Saber como adestrar cachorro filhote ou adulto é sempre uma tarefa desafiadora e que demanda paciência, persistência e muito reforço positivo. Quanto mais novo o cãozinho for, melhor serão as sessões de treinamento, já que a mente do animal ainda vai estar “fresca” e pronta para muito aprendizado. Mas como adestrar seu cachorro filhote? Quais técnicas devem ser usadas para educar um cão corretamente? Para não restarem mais dúvidas de como adestrar um cachorro filhote, passo a passo abaixo pode te ajudar!
Passo 1: O processo de adestrar cachorro filhote deve começar o quanto antes
Para quem não tem experiência ou não sabe como adestrar um cachorro, filhote é muito mais fácil de ser ensinado do que um cão que já é adulto. Por isso, o recomendado é que o processo de adestramento de cães aconteça o quanto antes, ainda nos primeiros meses de vida do animal.
Como os doguinhos precisam ficar junto da mãe e dos outros filhotes até completar 2 meses, assim que ele for levado para sua nova casa os treinamentos já podem começar. É importante ter em mente que tudo é novidade para o cachorro nesse momento, portanto esse é o momento certo de ensinar o que é certo ou errado para ele.
Passo 2: Estabelecer uma rotina é importante para saber como adestrar um cachorro de 3 meses
Adestrar cachorro filhote não é tão difícil se o doguinho já tiver uma rotina bem definida. Por isso, é importante que o tutor estabeleça o horário certo para o cachorro passear, brincar, dormir, comer e fazer as necessidades. Entender os hábitos do animal facilita bastante o processo de adestramento, já que é possível “prever” algumas atitudes antes que elas aconteçam, como a hora de fazer xixi e cocô. Além disso, fica mais fácil escolher o melhor momento para os treinamentos.
Passo 3: Para adestrar cachorro filhote, ensine coisas básicas como onde fazer xixi e cocô, sentar e dar a pata
Os filhotes ainda estão aprendendo tudo sobre o mundo. Por isso, uma das partes mais importantes de como adestrar um cachorro filhote de 3 meses (ou mais) é ensinar o pet a fazer as necessidades no lugar certo. Além disso, você pode optar por ensinar comandos básicos de adestramento que costumam ser mais fáceis de aprender. Algumas possibilidades interessantes, por exemplo, são ensinar o cachorro a sentar, dar a pata e deitar.
Passo 4: Quando o cão cometer algum erro, evite corrigir com castigos e punições
Chamar a atenção do animal faz parte do processo de como adestrar um cachorro filhote, pois ele dificilmente aprenderá de primeira e deve cometer alguns erros no caminho. No entanto, o jeito como o tutor corrige o comportamento do animal faz diferença no aprendizado. É importante ensinar o “não” para cachorro quando ele fizer algo errado, mas nunca punir ou castigar o cachorro (principalmente fisicamente). Isso gera uma associação negativa, que pode traumatizar o animal e até mesmo deixá-lo reativo.
Passo 5: A melhor forma de como adestrar um cachorro filhote é com reforços positivos
Por último, mas não menos importante, não deixe de recompensar seu amiguinho quando ele fizer algo certo! Os reforços positivos são super bem-vindos para adestrar cachorro filhote e adulto, fazendo com que o cãozinho se sinta estimulado a repetir o bom comportamento. Você pode fazer isso dando o petisco preferido do animal nessas horas e usando outras estratégias, como elogiar e fazer bastante carinho no cachorro.
Redação: Juliana Melo
Edição: Mariana Fernandes