Você sabe por que os gatos balançam a cauda? O rabo do gato é uma parte muito curiosa do corpo do pet. Ele tem várias funções e dentre elas, a comunicação. A cauda, assim como orelhas, postura e olhar, são mecanismos que tornam possível compreender as emoções do animal apenas observando a linguagem corporal felina. Quando entendemos o que significa quando o gato balança a cauda fica até mais fácil saber quais são os melhores momentos para se aproximar do animal e quando é melhor manter distância, o que ajuda a melhorar a relação entre tutor e pet. Quer saber o significado gato balançando o rabo? Confira a matéria a seguir!
Por que os gatos balançam a cauda?
Mesmo parecendo ser mole, a cauda do gato é, na verdade, uma extensão da coluna vertebral. Isso significa que essa região da anatomia do gato tem ossos que podem, inclusive, sofrer fraturas causadas por acidentes ao pular de locais altos, briga de gato ou até mesmo pelo toque do tutor. Esse risco de deixar o gato com rabo quebrado é um dos motivos do porque não é legal ficar tocando nessa região, que inclusive o deixa bem desconfortável. Antes de entender o que significa quando o gato balança o rabo, é importante saber quais são suas diversas funções. O rabo ajuda a manter o equilíbrio corporal do bichano e ainda auxilia na flexibilidade. Além disso, a cauda do gato tem um papel fundamental na comunicação. Pode ter certeza que quando o gato balança a cauda, ele está, na verdade, tentando dizer algo.
Quando o gato balança a cauda com movimentos longos é sinal de curiosidade
O gato balançando o rabo pode apresentar movimentos mais longos ou mais curtos. Os movimentos longos são aqueles mais espaçados e leves como uma pluma, como se o bichano estivesse acenando. Na verdade, o que significa quando o gato balança a cauda dessa forma é porque ele está curioso. Alguma coisa ao seu redor despertou sua curiosidade e ele está atento, observando bastante o ambiente antes de se aproximar.
Gato balançando o rabo com movimentos curtos e rápidos quer dizer que o pet está animado
Quando o gato balança a cauda em movimentos curtos e mais rápidos, significa que ele está agitado e empolgado com alguma coisa. Normalmente, esse movimento é feito quando o tutor chega em casa, oferece petiscos ou abre um pacote de sachê para gatos ou dá um brinquedo novo. Ou seja, situações muito empolgantes fazem os gatos balançarem a cauda dessa maneira.
Por que o gato balança a cauda quando está relaxado?
Um gato deitado balançando a cauda normalmente é sinal de relaxamento. Ele provavelmente está apenas descansando e não tem com o que se preocupar. Sabe aquele carinho no gato? Esse é o momento certo para se aproximar e acariciá-lo. Mas por que o gato balança a cauda quando está relaxado? Isso acontece porque, mesmo nos momentos de descanso, o bichano atento a tudo na sua volta. Por isso, não se preocupe pois o gato deitado balançando a cauda está sim relaxando, mas se mantém pronto para agir rápido se for necessário.
Gato deitado balançando a cauda enquanto dorme significa que ele está sonhando
Você alguma vez já reparou seu gato balançando a cauda enquanto dormia? O movimento é fofo, mas pode causar estranhamento e até preocupar o tutor, que fica com medo de o animal estar com algum problema de sono. Mas, na verdade, o motivo do porque o gato balança o rabo ao dormir é bem simples: ele está sonhando! Sim, os gatos sonham e o rabinho balançando é um indicativo de quando isso está acontecendo. Nem todos os animais apresentam esse comportamento ao sonhar, mas quando o gato deitado balança a cauda durante a soneca é muito capaz que esse seja o motivo.
Quando o gato balança a cauda em excesso é melhor manter distância
Quando o gato balança a cauda sem parar, é importante ficar atento e até mesmo manter uma certa distância. Esse movimento excessivo normalmente significa que o animal está muito ansioso e agitado, além de mau humorado. Por isso, se vir o gato balançando o rabo de forma excessiva, deixe-o em paz e fique longe sem incomodar, mas sempre de olho no comportamento do animal. Caso insista, você pode levar uma mordida do gato ou até mesmo deixá-lo mais estressado.
Redação: Maria Luísa Pimenta