A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura para os felinos. Ela não só deixa os gatos super felizes, como também atende a um instinto natural: os bichanos adoram comer grama, o que ajuda na digestão e no funcionamento do intestino. Que tal plantar você mesmo um vasinho com essa grama especial para seus gatos? Com um ingrediente acessível que provavelmente você já tem na despensa, você pode cultivar uma grama nutritiva de forma fácil e rápida. E o melhor: ela cresce em pouco tempo, garantindo um pet mais saudável e feliz!
Esse é o ingrediente que você precisa para plantar uma grama para gatos super prática
Super fácil de encontrar, o milho de pipoca é o ingrediente principal desse passo a passo. Quase todo mundo tem um saco de milho na despensa, mas se você não tiver, um saquinho no supermercado custa por volta de R$6 e rende bastante. Colocar o milho na terra vai brotar uma grama de pipoca muito nutritiva e que pode ser ingerida pelos gatos (e eles adoram!) A grama de milho para gatos é rica em fibras que auxiliam na digestão, previne a constipação e as temidas bolas de pelos. Veja a seguir um passo a passo de como plantar!
Passo 1) Reúna todos os itens necessários para plantar a grama de gato
A grama de milho de pipoca é uma das mais simples de fazer e também a mais barata. Para prepará-la, você vai precisar ir atrás de alguns itens fundamentais. O primeiro deles é o milho de pipoca - cerca de 200 gramas já é o suficiente. Além disso, você vai precisar de um vaso de planta médio, onde será plantada a graminha. Também será necessário terra fértil e uma colher ou pá para manusear a terra e a água. Depois que você já tiver reunido todos os itens, despeje a terra dentro do vaso, mas reserve um pouco para ser jogada em cima do grão de milho.
2) Aplique água com um borrifador antes de plantar a grama de gato
Para plantar a graminha para gato ou qualquer outra plantinha, é claro que a água não pode faltar. Para que o solo tenha a umidade e temperatura necessária para a germinação, é importante molhar a terra antes de colocar as sementes. No entanto, é preciso tomar cuidado para não encharcar a terra, pois assim as sementes não vão ter um bom contato com o solo. Para que isso não aconteça, é recomendado utilizar um borrifador de água.
3) Despeje as sementes da grama de milho de pipoca
Depois de umedecer o solo, é hora de jogar as sementes na terra. O solo úmido vai facilitar a absorção dos nutrientes e o desenvolvimento da semente, pois a água ativa enzimas necessária para a germinação. Lembre-se de colocar uma quantidade proporcional à terra. Ou seja, não coloque milho demais para não atrapalhar o crescimento da graminha, nem de menos para que não fique uma grama sem volume.
4) Cubra as sementes com terra para germinar a grama de pipoca
Para que os grãos estejam totalmente em contato com o solo, despeje a terra que você reservou lá no início em cima das sementes que foram colocadas no vaso. Depois disso, aplique água uniformemente sobre a camada de terra, deixando ela bem úmida. A terra umedecida vai acelerar a germinação da grama de pipoca e o crescimento da plantinha.
5) Coloque o vaso de grama de milho de pipoca em uma janela bem iluminada
Para que a planta possa receber todos os nutrientes que precisa para o seu desenvolvimento, coloque a grama do gato em um local bem iluminado. A luz é fundamental para a realização da fotossíntese, processo realizado pelas plantas para produzir a energia necessária para o seu desenvolvimento. Quanto à rega, basta borrifar água no solo em dias alternados que já será o suficiente para a germinação. Depois de seguir esse passo a passo, você vai ter uma grama de milho para gatos perfeita e saudável para o seu bichano em menos de 1 semana.
Os gatos adoram essa graminha - e ela faz muito bem para a saúde!
Naturalmente, os gatos amam mastigar plantas, seja quando estão com algum desconforto ou para relaxar. Por isso a grama de gato feita com milho de pipoca é a opção ideal. Além de barata e fácil de cuidar, ela é totalmente segura para os pets. Você ainda vai deixar seu gato feliz ao presenteá-lo com essa graminha especial, já que ela estimula o felino, deixa ele mais entretido e longe do estresse.
Se você tem um gato, provavelmente já deve ter visto ele comendo grama quando está com diarreia ou passando mal. Isso acontece por uma razão, já que a ingestão da grama de gato ajuda os felinos no processo digestivo e na expulsão do que causou a sensação ruim. Por ser rica em fibras, a grama auxilia na digestão e na eliminação de bolas de pelo em gatos. O tricobezoar felino, como é clinicamente chamado, pode provocar obstrução intestinal e enjoo. Em casos de desconforto gastrointestinal, a grama de gato ainda ajuda o felino a regurgitar e aliviar o incômodo.