O gato amassando pãozinho é uma das características que mais despertam curiosidade sobre o universo felino. Se você não está acostumado com essa expressão, termo não se refere ao ato literal de amassar pão, mas a um hábito bem comum entre os gatinhos que envolve afofar superfícies com as patinhas dianteiras - comportamento semelhante ao processo de panificação. Os motivos que explicam essa mania de gato, contudo, revelam um sentimento oculto do felino em relação aos tutores.
Por que gatos amassam pãozinho?
O ato de afofar superfícies com as patinhas é uma mania de gatos bem comum, mas que talvez seja um pouco incompreendida pelos humanos. O motivo por trás desse comportamento pode variar, mas no geral, é considerada uma manifestação positiva. Se você reparar bem, vai perceber que os gatos costumam ficar bem relaxados e tranquilos quando estão tendo esse comportamento. Os principais motivos que explicam por que os gatos amassam pãozinho vão te surpreender!
Os gatos amassam pãozinho para marcar território no colo do tutor
O gato marcando território é um comportamento natural e instintivo da espécie realizado para estabelecer uma certa relação de “poder” com outros seres. Ele pode ser manifestado de várias formas, seja se esfregando nas pernas do tutor ou fazendo xixi em locais inadequados. Dessa forma, eles deixam o próprio cheiro nos locais, como forma de reivindicar que aquele território é dele.
O mesmo acontece no caso do gato amassando pãozinho no colo do tutor. A pata do gato possui glândulas odoríferas que liberam feromônios durante o ato de afofar. Os feromônios são sinais químicos que sinalizam a outros felinos de que aquele território já está ocupado. Ou seja, quando o gato decide amassar pãozinho no colo do tutor, é uma forma dele dizer a outros gatinhos que aquele humano já tem “dono”.
Os gatos amassam pãozinho para demonstrar amor e afeto
Outro motivo que explica o ato de afofar superfícies no colo do tutor é a demonstração de afeto. Eles realizam esse movimento para reforçar o vínculo com o tutor e é um dos sinais mais evidentes de que o gato te ama e valoriza a relação entre vocês. Também é uma forma deles demonstrarem que se sentem felizes e amados em sua presença. Os feromônios liberados durante o ato de afofar indicam um sentimento de pertencimento felino, demonstrando que aquele humano é “seu” e de mais ninguém.
O sentimento oculto que os gatos sentem pelos humanos é o de posse
Os gatinhos carregam a falsa fama de serem animais distantes e frios, mas na verdade eles apenas são mais sutis na hora de demonstrar o amor de gato. Perceba que os motivos que explicam porque o gato amassa o pãozinho está relacionado ao sentimento de possessividade que eles têm em relação ao tour. Esse comportamento demonstra que gatos não são tão frios quanto pensam por aí e revelam a complexidade das interações dos gatos. Dessa forma, a posse pode ser vista como uma forma de vínculo entre gato e tutor. Então se o gato tem o hábito de amassar pãozinho no seu colo, significa que ele gosta de você e quer deixar isso bem claro para outros animais, espalhando feromônios para demarcar você como “dele”.