Você já ouviu falar em sorvete para cachorro? A sobremesa é muito popular nas estações mais quentes e costuma servir como uma excelente forma dos humanos se refrescarem. O que nem todo mundo sabe é que cachorro sente calor (às vezes bastante) , mas será que pode dar sorvete para eles? É super normal dar gelo para cachorro nos dias mais quentes, mas as preparações geladas mais complexas precisam de atenção com os alimentos permitidos ou não. O Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber sobre sorvete, cachorro e petiscos gelados. Dá só uma olhada e descubra todas as respostas!
Cachorro pode comer sorvete?
O cachorro sente calor e vai manifestar isso com a respiração mais ofegante (uma estratégia para regular a temperatura do corpo), beber mais água ou mesmo buscar os lugares mais gelados da casa para deitar. Esse incômodo fica maior ainda na hora de sair de casa para passear com o cachorro. Afinal, será que dá para dividir aquele água de coco ou mesmo uma sobremesa comprada num sorveteria? A água de coco para cachorro é uma ótima forma de hidratar seu pet nos passeios, mas os sorvetes e picolés criados para humanos podem ser bem prejudiciais para a saúde desses animais. Por mais que o olhar de cão arrependido nos faça ficar com dó do cachorro , não é recomendado oferecer sorvete de humanos para cães.
A verdade é que o sorvete não é alimento tóxico para cachorro e não fará nenhum mal imediato caso ele tome uma pequena quantidade, a não ser que ele seja feito com ingredientes tóxicos como cacau e macadâmia. Apesar disso, o sorvete feito para humanos é rico em açúcares e gorduras e os tutores devem evitar oferecê-los para os cães.
Existe sorvete de cachorro?
A lista de alimentos proibidos para cachorro deve ser levada a sério, isso porque alguns ingredientes comuns à alimentação humana podem intoxicar o animal. Você já sabe que não é recomendado dar sorvete para cachorro, mas será que existem sorvetes específicos para cães? A resposta para essa pergunta é sim. O mercado pet tenta cada vez mais adaptar refeições comuns aos humanos para os pets com uma composição "liberada". Além disso, o tutor também pode fazer diversos petiscos para cachorro gelados à base de frutas que são permitidas na dieta do seu pet.
Apesar de não oferecer riscos para os cães, os tutores devem prestar atenção na quantidade de sorvete para cachorro que é oferecida. O ideal é que e só sejam servidas como petiscos. O sorvete de cachorro é para ser oferecido como um agrado em dias muito quentes e nunca deve substituir refeições..
Vale lembrar também, que existem outras opções e cuidados para ajudar o cachorro com calor a se refrescar. Estimular a ingestão de água e manter o cachorrinho em um local fresco são as principais medidas para aliviar o calor. Não se esqueça de evitar os horários de sol intenso para passear e optar sempre por atividades físicas mais moderadas.
Como fazer sorvete para cachorro?
A opção de fazer uma receita de sorvete 100% natural e à base de frutas e outros ingredientes para seu pet é o jeito mais prático e seguro. Existem diversas dicas para isso e o melhor de tudo é que você terá certeza que todos os ingredientes serão fresquinhos, saudáveis e naturais. A única preocupação é pesquisar quais são as frutas liberadas para cães - lembre-se também de não utilizar leites, gorduras, açúcar e temperos. Veja abaixo algumas receitas de sorvete para cachorro que separamos:
- Sorvete para cachorro de frango: essa dica é super prática. Basta cozinhar meio quilo de frango com um litro de água por cerca de 20 minutos. Depois disso, coe o caldo e deixe na geladeira por uma hora. Após esse tempo, retire a gordura da superfície com uma colher e despeje o conteúdo em forminhas de gelo. Quando o caldinho congelar, basta dar para o cãozinho.
- Sorvete de cachorro de banana: amasse uma banana e misture-a com iogurte natural sem açúcar e água. Despeje a mistura em formas de gelo e ofereça um cubinho por dia na época de muito calor.
- Sorvete de frutas: essa é a receita mais fácil de todas. Basta bater a fruta de sua escolha (sem sementes ou casca) com água em um liquidificador e deixar o conteúdo congelar em forminhas de picolé. Você pode fazer uma combinação com duas ou mais frutas para cachorro, como banana com morango.
Redação: Hyago Bandeira