Os miados de gato fazem parte da comunicação felina e podem indicar uma série de sentimentos diferentes. Mas você já ouviu um gato miando estranho? É claro que as entonações variam bastante, mas geralmente o som que a gente ouve é “miau”. No entanto, existem vídeos que mostram gatos miando de uma maneira bem inusitada. É como se o animal estivesse, literalmente, “falando” uma outra língua — ou, para os mais medrosos, incorporando algo.
Mas o que será que quer dizer um gato com miado estranho? Será que é estresse, sinal de ataque ou até indicar um problema de saúde? Abaixo, desvendamos as principais dúvidas sobre o assunto.
O que significa quando o gato fica miando estranho?
Ouvir um gato miando estranho desperta curiosidade e, às vezes, até um pouco de medo. É um miado que difere de tudo que já ouvimos: não é o clássico “miau”, mas também não é um grunhido, rosnado e nem miado de gato no cio, que é mais estridente. Geralmente, é um som mais grave, e parece com uma outra língua.
Mas, afinal, o que significa quando tem um gato miando estranho à noite ou de dia? Os motivos podem variar bastante, e por isso é importante identificar a postura do animal. Se ele estiver mais retraído, com a pupila de gato dilatada, pode ser que ele esteja em estado de alerta ou com medo. Alguma situação provavelmente o estressou, e ele está tentando indicar isso com o som de gato miando “estranho”.
Também há relatos de que o gato miando de forma diferente pode anteceder quadros de vômito. Ou seja, o som é um sinal de que algo não vai bem com o estômago do animal, e por isso ele faz esse miado “estranho” — que seria como se o corpo dele estivesse se preparando para expelir o que fez mal.
Há quem diga, por outro lado, que o gato miando estranho é só uma tentativa de “reproduzir” o mesmo som da fala humana, mas não existe comprovação científica disso e não são todos os felinos que fazem esse miado peculiar.
Gato miando estranho vira meme nas redes sociais; veja o vídeo
Na internet, um vídeo repercutiu mostrando o gato com miado estranho e os comentários são os mais hilários. Um deles diz: “Em latim significa: à meia noite vou rasgar teu sofá”; enquanto outro brinca: ““A invocação do Miau””.
Assista ao vídeo abaixo:
Por ser um som tão diferente, uma usuária tentou decodificar e traduzir o que o gatinho estava dizendo (e rendeu muitas risadas): “Come logo o melão, melão, melão, melão, e gelo ae. / Come melão e o gelo aeee, ééé… / Come melão, melão, melão melhor geeeelo. / Come logo, gelado, gelado, gelado, gelado, gelado, gelado yeah. / Igual geeeeeeeeeeeelo..”.
Porém, para acalmar os ânimos, é bom lembrar que isso não é nenhuma invocação (e não há a necessidade de fugir do pet). Aparentemente, o bichano só está se sentindo incomodado com algo — provavelmente reclamando de outro gatinho que aparece no vídeo — e tenta dizer isso para a tutora.
Quando o gato mia diferente?
Os gatos miando podem fazer sons diferentes para indicar várias coisas. No caso de um miado mais “ríspido” ou semelhante a um grunhido, significa que o gatinho não está a fim de papo e pode tentar atacar. Já o miado de gato no cio, por outro lado, é fácil de ser reconhecido porque é um gato miando alto, até de forma estridente, para tentar chamar a atenção do sexo oposto.
Um gato com miado estranho, como já foi dito, pode tanto indicar um gato estressado como também anteceder vômitos ou servir de alerta para problemas de saúde. Nesse caso, é necessário identificar o comportamento geral do animal e se há ou não a presença de outros sintomas.
O que pode ser quando o gato mia do nada?
O som de gato miando do nada geralmente é um pedido de atenção, principalmente se vem acompanhado de outras atitudes como passear entre as suas pernas, amassar pãozinho ou te cutucar com a patinha. É como se o bichano estivesse te convidando para brincar, fazer carinho nele ou até para receber alguma guloseima.
Qual o miado de dor do gato?
Um gato miando muito, com um tom alto e prolongado costuma ser um indício de gato com dor. Mas para ter certeza, é necessário observar se há outros sinais de problemas de saúde, como prostração, inapetência, fazer as necessidades no lugar errado, com vômitos, diarreias ou febre. Nesses casos, busque um veterinário especialista em gatos para diagnóstico e tratamento adequado..