Alguns cachorros grandes não medem esforços para destruir todos os brinquedos que entram no seu campo de visão. Se um animal de estimação é um mastigador agressivo, o tutor provavelmente já cansou de presenteá-lo com brinquedos para cachorro de todos os modelos possíveis. Seja uma bola de futebol, um osso, um bichão de pelúcia ou uma corda aparentemente resistente, ele consegue destroçar a maioria dos novos pertences em questão de minutos.
Isso soa familiar? Pois saiba que você não está sozinho(a) nessa; há muitos tutores por aí que estão na missão de encontrar algo divertido, mas que seja capaz de resistir à primeira sessão de mastigação dos cães. Há quem recomende o pneu para cachorro, um recurso feito com materiais à prova de mandíbulas destrutivas. Mas será que esse brinquedo para cachorro grande é seguro? Saiba a resposta a seguir!
O pneu velho para cachorro morder é recomendado?
Os cães têm um certo fascínio por pneus. Não é à toa que as rodas dos carros são um dos “banheiros” preferidos dos cachorros – especialmente os machos, que levantam a patinha e marcam seu território. Também é comum encontrar um doguinho latindo e perseguindo um automóvel para poder “caçar” e morder o pneu. Portanto, não seria nada mal um cachorro conquistar o sonho do “pneu próprio”, certo?
À princípio, é possível, sim, oferecer um pneu para cachorro grande morder, desde que o tutor tome alguns cuidados. O revestimento de borracha só é seguro se o animal conseguir mantê-lo intacto após as mordidas, sem ingerir qualquer parte do produto. Caso contrário, o animal poderá vomitar muito e ficar com a saúde comprometida. Também vale lembrar que alguns tipos de pneus têm camadas internas com materiais rígidos e prejudiciais.
Por isso, é sempre importante ficar de olho nas brincadeiras do seu pet e inspecionar o estado do brinquedo, antes e depois de oferecê-lo. Limitar o tempo das mordidas também é uma forma de zelar pela segurança. Se você notar que o pneu está deixando o seu cão com um comportamento mais agressivo, suspenda a diversão imediatamente.
Brinquedo divertido imita um pneu de verdade
Se oferecer um pneu velho para o seu cachorro morder não é uma opção, saiba que há brinquedos específicos para cães que simulam um pneu de verdade, com ranhuras, sulcos e todos os detalhes do objeto original. Geralmente eles possuem uma estrutura com materiais extremamente duráveis, permitindo resistir até aos mais poderosos mastigadores. Alguns modelos são como os famosos brinquedos interativos para cachorro e permitem que a parede interna seja preenchida com petiscos.
Brinquedos recicláveis: faça um pêndulo de pneu para o seu cachorro morder
Fazer brinquedos com material reciclado, como garrafa pet ou outros itens que poderiam ir para o lixo, é uma forma de enriquecer o ambiente do seu animal de estimação e ainda economizar. O pneu é ideal para cachorros robustos, com grande força física, que precisam de brinquedos reciclados criativos e resistentes para poder gastar a energia. Veja como fazer um pneu mordedor para a sua ferinha:
Materiais necessários:
- 1 pneu de bicicleta ou de carrinho de mão (ou outro que você considere adequado para o tamanho da mordida do seu cachorro);
- 1 faca ou tesoura;
- 1 corda resistente.
Como fazer:
- Em primeiro lugar, faça furos com uma faca ou tesouro por todo o pneu. Isso evita que a água da chuva fique acumulada no interior;
- Depois, passe uma das extremidades da corda por dentro do pneu e amarre com nós bem firmes para evitar que se desfaçam com o impacto das mordidas;
- A outra extremidade da corda deve ser pendurada em um local que suporte o peso do seu cachorro, como um galho grosso de árvore ou uma viga. Finalize com uma sucessão de nós resistentes;
- Na hora de apresentar o seu cão à nova diversão, você pode preencher o interior do pneu com um pouco de ração ou petiscos para a brincadeira ficar ainda mais empolgante para ele.
Você tem outro pneu velho jogado no canto da sua casa? Que tal aprender como fazer uma cama de cachorro usando esse material? Esse DIY é mais indicado para cães de porte pequeno ou médio – a não ser que seja um pneu de trator, claro.
Redação: Guilherme Segal