Se você já viu um cachorro com medo de fogos, deve saber que essa é uma situação delicada e que requer muita atenção durante as festas de fim de ano. Como as queimas de fogos são comuns nessa época - especialmente no réveillon -, os tutores têm que se desdobrar para tentar manter a calma do animal. Mas você sabe o que deixa o cachorro com medo de fogos? Ou o que fazer com cachorros com medo de fogos?
Uma coisa é certa: é importante tentar entender o lado do animal e buscar estratégias para acalmá-lo. Para te ajudar a passar uma boa virada de ano com seu melhor aumigo, reunimos algumas dicas. Confira!
Cachorro com medo de fogos: por que isso acontece?
Os cães têm medo de fogos porque a audição canina é muito poderosa e capaz de captar frequências de até 40 mil Hz. É praticamente o dobro da capacidade humana, que identifica apenas frequências entre 16 e 20 mil Hz. Como a sensibilidade deles é muito maior, alguns barulhos - como os fogos de artifício - são capazes de incomodar bastante.
O som das explosões também costuma ser muito ameaçador para os animais porque despertam o medo do desconhecido. Afinal, é um som pouco comum na rotina dos cães, que eles não sabem de onde vem e nem para que servem, podendo deixá-los muito agitados.
Outra possibilidade é a relação com o passado: o cachorro com medo de fogos pode ser traumatizado com o barulho por causa de traumas, principalmente quando falamos de um cão que foi resgatado das ruas. É bom lembrar que o cachorro medroso sempre tem um bom motivo por trás daquele medo!
Amarração para cachorro com medo de fogos é uma estratégia eficaz
Já ouviu falar no Tellington Touch (ou truque do pano)? Trata-se de uma técnica de amarração para cachorro com medo de fogos que foi criada por Linda Tellington, uma canadense especialista em comportamento animal. O método é muito simples e consiste em amarrar um pano em volta do corpo do pet, deixando-o mais seguro e tranquilo.
Siga esses passos para aprender como acalmar o cachorro com medo de fogos com o Tellington Touch:
1) Posicione a faixa na altura do peito do cão em um movimento debaixo para cima.
2) Cruze as pontas da faixa no dorso e depois repita o cruzamento na parte da barriga.
3) Finalize com um nó próximo à coluna do cachorro com cuidado para não apertar muito.
Como acalmar cachorro com medo de fogos: outras dicas para pôr em prática
Para quem se pergunta o que fazer com cachorros com medo de fogos, o truque do pano não é a única solução. Existem outras formas de aprender como acalmar cachorro nessas situações. Uma delas, por exemplo, é acostumar o animal com o barulho dos estouros bem antes de eles acontecerem. O tutor pode colocar um vídeo de queima de fogos no YouTube em um volume baixo para o cão se familiarizar com o ruído, e aos poucos aumentar o som.
Outra opção é tentar desviar a atenção do cachorro com medo de fogos durante as queimas. É possível fazer isso brincando com o animal, disponibilizando um cantinho confortável para ele se sentir seguro e até mesmo colocando músicas para cachorro ouvir. Em casos muito extremos, a melhor forma de como acalmar o animal é buscando a ajuda de um veterinário, que poderá receitar florais e calmantes para cachorro.
Redação: Juliana Melo
Edição: Mariana Fernandes