Os bichanos não são muito “pacíficos” quando algo os incomoda. Eles não levam desaforo para casa e podem começar a agir diferente quando estão irritados. Por essa razão, não é nada difícil identificar um gato estressado com algo. O que poucos sabem é que existe uma simples atitude que estressa bastante os gatos - e muitos tutores não fazem ideia disso. Descubra a seguir o que você pode estar fazendo para irritar o seu gato.
Qual é o erro que deixa os gatos tão irritados?
Nenhum pai ou mãe de pet quer ver o seu gato triste e descontente. Mas e se a gente te dissesse que existe um erro muito bobo que os tutores cometem que é a razão da infelicidade do felino, você saberia dizer que erro é esse? Surpreendentemente, o erro que pode estar irritando o seu pet é a coleira com guizo. Gato tem pavor daquele barulhinho que o objeto provoca enquanto o felino se movimenta pela casa, e ele pode demonstrar isso de algumas maneiras na convivência com o tutor.
Por que o guizo para gatos incomoda os felinos?
Embora seja bonitinha, a coleira com guizo é o terror dos bichanos. Mas por que será que eles odeiam tanto esse acessório? A resposta é bem simples: devido ao barulho. O tilintar constante do guizo próximo ao ouvido do felino é irritante e incomoda muito mais os gatos do que os humanos. E a explicação para isso é que a audição felina é muito mais sensível: enquanto os humanos conseguem captar ruídos a 20.000Hz, a audição dos gatos alcança 65.000Hz.
A capacidade auditiva dos bichanos é tão grande que eles conseguem captar sons que são imperceptíveis para os humanos. Por esse motivo, a coleira com guizo acaba sendo bastante irritante para os ouvidos dos pets.
A coleira com guizo deixa os felinos estressados
Embora o guizo para gatos pareça inofensivo, ele pode afetar a saúde e o bem-estar dos bichanos. Além do barulhinho irritante que acompanha o felino aonde vai, o guizo na coleira de gato afeta os instintos naturais de caça da espécie.
Isso porque durante a caça - seja uma brincadeira ou não -, o gato caçador sabe que precisa se aproximar silenciosamente da presa. No entanto, se ele estiver usando uma coleira com guizo, a aproximação silenciosa fica impossível, deixando os gatinhos extremamente estressados. Essa mesma frustração pode acontecer em outras situações, como na hora dos cochilos, já que qualquer mudança de posição pode acionar o som do guizo e estressar o pet.
A melhor maneira de identificar o estresse no gato é observando o comportamento felino. Os principais sinais que demonstram que o gato está estressado são agressividade, isolamento, xixi no lugar errado, perda de apetite e as lambidas excessivas.
Além disso, o aumento do hormônio cortisol associado ao estresse pode afetar a imunidade do felino e deixá-lo mais fraco e suscetível a doenças. Ou seja, em todos os casos, a coleira com guizo para gato faz mal e não deve ser utilizada pelo felino em nenhuma hipótese. Por outro lado, a coleira para gatos com identificação continua sendo super indicada para a segurança do bichano.