Saber diferenciar plantas tóxicas para gatos de plantas seguras para pets é fundamental, principalmente se você convive com um bichano em casa. Na primavera, estação do ano em que muitas flores desabrocham, alguns tutores podem se sentir tentados a decorar a casa com elementos naturais, mas é preciso ter cuidado com plantas venenosas para gatos.
Para não colocar a vida do seu pet em risco, o Patas da Casa reuniu 6 principais flores típicas da primavera que podem ser bem perigosas para os gatinhos. Veja abaixo e descubra como afastar gatos das plantas!
1) Lírio
O lírio é uma das flores típicas da primavera. Mas, embora seja lindo, o lírio é considerado uma das plantas tóxicas para gatos mais perigosas. Se os bichanos comerem um pedacinho dessa flor acidentalmente, podem acabar com sérios problemas no fígado e rins.
Como resultado, você pode ter um gato com diarreia, vomitando e com fortes dores abdominais. Em alguns casos, o contato com a planta, com o pólen ou com a água do vaso pode provocar até uma insuficiência renal. Por isso, é fundamental saber como afastar gatos dos vasos de plantas desse tipo!
2) Tulipa
Na primavera, as tulipas também florescem e chamam a atenção de muita gente. No entanto, quem tem um gatinho não pode ter esse tipo de planta de jeito nenhum! A ingestão dessa flor pode causar sintomas gastrointestinais (como um gato vomitando e com diarreia) e respiratórios, podendo evoluir até mesmo para uma insuficiência cardíaca.
3) Azaleia
Considerada uma das piores plantas tóxicas para gatos, a azaleia não pode chegar nem perto do seu bichano! Embora seja uma planta ornamental muito popular, em especial na primavera, as flores da azaleia contêm toxinas que podem atingir o sistema nervoso e cardiovascular dos pets.
Se o gato acidentalmente ingerir esta planta, os sintomas podem variar desde vômitos e diarreias até quadros mais graves, como perda de coordenação motora, convulsões e dificuldade respiratória, podendo ser fatal para esses animais.
4) Onze-horas
Apesar de não ser uma das plantas venenosas para gatos, a onze-horas pode representar um grande perigo para animais de estimação em geral. Isso porque essa plantinha, embora linda, não é tão inofensiva assim: a onze-horas contém micro-cristais nas folhas e flores que podem causar obstrução intestinal nos gatos e até perfurar a parede do estômago.
5) Rosa-do-deserto
Outra planta bastante nociva para a saúde do gato é a rosa-do-deserto. Essa plantinha tem uma beleza diferenciada e que floresce com frequência na primavera, mas que é potencialmente tóxica. A seiva dela contém um veneno que pode ser prejudicial para vários animais, inclusive o ser humano, podendo causar insuficiência respiratória.
6) Íris
Uma flor bastante bonita, mas que pode ser bem problemática para os pets, é a íris. O contato com essa planta pode causar sintomas diversos nos felinos, deixando o gato envenenado. Algumas manifestações típicas nesses casos são salivação, vômitos, letargia e dores abdominais. Por isso, essa é outra plantinha que deve ser mantida bem longe do seu amigo, especialmente na primavera.
Além das plantas tóxicas para gatos, veja quais plantas são seguras!
Saber como afastar gatos das plantas tóxicas pode ser um grande desafio. Por precaução, é melhor não arriscar e simplesmente não cultivar nada que possa prejudicar a saúde do seu amigo de quatro patas.
Mas não se preocupe! Se você tem vontade de deixar sua casa mais bonita e decorada com plantinhas naturais, basta apostar em variedades que são seguras para os felinos. Nesses casos, elas não oferecem nenhum risco para o pet, mas ainda assim você deve apostar em repelentes com cheiros que gatos não gostam — como o de frutas cítricas — para evitar a destruição das plantinhas.
Confira uma lista com plantas que não são tóxicas para gatos:
- Capuchinha
- Amor-perfeito
- Girassol
- Bromélia
- Lavanda
Vale lembrar que, além delas, também existem algumas plantas que gatos podem comer sem passar mal, como a camomila, o hortelã e o alecrim.