O instinto caçador dos gatos sempre fala mais alto quando surge alguma pequena presa pela casa, como baratas, ratos e pássaros. Nessas horas, é bem capaz que o bichano fique super entretido e focado até conseguir colocar as ‘patas’ no seu alvo. Não se surpreenda, inclusive, se você receber um presentinho repentino — os gatos levam presentes para os donos como uma forma de demonstrar afeto, e, muitas vezes, esses ‘presentes’ são carcaças de presas.
O que poucos sabem é que existe um bichinho que parece inofensivo, mas que pode causar um problema enorme para a saúde do seu amigo de quatro patas se virar o alvo dele: a lagartixa, que causa a doença da lagartixa em gatos. Entenda quais problemas essa espécie de lagarto pode provocar!
Mesmo que pareça inofensiva, a lagartixa faz mal para gato
Até tem quem pense que o gato pode comer lagartixa sem sofrer consequências, mas a verdade é que a lagartixa é um dos bichinhos mais perigosos para a saúde felina. Se o pet ingerir a lagartixa durante a caça, ele corre o sério risco de ser infectado por uma patologia gravíssima que é conhecida popularmente como a doença da lagartixa em gatos. Embora seja pouco conhecida entre os tutores, é importante ficar alerta e entender os detalhes desse quadro, que pode até mesmo ser fatal para os pets.
Doença da lagartixa em gatos é chamada de platinosomose
O nome certo da doença da lagartixa é platinosomose felina, e ela é causada pelo parasita Platynosomum fastosum, que é um verme. Esse parasita tem um ciclo de vida que depende de três hospedeiros intermediários e um hospedeiro definitivo. O primeiro hospedeiro intermediário é o caracol da terra; o segundo pode ser tanto besouros quanto percevejos; enquanto o terceiro pode ser uma lagartixa, um sapo ou um lagarto. Já o hospedeiro definitivo é sempre o gato.
O que acontece quando o gato come lagartixa?
Quando o gato come lagartixa infectada, ele contrai a doença platinosomose que afeta principalmente os dutos biliares do animal e dá início a um novo ciclo de vida do parasita. O verme se aloja no organismo do animal até atingir a fase adulta, quando está pronto para liberar ovos. Esses ovos, por sua vez, são eliminados nas fezes do gato, amadurecem e penetram no caracol da terra, reiniciando todo o ciclo.
Sintomas da doença da lagartixa em gatos variam conforme a gravidade do problema
Há casos em que o problema simplesmente não se manifesta ou então apresenta sintomas mais gerais e inespecíficos, podendo ser confundida facilmente com outros quadros. Mas, normalmente quando falamos da doença da lagartixa em gatos, sintomas incluem perda de apetite, emagrecimento, apatia, anemia, diarreia e vômitos.
Dependendo da gravidade da doença, o parasita pode atingir o fígado do animal e causar problemas ainda mais graves, como inchaço do abdômen, aumento do volume do fígado, icterícia em gatos, cirrose e até morte.
Doença da lagartixa em gatos tem cura?
Se houver qualquer suspeita de doença da lagartixa, gato deve ser avaliado por um médico veterinário o quanto antes. Quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor será o prognóstico. Isso porque, apesar de ser um tipo de verme em gatos, a platinosomose é uma doença que precisa ser tratada com vermífugos para gatos específicos — não é qualquer um que funciona.
“Vermífugos comuns não são capazes de eliminar o parasita. Apesar de conterem o mesmo princípio ativo, a dosagem para o tratamento é bem mais alta, bem como a frequência de administração”, explica a médica veterinária Vanessa Zimbres, que é especialista em gatos. Além disso, a profissional alerta que a prescrição médica deve ser de acordo com o peso do paciente.
Meu gato comeu uma lagartixa: o que fazer de imediato?
Ao perceber que seu gato comeu uma lagartixa, a principal recomendação é procurar uma consulta veterinária de emergência. Essa é a melhor maneira de garantir que a doença não vai se desenvolver no organismo do animal, já que o profissional responsável deve entrar com medidas preventivas para evitar maiores problemas. É importante evitar também a automedicação, pois ao invés de ajudar, pode piorar a situação.