar a desconfiança que eles têm com estranhos.
Chow Chow é teimoso: verdade!
Quando o assunto é a personalidade da raça, outro aspecto que causa dúvidas é a teimosia desses pets. E, sim, infelizmente essa é uma das raças de cachorro mais teimosas que existem. Isso acontece principalmente por causa do alto nível de independência do cãozinho, que faz com que ele seja um pouco mais resistente para acatar ordens. No entanto, por mais teimoso que o cachorro Chow Chow seja, é possível amenizar isso com algumas estratégias.
Chow Chow pode ser um ótimo cão de guarda: verdade!
Não importa se é um Chow Chow preto, branco ou vermelho: todos os cães dessa raça tem uma vocação natural para ser cão de guarda. Isso graças ao forte instinto protetor dos pets, que faz com que eles sejam naturalmente mais desconfiados de quem eles não conhecem. Mas vale lembrar que se a ideia é ter a raça de cachorro Chow Chow para exercer a função de guarda, o cãozinho deve ser previamente treinado para isso do jeito certo.
Chow Chow não pode ser adestrado: mito!
Essa é uma raça teimosa e difícil de educar, mas não impossível! O tutor precisa ter pulso firme e usar as técnicas certas para tornar esse cãozinho mais obediente. Um grande aliado é o adestramento positivo, que consiste em recompensar o animal com petiscos e agrados quando ele tiver um bom comportamento. Porém, uma dica crucial para ter bons resultados é fazer o treinamento desde cedo, ainda com o Chow Chow filhote. Nessa fase, o processo de aprendizado costuma ser mais rápido e eficiente do que com um cachorro mais velho.
Chow Chow é muito difícil de lidar: mito!
Assim como acontece com qualquer outro cachorro, uma das coisas que mais influenciam no comportamento do animal é a maneira como ele é criado. Então, não: não é difícil conviver com um cão da raça Chow Chow se você souber cuidar e educá-lo corretamente. A ideia de que essa convivência é difícil é um mito que vem dos estereótipos que envolvem o pet. Mas, sabendo administrar a teimosia dos doguinhos e usar o adestramento a seu favor pode ajudar bastante!
Chow Chow não gosta de crianças: mito!
Existem algumas raças de cachorro que gostam mais de crianças do que outras. Isso por causa do tipo de personalidade de cada uma. No caso dos Chow Chows, por terem uma personalidade mais reservada, esses cães não vão ficar brincando com os pequenos e nem gostam de ser agarrados por eles. Mas, de uma maneira geral, esse é um cãozinho que não tem problema com as crianças e pode conviver tranquilamente com elas — desde que os menores respeitem o seu espaço.
Chow Chow pode ficar sozinho em casa: verdade!
Independente e pouco apegado aos humanos, o Chow Chow não vê problema em passar algum tempo desacompanhado em casa. Ele tem uma personalidade tranquila e não vai sair destruindo nada por causa disso. Esse é um dos motivos por que esse é um dos melhores cachorros para apartamento, principalmente se você trabalha fora de casa, mas sempre sonhou em ter um cãozinho companheiro e leal.
Chow Chow precisa de uma rotina com muito exercício físico: mito!
Ao contrário de raças de cachorro mais energéticas, o Chow Chow branco, dourado ou preto não é tão ativo e, por isso, não precisa de uma rotina tão intensa de atividades físicas. Os passeios e as brincadeiras podem e devem fazer parte do dia a dia do pet, mas de maneira equilibrada. Ou seja, não são necessárias longas horas de caminhada nem exercícios mais pesados para satisfazê-lo.
Saiba quanto custa um filhote de Chow Chow
O preço do Chow Chow é uma das principais dúvidas de quem pretende ter um cãozinho da raça. De acordo com os principais criadores brasileiros, é possível encontrar filhotes a partir de R$ 1.000 — mas o valor da raça pode chegar até R$ 10.000, dependendo da região, do canil de cachorro e das características do pet. Para ter um Chow Chow, preço deve ser bem pesquisado! Outra possibilidade é buscar por cachorros da raça disponíveis para adoção em abrigos e grupos.