Você já se perguntou por que os cachorros lambem os donos e o que esse comportamento significa? Todo mundo que convive com um cãozinho já deve ter recebido um dos famosos “lambeijos”, mesmo que de forma inesperada. A verdade é que não existe um único motivo porque cachorro lambe a gente, mas vários! É por isso que aprender a ler a linguagem canina é algo que faz toda a diferença para entender o que o seu amiguinho quer dizer.
Por isso, se você já se perguntou “por que meu cachorro me lambe tanto”, chegou a hora de ter as respostas! O Patas da Casa foi atrás de explicações por trás do hábito, e descobriu bastante coisa. Confira abaixo!
Por que cachorro lambe o dono (e outras pessoas)?
1) Demonstração de afeto
Esse é o motivo mais óbvio porque o cachorro lambe a gente, e é a mais pura verdade. Apesar de não saberem falar a nossa língua, os cães demonstram o que sentem com pequenas atitudes do dia a dia, e as lambidas fazem parte da linguagem corporal canina. Por isso é tão comum que, ao chegar em casa depois de um dia de trabalho, seu doguinho te receba na porta com pulos e lambeijos: significa que ele está muito feliz em te ver e sentiu sua falta.
2) Para colher informações
Por meio das lambidas, os cachorros conseguem aprender muito sobre a gente. Eles decifram por onde nós andamos, com quem estivemos e até mesmo como está o nosso humor. Sim, isso tudo com o poder da língua! Tanto que, quando chega uma pessoa nova na nossa casa, os cães instintivamente costumam lamber suas mãos. Além do mais, eles apreciam o gosto “salgadinho” do nosso suor, então essa é uma forma bem agradável de eles conhecerem melhor a gente.
3) Para chamar a atenção
Outro motivo porque os cachorros lambem as pessoas é simplesmente para ter a atenção voltada para eles - seja porque eles querem receber carinho, ou por um motivo mais específico. Ou seja, nesses casos, saber o que significa quando o cachorro te lambe vai depender das circunstâncias. Às vezes o pote de ração está vazio, e ele está com fome. Outras vezes, a demora para passear com o cachorro pode deixá-lo ansioso. Também pode ser um simples sinal de carência.
4) Uma forma de submissão
Existem cachorros dominantes e submissos. Um comportamento típico de submissão é quando os cachorros lambem o pé dos donos, em sinal de respeito e admiração. Esse tipo de atitude pode ser lida como um “agradecimento” do animal por seu líder e por pertencer àquele lugar.
Por que os cachorros lambem uns aos outros?
Além de entender por que o cachorro lambe as pessoas, você já deve ter percebido que esses animais também têm o hábito de lamber uns aos outros. Mas por que eles fazem isso? Geralmente, esse é um tipo de afeto trocado entre os cães de uma mesma matilha. Não é à toa que é muito comum encontrarmos as fêmeas lambendo os filhotes como uma forma de carinho e de cuidado. Isso também ajuda a marcar o cheirinho da mãe neles, sinalizando quem são os seus filhotes.
Mas também há uma outra resposta que é diferente da que foi dada acima: dentro da boca dos cães existe um órgão que auxilia na respiração canina, chamado de “vomeronasal”. Uma de suas funções é identificar a presença de feromônios. Isso possibilita a atração de presas, como também ajuda a detectar cadelas no cio que estão aptas para a reprodução.
Lambidas em excesso precisam de atenção
Agora que você já sabe os principais motivos porque os cachorros lambem - tanto pessoas, quanto outros animais e objetos -, deve estar se perguntando se, em algum momento, o comportamento é sinônimo de preocupação. A resposta é sim. Claro que isso não quer dizer que, se um cachorro é naturalmente mais “beijoqueiro”, os lambeijos excessivos nem sempre indicam algum problema. Mas, por outro lado, quando se trata de um cão que não tem tanto esse hábito e de uma hora para outra passou a lamber excessivamente seus donos, a si próprio ou outros objetos da casa, é bom avaliar o que está acontecendo.
Às vezes pequenas mudanças na rotina, como a chegada de um bebê na família ou uma troca de casa, podem deixar o cachorro ansioso. Como “resposta”, é possível perceber alterações no seu comportamento, e as lambidas frequentes estão incluídas nisso - principalmente quando o cachorro lambe a pata sem parar.
Redação: Juliana Melo