Onde fazer carinho no cachorro não é lá uma dúvida muito comum. Os cães são criaturas sociáveis e não negam um agrado. Mas isso é só quando se sentem seguros para mostrar o seu melhor lado - até com desconhecidos! Normalmente, as costas é a região mais acariciada e eles aprovam. Só que ao contrário dos gatos, eles parecem ter uma preferência por um afago na barriguinha. Existe uma boa explicação para isso e os motivos vão desde confiança a sensibilidade ao toque na região. Ficou curioso? Depois que você descobrir mais sobre essa parte onde os cachorros gostam de carinho na barriga, nunca mais vai resistir a um pedido de afago.
Cachorro gosta de carinho na barriga devido a sensibilidade da região
A gente sabe que o cão abanando o rabo freneticamente é sinal de felicidade. Mas como é a postura do cachorro relaxado? Bom, o corpo dele fica mole e com o rabo balançando devagar, além de ficar com um semblante despreocupado (que parece até que está sorrindo!). E é dessa forma que eles ficam quando recebem carinho na barriga. Essa região que fica entre o tórax e a pelve é super sensível devido a pouca pelagem local. Só isso já aumenta a intensidade do contato durante a massagem. Mas tem outro detalhe: cachorro mostrando a barriga também é sinal de submissão e confiança. Então se ele permite o toque nessa área, quer dizer que confia em você! Então, onde cachorro gosta de carinho também leva em consideração o quanto ele se sente seguro com alguém.
Carinho no cachorro: além da barriga, pescoço é outra região favorita
Descobrir onde o cachorro gosta de carinho traz uma série de benefícios. Primeiro que durante essa troca é possível avaliar a saúde do cachorro. Por exemplo, ele pode indicar dor ou desconforto em alguma região afetada e o tutor consegue identificar nódulos e feridas no corpo. Além disso, esse também é um bom momento para identificar a presença de pulgas ou carrapatos.
Os cães amam receber carinho em toda a região inguinal dianteira, como atrás das orelhas, abaixo do queixo, pescoço e peito. Essas áreas são repletas de terminações nervosas que são estimuladas com uma boa carícia. Para garantir mais efeito, faça o mimo com as mãos abertas e em movimentos circulares. Outros benefícios da massagem diária é que ela aumenta os níveis de ocitocina (conhecido como o hormônio do amor), reduz o estresse e aproxima o dono do cachorro.
Cachorro pedindo carinho: veja como fazer do jeito certo e agradar o pet
O carinho na barriguinha do cachorro é um clássico. Porém, nem todos podem aprovar. Se percebeu que o animal ficou com o corpo tenso e rígido, é melhor parar. Esses são sinais de que ele não se sente confortável.
Seja um cão de rua ou o próprio doguinho, é muito importante sempre observar a postura dele e evitar regiões onde eles se sentem desconfortáveis. A cabeça, por exemplo, é uma zona proibida, pois também indica submissão. A cauda também deve ser evitada. Se possível, sempre faça aproximações lentas e se abaixe para ficar ainda mais próximo dele. Antes de tocar o cachorro, deixe que ele cheire o dorso da sua mão. Se ele permitir, avance com o carinho.
Com o seu cachorro, observe como ele reage aos toques e perceba o tipo de carinho favorito dele. Se ele retribuir com lambeijos, saiba que você acertou em cheio. Existem vários motivos de porque cachorros lambem o dono e pedir mais carinho, é um deles!
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes