As raças de cachorro mais inteligentes são conhecidas por sua esperteza, facilidade de aprendizado e obediência. Border Collie, Pastor Alemão e Golden Retriever são alguns exemplos de pets que estão no ranking de inteligência canina e compartilham esses traços. Mas você sabia que, além das semelhanças de personalidade, eles também apresentam uma característica física em comum bem curiosa? Confira abaixo!
Cérebro de cachorro: cães mais inteligentes apresentam detalhe curioso no órgão
Pesquisadores do Instituto de Ciências Evolucionárias de Montpellier, na França, investigaram a relação entre o tamanho dos cérebros dos cães e seu nível de inteligência. Ao todo, foram analisados 1.682 crânios de 172 raças diferentes. Curiosamente, a pesquisa concluiu que o cérebro dos cachorros mais inteligentes é menor que o dos outros cães. Raças de trabalho como Husky Siberiano, Border Collie e os Retriever apresentaram um menor volume intracraniano que o dos cães de companhia localizados em posições mais baixas do ranking de inteligência canina.
Essa é uma curiosidade que chama atenção, já que normalmente associamos inteligência a um cérebro maior, e não a um pequeno. O fato das habilidades e comportamentos caninos mais complexos não estarem associados a um tamanho grande de cérebro é uma importante descoberta da ciência.
O cérebro de cachorro grande está associado a comportamentos como medo e ansiedade
Na mesma pesquisa, os estudiosos analisaram a relação entre o tamanho do cérebro de cachorro e seu comportamento. Os pesquisadores levaram em conta o volume endocraniano relativo (REV), que é o tamanho do cérebro em relação ao corpo. Eles notaram que o REV aumenta quando o animal sente medo e agressividade, busca atenção ou tem ansiedade de separação. Por outro lado, ele diminui com o treinamento.
Isso pode explicar por que os cachorros mais inteligentes e acostumados ao trabalho apresentam o cérebro menor. Enquanto isso, cães de companhia como Chihuahua, normalmente são mais ansiosos e medrosos. Os pesquisadores também notaram que algumas raças de cachorro menores, como Shih Tzu e Pug, têm um menor desenvolvimento cognitivo.
Diferença no cérebro de cachorro pode ter relação com intervenção humana
Essa curiosa diferença no tamanho do cérebro entre as raças de cachorro mais inteligentes pode ter relação com a criação humana. Segundo os pesquisadores, a reprodução excessiva dos cães a partir da intervenção dos homens pode ter causado algumas alterações nos cérebros desses animais. As combinações entre raças conseguem fazer com que algumas características se sobressaiam sobre as outras e causem essas diferenças. Tudo isso pode ter influenciado no tamanho dos cérebros e até mesmo na personalidade e inteligência do cão.
Quais são as raças de cachorro mais inteligentes?
O cachorro mais inteligente do mundo é o Border Collie! Esse cão peludo consegue aprender comandos com menos de 5 repetições e tem uma inteligência fora do comum. Depois dele, temos o Poodle como o segundo cachorro mais inteligente e, em seguida, o Pastor Alemão na terceira posição. A lista completa conta ainda com outras raças reconhecidas por sua elevada inteligência. Veja a seguir o ranking das 10 raças de cachorro mais inteligentes do mundo.
- Border Collie
- Poodle
- Pastor Alemão
- Golden Retriever
- Doberman Pinscher
- Pastor de Shetland
- Labrador Retriever
- Papillon
- Rottweiler
- Boiadeiro Australiano
Quais são as principais características dos cachorros mais inteligentes?
Os cachorros mais inteligentes têm uma enorme capacidade de aprendizado. Todos os cães precisam de repetição e treinamento para aprender comandos, mas as raças com mais inteligência conseguem entender bem mais rapidamente. Além disso, são cães naturalmente obedientes e que gostam de agradar o tutor, duas características que também agilizam sua capacidade de aprendizado. As raças de cachorro mais inteligentes costumam ter uma personalidade bem tranquila e sociável, além de facilidade para se adaptar a diferentes situações sem passar por tanto estresse e ansiedade.