Os cachorros são cheios de particularidades que os tutores amam. A pelagem fofinha, os grandes olhos de um cachorro pedindo comida e, se você já observou mais de perto enquanto ele colocava a língua pra fora, deve ter visto que a lateral da boca do seu pet é composta por pequenas serrinhas. Mas afinal para o que servem essas saliências? Será que elas são um tipo de verruga na boca do cachorro? Existem muitos palpites que fazem sentido e hoje nós trazemos aqui alguns deles.
Anatomia canina: serrinhas serveriam para a comunicação e higiene
É inegável o papel que os lábios têm na comunicação dos cachorros. Eles podem ser um dos sinais de que um cachorro vai te morder, por exemplo, ou que está feliz. As serrinhas seriam uma forma de ampliar essa área dos lábios ajudando na comunicação deles.
Há quem acredite que as saliências laterais na boca dos cachorros servem como uma escova de dentes acoplada: elas ajudariam a remover restos de comida dos dentes, prevenindo cáries, tártaro, mal hálito e muito mais. Ou seja, ajudam na higiene bucal do cão (mas não substituem uma boa escovação!).
Proteção para o dente de cachorro
Uma das teorias mais aceitas é de que essas ondulações macias sirvam para proteger a gengiva dos dentes de cachorro afiados, principalmente os caninos. Se repararmos bem, os dentes se encaixam perfeitamente nas serrinhas quando a boca deles está fechada: isso ajudaria a evitar cortes e machucados na área. A mesma coisa aconteceria quando o cachorro morde algo com força: as ondulações ajudariam a amortecer o impacto e proteger a boca.
Ampliação da mordida e do paladar também explicariam a anatomia canina
Também é possível que essas ondulações sirvam para ampliar o tamanho da mordida dos nossos cães. Como são feitas de um tecido mole e elástico, permitiriam uma adaptação para morder grandes objetos. Outro palpite de quem pesquisa o assunto é que as serrinhas ajudariam na aderência da mordida dos cachorro, facilitando que eles transportem objetos com a boca.
Como faz parte da boca, as serrinhas também podem ser uma forma de ampliar a superfície pela qual os nossos cachorros sentem gosto. Também é possível que essa área ajude a detectar sinais do ambiente ao redor como temperatura e textura das coisas.
Função definitiva das serrinhas na boca de cachorro ainda não foi descoberta pela ciência
Todas essas funcionalidades expostas aqui para as serrinhas nas laterais da boca do cachorro são apenas palpites. A comunidade científica ainda não chegou a um acordo sobre qual seja a função definitiva dessa parte da anatomia do cachorro, mas é bem provável que um dos usos citados acima seja a resposta.