Quem convive com cães no dia a dia já deve ter notado um detalhe curioso e peculiar da espécie: a pata de cachorro tem um cheirinho único e marcante que lembra até o cheiro de salgadinho industrializado. É como se eles tivessem uma espécie de chulé canino. Mas diferente dos humanos, em que o chulé é algo desagradável, nos cães o cheirinho confere até mesmo um charme extra ao cachorro.
Mas você já se perguntou porque a pata de cachorro tem esse cheirinho tão peculiar? Antes de tudo, saiba que esse odor é totalmente natural da espécie e não indica nenhum problema para a saúde canina. Mas para matar sua curiosidade, fomos atrás de respostas para entender os motivos por trás do "chulé" canino.
Por que a pata de cachorro tem cheiro de salgadinho?
A pata de cachorro tem um odor bem peculiar que é muito comparado com o aroma de um salgadinho de queijo, característica que normalmente é comparada ao chulé humano. Apesar de ser considerado normal, existe um explicações para isso: como as patas de cachorro estão sempre expostas ao chão, elas entram em contato direto com bactérias que desequilibram a flora que habita a pele do animal.
A umidade provocada pelas lambidas, somada a sujeira das patinhas, proporcionam um ambiente favorável para o desenvolvimento desses micro-organismos. Essas bactérias, principalmente das espécies Pseudomonas e Proteus, se alimentam da oleosidade natural da pele do animal e liberam compostos que exalam um cheiro bem parecido com o de produtos fermentados. É por isso que você consegue notar um cheirinho bem característico semelhante a de salgadinhos industrializados na pata de cachorro.
É normal um cachorro ter chulé?
O odor na pata de cachorro causado pelas bactérias que se proliferam na região pode ser uma questão que preocupa alguns tutores. No entanto, o cheiro de salgadinho não significa que o cão esteja com uma infecção, apesar da causa estar relacionada à bactérias. Se ele não apresentar nenhum outro sinal de anormalidade, como desconforto e irritação, é bem provável que o animal esteja bem e saudável.
O tutor deve ficar preocupado se encontrar feridas na pata de cachorro, inchaço ou se deparar com o cão mancando. Por isso, é importante ficar de olho no comportamento do animal para ter certeza de que ele não está incomodado com algo. Um cachorro lambendo a pata sem parar, por exemplo, pode estar com algum corpo estranho no local ou com algum machucadinho que esteja incomodando. Nesse caso, o recomendado é levar o cão para uma consulta com o médico veterinário para que seja avaliado o que está acontecendo e descobrir a melhor maneira de tratar o problema.
Como tirar mau cheiro das patas do cachorro?
É importante entender que esse cheirinho é algo normal da espécie, então o ideal é aceitar e conviver com ele. Mas se você é daqueles que se incomoda com o mau cheiro nas patas de cachorro, existem algumas formas de amenizar. A principal dica é saber como limpar a pata de cachorro do jeito correto. Afinal, se a pata não for higienizada corretamente, isso pode piorar a situação e até provocar algum tipo de alergia no animal.
Os tutores precisam ter cuidado com os produtos que vão passar na pata de cachorro para que eles não agridam a pele do cão nem influencie no desenvolvimento de alergias. Produtos como perfumes para cachorro, por exemplo, intensificam o risco de desenvolvimento de dermatites e alergias que provocam coceira e atrapalham a qualidade de vida do animal.
O melhor a se fazer é utilizar um lenço umedecido específico para cães, de preferência sem odor e sem álcool, depois do passeio. Você também pode lavar a pata de cachorro com água e sabão neutro, mas se optar por isso, é importante secar muito bem a região para evitar a proliferação de fungos.