Muitas pessoas até sabem o que cachorro não pode comer, mas não conseguem resistir e sempre oferecem um pedaço da própria comida ao pet. Afinal, só um pouquinho não faz mal para ninguém, né? Na verdade, não é bem assim. Dar um pedaço do almoço para o cachorro pedindo ao lado da mesa é uma prática comum entre muitas famílias, mas mesmo que nunca tenha acontecido nada com seu pet, o perigo pode surgir a qualquer momento.
Mas o que pode acontecer de tão ruim com o animal se ele comer um pedacinho do meu lanche? O Patas da Casa te explica a seguir por que os veterinários dizem que não é para dar nem um pouquinho do seu alimento para um pet e ainda te dá dicas de como fazer o cachorro parar de pedir comida. Confira!
Infecção intestinal em cachorro é o problema mais comum
O organismo de um cachorro é diferente do humano. As comidas humanas, portanto, podem conter substâncias que são tóxicas. Isso acontece porque o sistema digestivo do cachorro não está preparado para receber alguns ingredientes ou condimentos. A infecção intestinal é o quadro mais comum nesses casos. O cachorro pode ter vômitos, diarreia e dores abdominais, sintomas que nada mais são do que uma tentativa do organismo de expulsar a substância tóxica. Em muitos casos, a doença não é séria, mas pode se agravar se acontecer frequentemente e não for tratada.
A ingestão de alimentos humanos pode causar alergia no cachorro
A alergia alimentar em cachorro é uma reação que o organismo apresenta quando é exposto a substâncias tóxicas. Nesse caso, porém, os efeitos não são restritos ao intestino do cachorro. Ele pode apresentar manchas na pele, coceira na parte interna das orelhas, e vermelhidão pelo corpo. A reação alérgica pode, ainda, sufocar o animal com o fechamento das vias aéreas. Ao menor sinal de alergia, procure uma emergência veterinária.
E mesmo que o seu cachorro não apresente reações de primeira, ele pode desenvolver intolerância a certos alimentos ao longo da vida.
Recompensar o cachorro pedindo comida vai deixá-lo mal acostumado
É claro que o seu pet não vai desenvolver uma infecção intestinal ou uma alergia sempre que comer um pedacinho da comida que caiu no chão. Alguns alimentos não são tóxicos, mas o problema é que o cachorro pedindo comida dificilmente vai querer apenas um pedacinho. O tutor precisa ter cuidado para não reforçar o comportamento. Se o cachorro entender que sempre que fizer uma carinha de pidão vai ganhar a recompensa, ele vai sempre repetir o comportamento.
O que cachorro não pode comer em hipótese alguma? Confira alguns alimentos proibidos
Algumas comidas que fazem parte da nossa dieta até podem ser ingeridas pelos cães (desde que o veterinário diga que está permitido e que você siga corretamente a frequência indicada por ele). Porém, existem outros alimentos que o cachorro não pode comer de jeito nenhum! Eles possuem substâncias extremamente perigosas para o animal e que podem levar a um quadro grave de intoxicação. São comidas que não podem ficar nem perto do alcance do cão. Quer saber o que o cachorro não pode comer em hipótese alguma? Confira uma lista a seguir:
- Chocolate: o alimento possui uma substância chamada teobromina que pode até levar o pet à morte.
- Doces: o açúcar, em geral, é prejudicial pois pode causar doenças como diabetes canina e obesidade, além de fazer mal para a circulação sanguínea.
- Uvas: tem alta concentração de açúcar e acredita-se que a substância salicito, presente no alimento, causa o afinamento do sangue.
- Carne crua: pode conter bactérias extremamente perigosas para a saúde animal.
- Café: bebidas com cafeína afetam os sistemas urinário do cachorro e neurológico.
- Frituras: o excesso de gorduras no organismo pode causar pancreatite canina e outros problemas intestinais, então nada de pizza e batata frita para o cãozinho.
- Frutas cítricas: a acidez excessiva da laranja e do limão, por exemplo, pode causar problemas gastrointestinais bem sérios.
Além disso, é importante ressaltar que cebola e alho para cachorro não podem ser oferecidos nem em pequena quantidades. Os dois ingredientes muito usados para temperar comidas humanas podem causar anemia canina e problemas graves nos rins.
Esses são apenas alguns exemplos de alimentos que cachorro não pode comer. A lista é bem grande e alguns pets podem simplesmente não apresentarem reações.
Como fazer o cachorro parar de pedir comida? Confira algumas dicas
Você já sabe quais são os alimentos que cachorro não pode comer e está decidido a não dar nem um pouquinho. Mas resistir à carinha de pidão implorando por um pedacinho não é uma tarefa fácil. Então como fazer o cachorro parar de pedir comida de uma vez por todas?
- O primeiro passo é ignorar. É difícil, mas você vai precisar ser forte e evitar qualquer contato visual com o cachorro pedindo comida. Só assim ele vai entender que você não está gostando disso.
- O segundo passo é tirar o foco da sua refeição. Isso pode ser feito com brinquedos interativos em que seja possível colocar ração ou petiscos dentro. À medida que o cachorro vai movimentando o item, os grãos são liberados aos poucos.
- Outro cuidado que você deve ter é não gritar ou brigar com o cachorro pedindo comida. O pet vai se sentir mal e pode até mesmo parar de comer ao seu lado, pois não se sente mais à vontade. Assim, passa a se alimentar cada vez menos, o que é bem perigoso para a saúde dele.
- Aposte em snacks próprios para os pets. É importante buscar marcas confiáveis no mercado e estar sempre atento ao rótulo do produto. Petiscos e o sachê para cachorro são alimentos confiáveis e nutritivos que podem ser inseridos na rotina.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Luana Lopes