Você já se perguntou se pode dar banho em gato? Essa é uma dúvida que pode ser comum entre os pais de pet de primeira viagem. Afinal, todo mundo sabe que dar banho em cães é um cuidado básico importante com a rotina desses peludos, e isso pode fazer com que muitas pessoas acreditem que o banho em gato também é necessário.
Para entender melhor quando se pode dar banho em gato e os principais cuidados nessas horas, reunimos algumas informações que todo tutor precisa saber. Confira a seguir!
Afinal, pode dar banho em gato?
No geral, não se pode dar banho em gato, a não ser que haja uma recomendação médica para isso. Mas, se o assunto for higiene ou estética, saiba que o seu gatinho não precisa de banho - ele é capaz de cuidar muito bem da própria higiene sozinho.
A língua do gato é repleta de papilas filiformes, estruturas pontiagudas que parecem bastante com uma espécie de gancho. Elas são compostas de queratina e por isso têm uma textura bem áspera. Isso auxilia na autolimpeza felina e faz com que os bichanos consigam se limpar com muita eficiência, removendo pelos mortos e impurezas, além de desembaraçar os fios.
Sabendo desses detalhes, não existe a menor necessidade de dar banho em gato se ele estiver saudável. Na verdade, vários bichanos detestam o contato com água e podem ficar super estressados se forem forçados a isso. Então, se não houver nenhuma indicação veterinária, não pode dar banho em gato.
Em que casos o banho em gato pode ser recomendado?
Há certas situações em que pode dar banho em gato sim, principalmente se fizer parte de algum tratamento indicado por um médico veterinário. Isso porque certos problemas dermatológicos, como dermatites alérgicas, fungos e infestação de pulgas ou carrapatos, costumam precisar de banhos terapêuticos com produtos específicos. Nesses casos, também pode dar banho em gato filhote com orientação médica.
Além desses cenários, se o gatinho se sujar com alguma substância potencialmente tóxica - como produtos de limpeza -, os banhos também se tornam necessários. Afinal, você não vai querer ter um gato envenenado em casa, né? Portanto, para evitar que o bichano ingira produtos tóxicos durante a autolimpeza, é bom dar um banho nele!
Alguns cuidados são necessários na hora de dar banho em gato
Como esse é um momento que pode ser muito estressante para os felinos, é importante saber como dar banho em um gato do jeito certo. Por isso, fique de olho nas dicas abaixo:
- Brinque bastante com o seu amigo antes de dar banho em gato. Assim, ele vai estar cansado e, consequentemente, mais relaxado na hora do banho, com menos chances de estresse.
- Use uma banheira ou uma bacia grande para dar banho, e verifique sempre a temperatura da água. O ideal é que ela esteja morninha - nem muito quente, nem muito fria - para ser menos incômoda para os pets.
- Coloque um algodão no ouvido do gato para evitar que a água entre nos ouvidos. Além disso, é bom que o banho aconteça do pescoço para baixo, com a água sendo sempre jogada no sentido do crescimento dos pelos.
- Use shampoos para gatos e outros produtos que tenham o mínimo de cheiro para não incomodar o olfato felino. Muitos gatinhos sentem como se estivessem ‘sujos’ depois do banho, porque isso tira o cheiro natural dos pets.
- Recompense o gatinho durante todo o processo! Os petiscos para gatos são grandes aliados nessas horas, fazendo com que os bichanos se sintam mais receptivos e menos irritados. Você também pode levar o brinquedo preferido do seu gato para acompanhá-lo durante o banho.
Vale lembrar que, além de saber como dar banho em gato sem estressar seu pet com a água, você ainda pode apostar em outras alternativas menos inconvenientes, como o banho a seco. Em caso de dúvidas, consulte um veterinário de confiança para saber qual é a melhor opção para o seu animal de estimação.