O cruzamento de cachorro faz parte do comportamento natural e instintivo desses animais. Os machos estão sempre prontos e disponíveis para o acasalamento, enquanto as fêmeas precisam estar no cio para permitirem a aproximação dos machos com essa finalidade. Mas você já parou para se perguntar o que acontece se houver o cruzamento de cachorro grande com cadela pequena, ou vice-versa? Essa é uma situação mais complicada do que parece, e o Patas da Casa te explica o porquê disso a seguir.
Cruzamento de cachorro grande com cadela pequena é possível?
Apesar de ser anatomicamente possível em alguns casos, a prática não é recomendada em de jeito nenhum. Quando um cachorro grande faz a monta em uma cadelinha de tamanho pequeno, existem muitos riscos — principalmente para a saúde da fêmea.
Por ser bem maior, o macho pode causar danos à coluna da cadela enquanto eles copulam por causa da força e pressão exercida nesse momento. Além disso, como o tamanho dos órgãos sexuais é desproporcional, são altas as chances de o pênis de cachorro machucar a genitália da cachorra durante a penetração. Em alguns casos, pode até ocorrer um corte no canal vaginal que causa muita dor à fêmea.
Durante a gestação de cachorro, surgem mais problemas ainda. Se a cadela for muito menor do que o macho, o parto é considerado bastante arriscado. Isso porque as fêmeas têm uma anatomia desenvolvida para gerar filhotes do mesmo tamanho que o delas, e não para gerar cachorros muito maiores. Por isso a cruza de cachorro grande com cadela pequena é uma péssima ideia.
E se for o contrário? Cruzar um cachorro pequeno com uma cadela grande é possível?
O cruzamento de cachorro nunca deve ser feito entre animais com tamanhos muito diferentes, pois isso pode provocar uma série de problemas na saúde dos pets. Mas, no caso de um cachorro pequeno e uma cadela maior, os riscos são um pouco menores.
A maior dificuldade, na verdade, se torna a hora da monta, uma vez que o macho pode não alcançar o órgão sexual da fêmea. Alguns tutores até chegam a incentivar o comportamento colocando uma escadinha para ‘facilitar’ o cruzamento de cachorro, mas esse não é o ideal — até porque os cachorros ficam grudados depois do cruzamento, e essa separação não pode acontecer de maneira brusca.
É importante esperar os cães se desgrudarem naturalmente, pois qualquer separação à força acaba machucando. A estratégia da ‘escadinha’ acaba sendo problemática porque o macho pode cair ou algum outro acidente acontecer. Sendo assim, o melhor a se fazer é não forçar esse tipo de cruzamento de cachorro.
Cruzamento de Pinscher com Pitbull e outros resultados parecidos
Na internet, é possível encontrar alguns casos inusitados de cruzamento de cachorro grande com cadela pequena. Uma história que repercutiu bastante há alguns anos, inclusive, foi justamente o da cruza de Pinscher com Pitbull na cidade de Palmas, no Tocantins. Thor, o cachorro Pinscher, acabou engravidando Kiara, uma Pitbull, mas infelizmente a cadela acabou perdendo os filhotes por conta de um tumor.
Ainda assim, existem outros relatos parecidos na internet. O Albie, por exemplo, é o resultado do cruzamento entre uma cadela Rottweiler com um cachorro Dachshund. Por isso ele tem a carinha de Rott, mas o corpo alongado de um salsichinha. Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, a tutora Kylie canta: “O que você ganha quando mistura um Rottweiler com um cachorro salsicha?”. Veja o vídeo:
@thetheakers The most random dog .... looks wise and personality wise ..... He certainly gets some attention whilst we're out #dogsoftiktok #unusual #FYP ♬ original sound - Kylie T
Castração é a melhor opção para evitar cruzamento de cachorros de tamanhos diferentes
Como é um instinto natural da espécie canina, muitas vezes o cruzamento de cachorro acontece de forma espontânea e sem, necessariamente, qualquer interferência humana. Mas para quem tem cães de tamanhos e sexos diferentes, o ideal é fazer a castração de cachorro dos dois animais assim que eles tiverem idade o suficiente para isso. A castração, além de evitar crias indesejadas, também é uma forma de cuidar da saúde dos cães, já que ela previne uma série de doenças perigosas como o câncer de mama e de próstata.