O desaparecimento do cachorro Wilson gerou uma comoção enorme na internet nos últimos dias. O Pastor Belga, de 6 anos de idade, participou das buscas por quatro crianças que ficaram desaparecidas por 40 dias na Colômbia após a queda de um avião. Elas foram encontradas com vida na última sexta-feira (09), e chegaram em Bogotá na madrugada do dia 10 em uma ambulância aérea. O cão Wilson, porém, segue desaparecido.
Wilson é um cachorro farejador treinado pelo exército colombiano para encontrar objetos e pessoas durante ações de busca, resgate e investigações. Segundo o perfil oficial das Forças Militares da Colômbia, o animal se perdeu na quarta-feira, 8 de junho, durante a #OperaçãoEsperança nas selvas de Caquetá e Guaviare para encontrar as quatro crianças, conforme mostra o tweet abaixo:
En desarrollo de la #OperaciónEsperanza, el perro llamado Wilson, de raza pastor belga, y seis años de edad, se extravió durante los registros que adelantan las Células Combinadas de Búsqueda en las selvas de #Caquetá y #Guaviare para hallar a los cuatro menores. (1) pic.twitter.com/pVFujtMgB9
— Fuerzas Militares de Colombia (@FuerzasMilCol) June 8, 2023
Acredita-se que em algum momento Wilson teria encontrado as crianças, pois foram detectadas pegadas do animal junto de marcas que poderiam corresponder aos pequenos. Contudo, no momento do resgate, o cachorro não estava presente.
Semanas antes, o cão teria participado de outra operação, onde desapareceu por algumas horas, mas logo retornou ao Exército. Desta vez, no entanto, ele não retornou à base. O perfil das Forças Militares foi contundente ao afirmar que “jamais se abandona um companheiro! Todos unidos para recuperar nosso canino Wilson na selva. A operação não termina até encontrarmos nosso #AmigoDe4Patas!”.
¡Jamás se abandona a un compañero!
— Fuerzas Militares de Colombia (@FuerzasMilCol) June 10, 2023
Todos unidos para recuperar a nuestro canino Wilson en la selva.
¡La operación no finaliza hasta encontrar a nuestro #AmigoDe4Patas! pic.twitter.com/2INKs8MOu4
Crianças resgatadas fazem um desenho do cachorro Wilson na floresta
Duas das crianças resgatadas — Lesly e Soleiny — demonstraram solidariedade com a situação de Wilson e fizeram desenhos sobre o cachorro de resgate. As imagens também repercutiram nas redes sociais e uma delas mostra o cão Wilson na floresta com árvores e flores em um dia ensolarado.
De acordo com a última atualização das Forças Militares, o animal ainda não foi encontrado, mas seguindo a premissa de que “ninguém fica para trás”, o comandante General Giraldo ordenou continuar as buscas por Wilson. Assim, a Operação Esperança não será concluída até encontrarem o Pastor Belga. Na internet, mais de 40 mil pessoas assinaram uma petição para que o cachorro Wilson não seja abandonado nas selvas.
Redação: Juliana Melo