A relação entre criança e gato é sempre encantadora! Os pets criam um forte vínculo com os pequenos, o que traz diversos benefícios para os dois. Para que esse laço realmente se dê da melhor maneira possível, é preciso ter um bom primeiro contato. Viralizou na web o vídeo de uma menina que conhece seu gatinho pela primeira vez. A reação dela é simplesmente adorável e mostra o início de uma grande amizade. Veja o 'nascimento de uma gateira' e saiba melhor como se dá a relação entre gatos e crianças!
Criança e gato se conhecem e têm a melhor reação um com o outro
Começou a circular na web o vídeo de uma menina chamada Alice tendo o primeiro contato com gatos. O bichano que ela conhece é o Oliver, que passa com a cauda bem peluda no ouvido da menina. O rabo do gato chama a atenção dela, que se aproxima do pet.
Criança e gato começam a interagir um com o outro e a curiosidade que eles têm faz com que fiquem bem pertinhos. Oliver cheira Alice e ela fica encantada com o animal, chamando-o para mais perto - e ele obedece! Assim, nasce uma mini gateira e o marca o início de uma linda relação entre criança e gato!
Mini gateira "nasce" após primeira interação com gatinho
Oliver foi o primeiro bichano que Alice conheceu, mas não foi o único! Logo depois de sua primeira interação com o peludo, a menina é apresentada a outros bichanos. A mini gateira se encanta com todos eles, sempre acariciando seus pelos e se mostrando bem acolhedora com os animais. Pela reação encantadora de Alice com os felinos, com certeza ela vai adotar de vez a personalidade de gateira e nunca mais conseguirá ver um gatinho sem brincar com ele.
Assista o vídeo:
Pode ter gato em casa com criança?
Muitas pessoas têm dúvidas se pode ter gato em casa com criança ou se a presença de animais pode ser prejudicial para o pet e para os pequenos. A verdade é que não tem problema nenhum! Crianças e gatos podem sim conviver no mesmo espaço. Porém, é fundamental que o tutor saiba como acostumar criança com gato de maneira saudável, explicando as responsabilidades e cuidados que se deve ter com o animal. Assim, os dois podem ter uma convivência saudável e benéfica. Os gatos para quem tem criança em casa podem ser ótimos amigos!
Outra dúvida comum é se quem tem bebê pode ter gato. A resposta também é sim! Porém, também é importante que os tutores tenham cuidado para garantir que tudo se dê da melhor forma possível. O recomendado é acostumar o pet com o novo membro da família desde cedo. Deixar o animal cheirar os utensílios que serão usados pelo bebê e conhecer o cômodo onde ele vai ficar, por exemplo, são boas ideias de como acostumar o gato com o bebê. Além disso, é fundamental manter a tabela de vacinas para gatos e a vermifugação em dia, além das idas constantes ao veterinário. Seguindo esses cuidados, quem tem bebê pode ter gato sem problema!
Qual o benefício de ter um gato em casa com criança?
Como explicamos, a presença de um bichano pode trazer muitas vantagens. Mas afinal: qual o benefício de ter um gato em casa com criança? Para começar, ter um animal de estimação cria um senso de responsabilidade desde cedo. Além disso, crianças e gatos fazem companhia um para o outro, tornando-se melhores amigos. Adotar um animal de estimação é ainda melhor quando se tem um filho único ou se os pais precisam ficar ausentes por um maior período de tempo por conta do trabalho.
Por fim, ter gatos e crianças em casa é bom até mesmo para a saúde! A revista Plos One publicou um estudo que confirmou que crianças que vivem com gatos e cães têm menos risco de desenvolver asma e outros problemas respiratórios. Ou seja: só tem vantagens!
Como acostumar criança com gato?
Toda família pode ter gato em casa com criança mas, como explicamos, é importante tomar algumas medidas para garantir que a convivência seja benéfica. É papel dos pais ou responsáveis ensinar aos mais novos o jeito certo de tratar o animal. A primeira dica de como acostumar criança com gato é incentivar o contato de forma gradual. No vídeo que viralizou, isso é feito da forma certa: criança e gato são colocados em um ambiente controlado sob a supervisão de adultos.
Além disso, os mais velhos precisam ensinar para os mais novos que o pet não é um brinquedo. Ou seja: não deve pegar um gato pelo cangote, apertar ou fazer qualquer tipo de coisa que possa machucar o animal. Além de ser ruim para o bichano, ele ainda pode se irritar, causando mais problemas. Assim, uma das principais dicas de como acostumar criança com gato é ensinar desde cedo como manusear o animal. No vídeo que viralizou, a moça ensina para a menina que ela deve tocar no bichano bem devagar. É exatamente isso que os mais velhos precisam mostrar aos mais novos.
Muitas vezes, crianças ficam tão animadas em ver o bichano que começam a apertá-lo demais, mesmo que não tenham maldade. Por isso, o tutor deve explicar que esse comportamento faz mal para o felino e estimular a criança a sempre tratar o pet com muito carinho e amor. Além disso, o responsável também precisa sempre supervisionar as brincadeiras, principalmente enquanto gatos e crianças ainda estão se acostumando um com o outro.