Quem tem um gato bagunceiro em casa sabe que não é nada fácil encarar as travessuras que eles aprontam. Os gatos, apesar de dizerem por aí que dão menos trabalho que os cachorros, têm um talento especial para entrar em confusão quando querem: eles derrubam árvores de natal, quebram enfeites e xeretam cada cantinho da casa. Esse comportamento é ainda mais comum em alguns tipos de gatos, como os curiosos e inteligentes. Venha conferir quais são os 7 tipos de gatos bagunceiros que existem:
1) O Maine Coon é um gato brincalhão
O que o Maine Coon tem de tamanho, tem energia. Os felinos dessa raça são donos de uma personalidade brincalhona e divertida e não dispensam uma boa bagunça. Considerado inteligente, esse gato gigante gosta de explorar novos ambientes e objetos, e podem acabar apresentando um comportamento felino travesso, como escalar móveis muito altos e xeretar onde não deveria.
2) Gatos laranjas são mais bagunceiros que outros gatos
Provavelmente você já ouviu dizer que o gato laranja é bagunceiro e agitado. Quem tem um gato laranja em casa confirma essa afirmação: eles adoram conversar, se aventurar e aprontar. Embora não haja nenhuma pesquisa científica que relacione a cor da pelagem do gato laranja com a personalidade bagunceira, não se pode negar que o felino com essa pelagem é mais arteiro que outros bichanos. Segundo os tutores, eles são ativos, energéticos, curiosos e até um pouco apocalípticos.
3) Bengal é um gato ativo e inteligente
Você sabia que o gato Bengal é comparado com um cachorro? Isso porque a raça tem muita energia e apresenta comportamentos felinos semelhante aos de um cachorro, como gostar de passear, brincar na água e brincar de bolinha. Se a energia desses bichanos não for direcionada para um brinquedo ou atividade, eles podem se empolgar e serem mais bagunceiros do que normalmente seriam.
4) O gato frajola é agitado
Assim como os laranjinhas, o gato frajola carrega a fama de ser da pá virada, e não é atoa, viu?! A pesquisa “Percepções humanas sobre a cor da pelagem como um indicador da personalidade do gato doméstico”, feita pela Universidade da Flórida e Califórnia, concluiu que os frajolas tendem a ser mais agitados e brincalhões. Se não forem estimulados diariamente, eles podem tentar fugir de casa e se esconder em lugares inusitados.
5) Comportamento brincalhão é comum no gato Siamês
Considerado um dos gatos mais populares do Brasil, o gato Siamês adora uma bagunça. Eles gostam de caçar bem cedinho, de correr pela casa e brincar com brinquedos para gatos, especialmente os interativos. São bichanos apegados ao dono e podem sentir ciúmes de outros animais e pessoas perto do tutor. Além disso, os siameses são animais comunicativos e extrovertidos, e podem ficar entediados se não receberem a atenção que desejam.
6) O gato Persa é um animal curioso
Apesar da reputação de calmaria, o gato Persa também tem um lado bem bagunceiro. Isso porque são brincalhões e curiosos, e se não forem estimulados a gastar energia frequentemente, podem buscar outras formas de se entreter. Por isso é fundamental que os tutores incentivem atividades para não deixar o bichano entediado. Mas fique tranquilo, porque por trás da carinha de gato bravo, o Persa é super simpático e adora uma companhia humana.
7) O Savannah é um gato altamente energético
O Savannah é uma raça de gato híbrida conhecida pela pelagem exótica que lembra a de um leopardo. Devido a origem híbrida, esses felinos carregam características de gatos selvagens e domésticos: gostam de caçar, são mais ariscos e muito inteligentes. Como são animais cheios de energia e com traços selvagens, eles gostam de se movimentar e podem acabar fazendo muita bagunça no dia a dia.
Como acalmar um gato bagunceiro?
Se você é pai ou mãe de um pet apocalíptico, você precisa aprender alguns truques para distrair esses bichanos de maneira segura e saudável. Afinal, ninguém quer que o gato se machuque durante as travessuras e brincadeiras, né? Confira as dicas de como acalmar um gato bagunceiro:
- Invista na gatificação da caça
- Compre brinquedos interativos para o pet
- Aprenda a passear com gato
- Ofereça catnip para relaxar o felino
- Invista no enriquecimento vertical