Vídeo de gatos e pepinos sempre levantam muitas questões na internet. Por um lado, pode ser engraçado ver o bichano pulando assim que vê o legume na sua frente e, por isso, tantos conteúdos que mostram essa situação viralizam na web. Porém, muita gente se pergunta por que o gato tem medo de pepino. Entenda de uma vez por todas o que causa esse comportamento!
Gatos e pepinos: o que os bichanos entendem quando veem o alimento?
Para entender por que os gatos pulam quando veem um pepino, é preciso entender o que o pet enxerga quando vê o legume na sua frente. Lembre-se que os gatos são animais com um instinto caçador bem forte. Por esse motivo, é normal que eles usem a técnica de chilrear para atrair pequenos animais para caça, que nada mais é que a habilidade de imitar o som das presas., Antes da domesticação, os bichanos estavam acostumados a caçar presas e esse instinto ainda se manifesta nos dias de hoje. Por isso, eles estão sempre alertas para possíveis perigos. Mas onde o pepino entra nisso?
O pepino é um alimento de formato verde e bem alongado. Por isso, pode ser confundido com algum predador peçonhento, como uma cobra. Assim, quando o bichano não está bem alerta, o pepino acaba dando um verdadeiro susto. Por isso, se você se pergunta qual o legume que o gato tem medo nos vídeos em que ele aparece nervoso, é o pepino. A aparência do pepino pode realmente deixar o animal assustado quando pego desprevenido.
Por que os gatos pulam quando veem um pepino? Entenda o comportamento
Os gatos pulam quando veem o pepino como uma reação natural ao susto. Quando o pepino é jogado do nada em sua direção, o bichano naturalmente assume uma postura de alerta. Normalmente, esses vídeos que viralizam na web são gravados em um momento em que o pet está relaxado, como na hora de se alimentar. Assim, o susto é ainda maior, já que o animal não estava esperando. Isso explica por que gato tem medo de pepino: é como se ele se sentisse ameaçado em um momento que deveria ser de relaxamento.
Gato tem medo de pepino e é por isso que esse tipo de brincadeira não é indicado
O gato tem medo de pepino e colocar o legume próximo a ele, especialmente em momentos vulneráveis, pode ser bem prejudicial. Por mais que pareça engraçado, alguns pets podem tomar um susto tão grande a ponto de ficarem traumatizados. Nos gatinhos filhotes, esse trauma pode se estender ao longo de toda vida. O gato com medo de pepino após um trauma pode se tornar mais arisco com o tutor e até mesmo se recusar a comer, pois perde a confiança de que aquele é um momento seguro e começa a ficar alerta quando deveria apenas se alimentar.
Tenho um gato com medo de pepino: o que fazer?
Depois de entender por que gato tem medo de pepino, é mais fácil entender o que fazer se o seu pet apresenta esse comportamento: primeiro, não use o pepino como brinquedo. Por mais que seja divertido, existem muitas outras formas saudáveis de se divertir com o seu bichano que não incluem dar susto nele. A varinha para gatos, brinquedos de dar corda e tantas outras atividades interativas são muito mais eficazes e divertidas para o seu pet.
Se você tem um gato com medo de pepino por causa de traumas anteriores e isso tem atrapalhado o comportamento dele, é importante conversar com um especialista. Ele vai entender o que pode ser feito para tratar esse trauma e garantir que o bichano não deixe esse temor atrapalhar sua rotina e saúde.
Gatos e pepinos: o pet pode comer esse legume?
Uma grande controvérsia é que, apesar de que o gato tem medo de pepino, esse alimento pode ser bem nutritivo e saboroso para ele. Sim, gato pode comer pepino sem problemas! O legume é rico em vitamina K, potássio, cobre e manganês. Além disso, é um alimento com uma alta porcentagem de água em sua composição, o que é interessante já que os gatos não bebem muita água.
As versões em conserva ou preparadas com outros temperos jamais podem ser oferecidas, pois podem irritar o trato digestivo do animal e deixar o gato vomitando. Porém, em seu estado natural e higienizado é uma ótima fonte de nutrientes. Porém, apesar de saudável, a relação entre gatos e pepinos não é a melhor, então é bem difícil que o bichano se interesse por esse alimento.