A otite canina é uma velha conhecida entre os tutores, e, apesar de parecer inofensiva, não deixa de ser uma preocupação no dia a dia. A inflamação do ouvido pode causar muito incômodo e costuma ser ainda mais frequente em cachorro da orelha grande. Ou seja, se você tem um cãozinho da raça Beagle ou Cocker Spaniel, por exemplo, o cuidado deve ser ainda maior.
Mas o que é otite em cachorro, afinal de contas? Qual a raça do cachorro da orelha grande que apresenta maior propensão a isso? Existe remédio? Otite canina não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam, e por isso o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Raquel Rezende para tirar as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!
O que é a otite canina e quais são os tipos da doença?
De acordo com a veterinária, a otite canina é uma inflamação no conduto auditivo. “Ela pode ser dividida em otite externa, média e interna, sendo classificadas de acordo com as estruturas auriculares comprometidas”, conta. Para saber como isso pode atingir o animal, é necessário entender a anatomia do órgão. A orelha do cachorro é formada basicamente por três “partes”: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno.
O externo inclui a pina e canal auditivo - composto pelo pavilhão auricular e meato acústico externo - e é a parte visível da orelha dos cães. O ouvido médio é onde fica o tímpano e os ossículos auditivos. Já o ouvido interno é composto por cóclea e sistema vestibular, sendo que o primeiro é responsável pela audição canina e o segundo pelo equilíbrio do animal.
O que vai diferenciar os tipos de otite canina é a identificação de qual região foi acometida. No geral, a inflamação externa é a mais comum e não representa grande perigo. Porém, se chegar a atingir o ouvido interno, pode evoluir para uma otite canina grave.
O que causa a otite canina?
A otite em cachorro não tem apenas uma, mas várias causas. É por isso que é tão importante consultar um profissional da área o quanto antes para identificar o que provocou o quadro e entrar com o tratamento mais adequado. Raquel lista as principais causas da otite em cachorro:
- Bactérias
- Fungos
- Parasitas
- Falta de higiene
- Umidade
- Traumas
Cachorro da orelha grande tem mais chances de sofrer com a otite
Um cachorro com orelha grande pode ser encantador com a aparência de “Dumbo”, mas precisa de alguns cuidados para não desenvolver quadros de otite canina com frequência. Existe uma explicação para a raça de cachorro da orelha grande ter maior propensão às inflamações do ouvido. É o que a especialista Raquel esclarece: “O fato da orelha tampar o canal auditivo facilita o acúmulo de umidade e proliferação de bactérias e fungos na região, favorecendo a otite canina.”
Geralmente quando pensamos em cachorro da orelha grande, raça que vem na nossa cabeça geralmente é um Beagle. Mas sabia que existem vários cães que apresentam essa característica particular? Um exemplo é o Dachshund - o famoso salsichinha - que é cachorro pequeno da orelha grande.
Conheça as principais raças de cachorro da orelha grande que têm maior predisposição para a otite canina:
1) Beagle
2) Basset Hound
3) Cocker Spaniel
4) Dachshund
5) Golden Retriever
6) Labrador
Cachorro com otite: os principais sintomas da doença
Não é muito difícil de perceber um quadro de otite canina. Se você é uma pessoa observadora, logo verá mudanças no comportamento do seu pet que poderão indicar algum problema na região. A orientação da veterinária é ficar de olho nos seguintes sintomas de otite em cachorro:
- Dor local
- Balançar a cabeça
- Coçar as orelhas com frequência
- Cachorro com febre
- Falta de apetite
Além disso, também é possível perceber situações pontuais, como a produção excessiva de cera - geralmente com uma coloração bem escura - e vermelhidão na região. A otite canina também costuma vir acompanhada de um forte cheiro na orelha e pequenas feridas, normalmente causadas pela intensa coceira no cachorro.
Otite: cachorro precisa de avaliação veterinária antes de começar o tratamento
Antes de tudo, é bom ter em mente que procurar um remédio para otite canina por conta própria não é o ideal. Assim como qualquer outro problema de saúde, o animal deve passar por uma consulta com um profissional para receber o diagnóstico correto e só então iniciar o tratamento.
Isso quer dizer que qualquer tipo de automedicação não é recomendado, pois pode acabar piorando o quadro do paciente em vez de ajudá-lo. Vale tanto para medicamentos como para receitas e/ou soluções caseiras, ok?!
É o que Raquel alerta: “O tratamento deve ser sempre orientado pelo médico veterinário, e feito de acordo com a causa diagnosticada na consulta.” Nesse caso, se a causa for bacteriana, por exemplo, o médico poderá indicar um antibiótico para otite canina. Já se for causado por fungos, remédios antifúngicos são o ideal. Também podem ser receitados anti-inflamatórios, analgésicos tópicos ou orais e anti-histamínicos. Tudo vai depender da causa da inflamação.
Raça de cachorro da orelha grande precisa de cuidados para evitar a otite
Para quem tem um cachorro da orelha grande, os cuidados devem ser redobrados para não correr o risco do animal sofrer com a inflamação no ouvido. Existem várias maneiras de evitar a otite canina, conforme a veterinária lembra: “A prevenção inclui limpeza com produtos específicos, cuidados com o banho para não deixar entrar água no ouvido e muita atenção na hora de secar com o vento.”
Contudo, é importante ter atenção: não se pode limpar o ouvido do cachorro excessivamente. O ideal é fazer isso em intervalos regulares de uma ou duas semanas, dependendo das necessidades de cada cãozinho. A limpeza muito frequente remove a proteção natural e acaba ocasionando maior produção de cera, o que pode favorecer a incidência de otite canina.
A higiene da região deve ser feita com produtos adequados. Não se pode usar cotonete ou pinças. O ideal é fazer a limpeza com algodão ou gaze e um produto para limpar ouvido de cachorro chamado removedor de cerume pet, que é próprio para animais de estimação.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes