Os gatos são animais cheios de curiosidades e habilidades interessantes, como a capacidade de se equilibrar perfeitamente em espaços pequenos. Essa habilidade natural do felino levanta algumas crenças entre os gateiros, como o famoso ditado de que “gato sempre cai em pé”. Mas será que essa afirmação é realmente verdadeira? O Patas da Casa investigou essa questão e vai te explicar porque gato cai em pé. Vem conferir!
Entenda porque gatos caem em pé
Os gatos são cheios de habilidades incomuns e apresentam comportamentos que frequentemente deixam os tutores intrigados. Dentre eles, está a habilidade natural dos felinos de aterrissarem em pé quando caem. Cientistas tentam desvendar porque o gato sempre cai em pé há anos, mas esse comportamento felino ainda não foi totalmente desvendado e continua sendo um mistério. No entanto, com base em pesquisas e experimentos, cientistas relacionam essa habilidade à própria anatomia do gato.
Cientista francês chega perto de descobrir porque gato sempre cai em pé
Em 1894, um cientista francês chamado Etienne Jules Marey decidiu fazer um experimento para acompanhar como funciona a queda de um gato. Para isso, ele usou uma câmera cronofotográfica que capturou 60 imagens por segundo de um gato caindo. O resultado da experiência mostrou que os felinos possuem um sistema de equilíbrio chamado “reflexo do endireitamento”, que serve como um orientador de direção do animal, permitindo que eles se endireitem durante a queda e caiam em pé.
Contudo, essa não é a única explicação envolvida nessa habilidade incrível dos felinos. O bigode de gato também influencia no equilíbrio dos bichanos. Ele possui uma função sensorial que permite que os gatos tenham uma maior noção espacial. Além disso, os felinos ainda possuem na orelha uma estrutura chamada aparelho vestibular, que envia informações sensoriais para o cérebro, influenciando na resposta motora do animal.
Gato sempre cai em pé?
Se você é uma pessoa observadora, provavelmente já percebeu que os bichanos têm o costume de cair em pé, mas será que isso significa que gato sempre cai em pé? Ao contrário do que muitos pensam, embora os gatinhos geralmente caiam em pé no chão, nem sempre isso acontece. Na verdade, estima-se que quanto menor a altura da queda, maiores são as chances do gato não conseguir se “endireitar” a tempo de tocar no chão, o que pode machucar o felino e até ser fatal.
Levando em consideração um prédio de 12 andares, por exemplo, a altura mais “segura” para a queda de um gato seria do sétimo andar para cima. Inacreditável, né?! Então nada de achar que gato tem sete vidas e que consegue sobreviver a qualquer queda. Independentemente da altura, o importante é proporcionar um ambiente seguro e confortável para o felino. Por isso invista em telas de proteção para gato em sua casa ou apartamento.