Pastor-de-shetland, Sheltie, mini Collie… são muitos os apelidos dados a esse adorável cãozinho de origem escocesa. Muito gentil e protetor, ele costuma ser confundido com o Lassie e o Border Collie. Mas apesar das três raças serem cães de pastoreio, o Sheltie tem características que o tornam único. A raça carrega uma herança dos tempos em que o cachorro Pastor-de-shetland tinha nas fazendas a função de afastar os pássaros das ovelhas: hoje em dia esse cãozinho ainda se sente atraído a perseguir pombos e outras aves.
Para você conhecer melhor a raça de cachorro, separamos as principais informações e características da personalidade do Sheltie. Confira a seguir!
Pastor-de-shetland está entre os cães mais inteligentes do mundo
O Sheltie está entre as 10 raças de cachorro mais inteligentes do mundo, segundo os estudos do psicólogo norte-americano Stanley Coren, que analisou os comportamentos, inteligências e habilidades de diferentes raças e reuniu os resultados no livro “A Inteligência dos Cães” (The Intelligence of Dogs, em inglês). Essa inteligência faz da raça de cachorro Sheltie uma das mais fáceis de adestrar. De acordo com Stanley, a personalidade do cachorro se destaca pela obediência e habilidade para aprender diferentes truques.
Raça de cachorro Sheltie é um exímio cão de pastoreio
Dentre as diferentes formas de inteligência canina catalogadas pelo psicólogo Stanley Coren, o Pastor-de-shetland se destaca na instintiva, que é a habilidade natural do pet para caça e pastoreio. Os cães de trabalho de pastor têm algumas habilidades que se sobressaem, como a audição canina bem aguçada, forte instinto de proteção, obediência e agilidade. Todas essas características podem ser facilmente observadas no “mini Collie”.
Os cachorros de pastoreio, como o Pastor-de-shetland e Border Collie, costumam ser amorosos e fiéis aos seus tutores. Mesmo que não viva em uma fazenda pastoreando ovelhas, o Sheltie se destaca pela habilidade de aprendizado e habilidade para praticar esportes.
Pastor-de-shetland é brincalhão e cheio de energia
Sendo um cachorro de pastoreio e um dos mais inteligentes que existem, dá para imaginar que o Pastor-de-shetland tem energia de sobra, né?! É isso mesmo! A raça de cachorro médio precisa de estímulos físicos e cognitivos frequentes para dar conta dessa energia toda. Frisbee, agility canino, corrida e caminhadas em trilhas são algumas atividades que vão afastar o sedentarismo do Sheltie e deixá-lo sempre entretido - o que naturalmente afastará a ansiedade e estresse.
O Pastor-de-shetland também tem necessidades cognitivas (o que é de se esperar, já que estamos falando de um exemplo de cachorro inteligente). A raça precisa ter seus instintos e sentidos instigados, especialmente o faro e a audição. Além dos passeios, que permitirá que o Sheltie tenha contato com diferentes estímulos olfativos e auditivos, ensinar truques para o pet vai ajudar bastante nesse sentido.
Instinto protetor do Sheltie faz dele um cachorro reservado com estranhos
A socialização do cachorro Pastor-de-shetland é super importante nos primeiros meses de vida. O forte instinto protetor vai se aflorar na fase adulta, por isso a raça precisa se acostumar desde cedo a lidar com diferentes situações. O Sheltie costuma ser desconfiado com estranhos e pode latir bastante, já que estará sempre atento a tudo ao redor para proteger a família.
O comportamento de pastoreio também precisa ser trabalhado desde cedo, isso porque o Sheltie criando em centros urbanos pode sentir que deve pastorear outros seres vivos, inclusive crianças. O adestramento do cachorro e correção de atitudes inadequadas fará com que ele conviva melhor com todos!
Redação: Luana Lopes