Todo mundo sabe que o banho em gato não é recomendado e não deve ser realizado com frequência se não houver indicação veterinária. Os felinos são plenamente capazes de cuidar da própria higiene e, se eles não têm o hábito de sair de casa, costumam ser bem limpinhos. Porém, em alguns casos mais específicos, como quando o bichano está muito sujo ou sofre com alguma alergia de pele, o tutor pode dar banho em gato seguindo algumas recomendações.
Quer aprender como dar banho em gato filhote e adulto? Fique de olho no tutorial que preparamos para você e siga o passo a passo abaixo para não ter erros!
Passo 1: alguns dias antes do banho em gato, apare as unhas do felino
Como dar banho em gato não é algo que faz parte da rotina dos bichanos, pode ser que seu bichinho de estimação fique um pouco irritado nessas horas. Ou seja, são altas as chances de você ter que lidar com um gato arranhando para tentar se livrar do chuveiro a qualquer custo. Portanto, para evitar que os arranhões possam te machucar, o ideal é cortar a unha de gato alguns dias antes da missão do banho.
Para aparar as garras do seu felino, você deve começar massageando as patinhas dele. Em seguida, segure firmemente a região, mas de maneira delicada. Com o auxílio do cortador, corte apenas a parte branca da unha e repita o procedimento em todas as unhas.
Ah: e lembre-se, a resposta de com quantos meses pode dar banho em gato é a partir dos 4 meses de idade, não antes disso.
Passo 2: escolha um momento em que o pet esteja tranquilo e separe o material para dar banho em gato
O seu gatinho deve estar relaxado e tranquilo no momento do banho. Um ótimo momento para fazer isso é antes de uma soneca ou logo depois de uma das refeições. Para facilitar o processo, uma dica é deixar tudo que você vai precisar para dar banho em gato separado. Isso inclui: shampoo para gato, sabonete, condicionador, toalha, uma banheira (se for possível), brinquedos e uns petiscos que podem funcionar como associação positiva.
Pode dar banho em gato, mas os produtos devem ser específicos para pets. Siga sempre as recomendações do seu médico veterinário!
Passo 3: prepare o ambiente e use associações positivas para facilitar o processo de como dar banho em gato
O ideal é preparar uma banheira ou bacia com água morna para dar banho em gato. Além disso, uma dica é manter a porta do banheiro fechada para evitar possíveis fugas do seu amigo. Já para tentar acalmar os ânimos do pet e deixá-lo mais amigável durante o banho, lembramos que você pode usar e abusar de petiscos para gatos e outros estímulos positivos, como brinquedos. Leve o brinquedo preferido do seu bichano para fazer companhia ao seu pet nesse momento, e ele provavelmente ficará menos acuado.
Passo 4: comece o banho em gato a partir do pescoço e tenha cuidado com algumas áreas
O ideal é molhar o corpo do gato aos poucos, começando o processo a partir do pescoço e, em seguida, descendo em direção ao crescimento dos pelos. Jamais molhe diretamente a cabeça do animal, pois pode assustá-lo e corre o risco de entrar água no ouvido dele. Uma boa ideia é colocar tampões de algodão nos ouvidos do gato por precaução. Além disso, é bom ter um cuidado especial com olhos, ouvidos, boca e nariz: o rosto pode ser limpo apenas com um paninho úmido.
Passo 5: depois de aprender como dar banho no gato, não esqueça de secá-lo bem com uma toalha
Os pelos úmidos após o banho em gato são um prato cheio para a proliferação de bactérias e fungos. Por isso, tenha uma atenção especial com a secagem do seu amigo de quatro patas para evitar quadros de alergia em gato. Depois de banhá-lo, não esqueça de pegar uma toalha seca e bem macia para retirar toda a umidade do corpo do animal. Caso prefira, você pode ter uma ajudinha de um secador de cabelos (sempre no modo frio e cuidadosamente, claro).
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes