Quando pensamos na relação entre um gato e papagaio, é inevitável não associar a confusão. Afinal, os gatos são os predadores naturais dos passarinhos, e é natural que eles enxerguem esse animal como uma possível presa. Contudo, com a domesticação dos felinos e aplicação de algumas técnicas, é possível ver gato e papagaio juntos, vivendo uma relação harmoniosa. Um tutor compartilhou em suas redes sociais como funciona esse relacionamento fora do convencional. Vem conferir!
Gato laranja e papagaia ciumenta convivem em harmonia
Se você nunca viu um gato e pássaro convivendo juntos, vai se surpreender com a história da Filó e do Caramelo. A Filó é uma maritaca que convive tranquilamente com um gato laranja que tem um temperamento super tranquilo para um felino. Nos vídeos compartilhados no Tiktok de Felipe Cerantola, é possível ver que eles vivem muito bem juntos, tão bem que o pássaro até sente ciúmes do gatinho quando o tutor se aproxima. Veja o vídeo compartilhado por Felipe do gato e papagaio juntos:
@felipecerantolape #maritaca #gatocaramelo #sitio #chacara #pet #vidanocampo #gatos ♬ som original - Felipe Cerantola Per
Papagaio ciumento não deixa tutor fazer carinho em gata
Filó e Caramelo vão contra todas as expectativas de uma relação entre gato e aves. Além de viverem harmoniosamente, eles criaram uma conexão tão especial que deixa Filó morrendo de ciúmes do gatinho. Em outro vídeo compartilhado por Felipe, o gato amarelo aparece deitado na cama, tranquilo e relaxado, com o papagaio ao lado dele. No entanto, quando tutor tenta acariciar o felino, Filó parece não gostar nada da situação e tenta atacar o homem. Confira o vídeo para ver como Filó se comporta quando Felipe tenta fazer carinho no gato:
@felipecerantolape #pet #sitio #chacara #vidanocampo #gatos #vidanocampo #maritaca ♬ som original - Felipe Cerantola Per
Gato e papagaio às vezes se desentendem
Nem sempre a interação entre esses dois pets é de mil maravilhas. Assim como qualquer relação entre irmãos, às vezes rola um desentendimento entre o gato e o papagaio. Em outro vídeo compartilhado, Filó aparece implicando com caramelo, dando leve bicadinhas no gato. Incomodado, o comportamento do gato para parar a situação é de agarrar o passarinho com as duas patas. O gatinho ainda tenta morder o papagaio, mas é repreendido pelos tutores.
@felipecerantolape #caramelo #maritaca #pet #sitio #chacara #vidanocampo #gatos ♬ som original - Felipe Cerantola Per
Porque gato gosta de passarinho?
Os pássaros são as presas preferidas dos gatos, assim como pequenos animais, como baratas e ratos. Ou seja, caçar passarinho é um instinto selvagem do animal, um comportamento que é natural dessa espécie.
Como adaptar gato com papagaio?
A melhor maneira de socializar gato com qualquer pássaro, seja uma calopsita, maritaca ou papagaio, é na infância do felino. Um gato filhote está em processo de desenvolvimento e tem maior facilidade em aprender novos comportamentos e se adaptar a diferentes situações. Confira algumas dicas de como adaptar gato com papagaio:
- Introduza o gato no ambiente em que o pássaro vive de maneira gradual
- Sempre supervisione o gato e papagaio juntos
- Ofereça petiscos para gatos sempre que ele demonstra um comportamento amigável com o pássaro
- Adestrar gato e ensinar alguns truques podem ajudar na supervisão dessa relação
Quem tem gato pode ter passarinho?
Quem tem gato até pode ter passarinho, mas é preciso supervisionar sempre essa relação. Isso porque os gatos adoram levar presentes para o dono como demonstração de amor e carinho, e pode acabar acontecendo do felino caçar o pássaro para ser esse “presente”. Além disso, é preciso respeitar os limites do gatinho. Se mesmo depois do processo de socialização ele não apresentar um comportamento amigável com o pássaro, a convivência entre eles terá que ser revista para a segurança da ave.