Você sabia que dar banho em gato é altamente contraindicado pelos especialistas? Os bichanos costumam ser eficientes na hora da autolimpeza e existem pouquíssimas situações em que esse tipo de cuidado é necessário. Por isso, é importante que o tutor saiba exatamente quando pode dar banho em gato ou não.
Para entender melhor quais são as recomendações do banho em felinos e como fazer isso do jeito certo, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Vanessa Zimbres, que é especialista em gatos.
Por que o banho em gatos não costuma ser indicado?
O banho pode deixar o gato estressado, e esse estresse todo é bastante desnecessário, uma vez que esses animais são totalmente capazes de cuidar da própria higiene. Conforme a dra. Vanessa explica, os bichanos veem o banho como se fosse uma forma de sujá-los, e não de limpá-los. Por isso, dar banho ‘forçado’ por pura estética nunca é uma boa ideia.
“Após o banho em gato, ele vai tomar um próprio banho para retirar qualquer cheiro que não lhe pertence. Além disso, essa auto higiene faz com que ele engula mais pelos que habitualmente engole nos seus pequenos banhos diários. Isso faz acumular mais pelos no estômago, predispondo a gastrite ou vômitos de bolas de pelos”, alerta.
Em que casos o banho em gato é permitido?
De acordo com a médica veterinária, são raras as situações em que os gatos precisam ou podem se beneficiar de banhos. Geralmente, pode dar banho em gato somente em casos de:
- Dermatites alérgicas
- Fungos
- Grandes infestações de pulgas
- Remoção de resíduos e/ou produtos tóxicos
No caso das dermatites alérgicas e presença de fungos, por exemplo, o banho em gato é necessário porque parte do tratamento envolve a administração de shampoos específicos para as doenças dermatológicas.
Já no caso de pulgas de gato, a especialista revela que o uso de shampoos anti-pulgas raramente é eficaz, mas pode ser indicado se houver grandes infestações. “Após o combate dos insetos com produtos sistêmicos específicos, o banho pode ser indicado com o objetivo de retirar a matéria fecal que pode conter bactérias causadoras de doenças, tanto nos gatos quanto em pessoas.”
Vanessa ainda destaca que, após o banho em gato com shampoos específicos, o uso de antipulgas deve ser feito de forma preventiva para evitar a necessidade de outros banhos no pet. “Uma outra situação onde o banho é indicado seria quando é preciso retirar algum resíduo dos pelos ou algo que possa ser tóxico ao gato se ingerido”, finaliza.
Pode dar banho em gato com caspa e/ou com pelos longos?
“Ao contrário do que se pensa, em gatinhos que têm a mobilidade prejudicada devido a idade ou obesidade que acumulam “caspa” em determinadas regiões, ou em gatos de pelos longos que podem formar nós, os banhos também não são indicados e sim uma maior frequência de escovação”, explica Vanessa.
A médica veterinária ainda acrescenta que os banhos não resolvem os problemas dos nós e nem do acúmulo de sujidades e descamação. Na verdade, a escovação dos pelos tem a mesma função da higienização que o gato faz ao se lamber. “Esse acúmulo de descamação é por má higienização e não por uma doença dermatológica.”
Pode dar banho em gato filhote?
Se o gato filhote estiver com alguma doença dermatológica, infestação de pulgas ou sujo com algum resíduo, pode dar banho no pet. No entanto, conforme a especialista orienta, é importante se atentar à temperatura da água e à secagem do animal após o banho.
A explicação, segundo a profissional, é que o correto secamento dos pelos do gato evita que caia a temperatura corporal do pet, situação que poderia predispor à queda da imunidade e, consequentemente, desenvolvimento de doenças.
Como dar banho em gato do jeito certo?
Essa é uma dúvida que pode surgir nos casos em que o banho nos gatos se torna necessário. Sobre o assunto, a dra. Vanessa relembra que o olfato felino é extremamente sensível, e gatos saudáveis não têm cheiro. Portanto, para dar banho em gato é importante que os produtos usados tenham o mínimo de cheiros.
“Se pensarmos como o gato, qualquer cheiro que não seja dele, ou qualquer substância que retire o seu cheiro natural, para ele, significa que ele esta “sujo”. É por isso que todos os gatos, após o banho, tomam seu próprio banho se lambendo.”