Gatos são seres divertidos e imprevisíveis. Muitas vezes eles têm atitudes que a gente não espera, mas que, ao mesmo tempo, são hilárias e geram muitas risadas nos outros. Mas você já parou para se perguntar se seu gato tem senso de humor? Se sim, saiba que você não é o único!
Esse tipo de questionamento é muito comum nos pais de pet, principalmente depois de algum tempo de convivência com um bichano. Para entender melhor como os sentimentos e emoções afetam o seu gato, é só continuar lendo!
Afinal, gato tem senso de humor?
Basta alguns dias com um gatinho para ter certeza de que esses animais têm um senso de humor apurado. Isso se comprova com várias atitudes que o seu amigo toma, como quando o gato derruba objetos no chão, quando tenta abrir as portas de casa ou até mesmo quando ele se esconde em lugares inusitados, como no vão do sofá.
Existem situações, inclusive, que deixam os tutores convictos de que se o gatinho pudesse, estaria gargalhando da cara deles. Parece que tudo é proposital, como se o animal tivesse consciência de que aquela atitude em específica vai te irritar — e para ele isso é muito engraçado.
Além disso, os efeitos do catnip e até os zoomies em gatos — ou seja, aqueles ataques de euforia repentinos que deixam o bichano super agitado — também refletem esse humor peculiar. Eles aprontam pela casa, saem correndo e muitas vezes têm comportamentos ‘bobos’ que mostram o melhor lado de ter um bichano, que é justamente se divertir com as travessuras do pet.
Por que os gatos têm algumas atitudes engraçadas?
Mesmo com o peculiar senso de humor felino e com a forte crença de que, internamente, os gatos riem da nossa cara às vezes, não é bem por isso que alguns comportamentos felinos acontecem. Na verdade, acredita-se que o que motiva certas atitudes dos bichanos — como o próprio hábito de jogar as coisas no chão — é a tentativa de chamar a atenção dos donos.
Quem pensa que gatos são desapegados e que não ligam muito para a interação familiar está muito enganado! Os felinos podem até ter um jeitinho diferente de demonstrar o seu amor de gato, mas a verdade é que esses animais, assim como os cães, gostam de receber carinho e atenção sim.
É por isso, inclusive, que alguns comportamentos considerados ‘engraçados’ dos pets costumam ocorrer. Se você ouve um miado de gato incansavelmente atrás de você, seu bichano vive derrubando o que está em cima da mesa ou tem qualquer outra atitude meio inesperada, muito provavelmente é porque ele quer chamar a sua atenção de alguma forma.
Como funcionam as emoções felinas?
Os gatos se comunicam com os humanos principalmente por meio da linguagem corporal felina e da vocalização. No entanto, entender exatamente como esses animais se sentem pode ser um desafio e tanto — e é bem provável que você já tenha se perguntado como funcionam as emoções de um gato.
Será que os gatos sentem culpa e remorso? Será que eles amam? Ficam felizes, tristes, frustrados ou até com saudade dos donos? Mesmo que seja um pouco difícil desvendar exatamente o que acontece na cabeça e no coração dos pets, pesquisadores foram atrás de respostas.
Para começar, é importante ter em mente que cães e gatos enxergam os humanos de forma diferente. Segundo um artigo do pesquisador John Bradshaw, os bichanos enxergam as pessoas como gatos gigantes. É por isso que eles nos tratam basicamente do mesmo jeito que eles tratariam outros gatos. Já os cães enxergam os humanos como ‘líderes’ da sua matilha.
Já em questão de sentimento, um estudo realizado pela Universidade de Oakland, nos Estados Unidos, descobriu que o gato sente saudade do dono e é sensível às emoções do tutor. Ou seja, esses animais se conectam e criam um forte vínculo com a família humana, o que explica porque eles gostam tanto de receber atenção (mesmo que eles às vezes tomem atitudes engraçadinhas para conseguir isso).