A pata de gato é uma região muito exposta ao ambiente, então está sujeita a doenças e irritações com frequência. Se seu pet gosta de enterrar objetos, brincar na natureza e arranhar tudo que vê pela frente, ele pode ter reações alérgicas e inflamação nas patas e nas unhas com mais frequência. Ver o gato lambendo a pata várias vezes ao longo do dia pode ser um sinal de que algo não está certo e de que é hora de investigar. Para te ajudar a lidar com a situação, reunimos os principais tipos de alergia em gatos e outros quadros que afetam as patinhas dos felinos. Saiba mais!
Dermatite atópica em gatos é um quadro comum
A dermatite atópica felina é um tipo de alergia em gato que pode se manifestar em várias partes do corpo, incluindo as patas. De origem genética, ela é diagnosticada quando aparecem sintomas como feridas, vermelhidão, aspecto irritado na pele e alopecia (queda de pelo) no felino. Pododermatite é o nome dado ao problema quando acomete somente as patas, e ele pode ser agravado pelo contato com certos tipos de fungos e bactérias, além da predisposição genética a quadros alérgicos.
Tipos de alergia: pata de gato é uma região sensível a diferentes reações alérgicas
A alergia na pata de gatos pode ser causada por vários fatores, e cada pet vai ter sensibilidades diferentes. Uma possibilidade comum é a reação a alérgenos presentes no ar, como ácaros, pólen e certos tipos de fungos. Já a alergia alimentar é causada por itens ingeridos pelo felino, geralmente proteínas, que o corpo não está preparado para digerir. Reações a pulgas também são exemplos comuns de alergia em pata de gatos e podem provocar forte coceira no bichinho.
Problemas na unha do gato causam dor e irritação
As unhas do gato são uma parte muito importante das patas que ajudam no equilíbrio e na mobilidade, especialmente quando os felinos saltam ou escalam objetos. Retráteis, elas geralmente ficam escondidas e saem somente diante de estímulos que despertam o instinto de defesa ou proteção. No dia a dia, as unhas de gato podem inflamar se agarrarem em algum objeto ou se forem cortadas incorretamente, podendo até sangrar.
Esporotricose em gatos: feridas podem causar dor nas patinhas
A esporotricose felina é uma doença que provoca feridas nas patas no gato. Ela é contagiosa e provocada pelo fungo Sporothrix schenckii; geralmente, os felinos contraem a doença entrando em contato com itens contaminados, como vegetais, terra e pedaços de madeira. O resultado é o aparecimento de machucados, caroços e lesões que não cicatrizam, além de secreções, tosse, falta de ar e febre.
Como tratar alergia na pata de um gato e outras questões de saúde?
Para saber como tratar alergia na pata de um gato, o primeiro passo é visitar o veterinário. Ele é a pessoa ideal para indicar medicações orais ou tópicas que devem ser administradas por determinado período de tempo. A alergia em gato também pode melhorar mantendo o pet afastado do elemento que está causando a reação - seja um tipo de alimento, uma planta ou animal. Outras doenças na pata do gato podem exigir cuidados especiais, como o uso de um sabonete próprio para tratar a irritação ou até o enfaixamento da pata para evitar contato com áreas contaminadas. Por isso, a orientação de um profissional é indispensável.