O “banho de gato” é uma expressão popular muito utilizada pelos humanos para se referir àqueles banhos rápidos do dia a dia. Mas o que isso tem a ver com os felinos? Absolutamente tudo! Diferente dos cachorros, os felinos não precisam tomar banho com água e sabão. Eles já realizam sua própria limpeza com o auxílio da língua. Mas entre os gateiros existe uma dúvida universal: por que os gatos não fedem igual aos cachorros? Para te ajudar a resolver esse mistério, o Patas trouxe algumas informações sobre a higiene felina!
Porque os gatos são tão cheirosos?
Só quem já teve a oportunidade de cheirar um gatinho sabe como eles são cheirosos. Pode parecer um pouco contraditório, mas se o banho em gato convencional não é comum, porque os gatos são tão cheirosos? Embora os felinos não tomem banho regularmente como os cachorros, os gatos são animais extremamente higiênicos. Eles usam a língua de gato para realizarem sua autolimpeza e passam quase metade do dia fazendo isso, cerca de 30% a 50% do tempo se lambendo.
Já os cachorros, por outro lado, geralmente ficam com aquele cheirinho desagradável quando passam um tempo sem tomar banho. Isso acontece porque o excesso de sujeiras no pelo do cachorro favorece a proliferação de microorganismos que provocam o mau cheiro. Como a anatomia do cachorro é bem diferente da dos felinos, eles não conseguem eliminar esses microrganismos com a língua. Pelo contrário, as lambidas dos cachorros favorecem a proliferação de fungos que vão deixar o peludo com um cheirinho pior ainda.
A anatomia da língua do gato ajuda na limpeza do animal
Você já deve ter reparado que a língua de gato possui uma textura áspera, semelhante a textura de uma lixa. Isso acontece porque os felinos possuem em sua língua pequenas estruturas - chamadas de papilas filiformes - que parecem até pequenos espinhos. São esses espinhos que “espetam” a sujeira presente no pelo do gato, contribuindo para a autolimpeza felina.
As papilas possuem uma característica muito importante para o banho de gato: elas contém cavidades ocas no interior que retém a saliva do gato, que é liberada durante as lambidas e auxiliam na limpeza e na retirada de microorganismos presos na pelagem. A saliva deles contém enzimas que ajudam a decompor os óleos e as gorduras da pele do felino, removendo sujeira e odor. Ou seja, os microorganismos não se proliferam, impedindo que o felino fique com aquele cheiro de gato ruim e incômodo.
Banhos de gato viram meme meme na internet
Durante a autolimpeza felina, os gatinhos encenam poses super engraçadas e dignas de um bom registro. Inclusive, tem gatinho que se empenha tanto durante as lambidas, que parece até que está praticando um “yoga felino”. Por isso, o que não falta na internet são memes de gatos engraçados e fofinhos se lambendo.
O Dieguinho é um gato laranja com branco que compartilha vários vídeos no perfil do tiktok. Em um deles, o pet influencer aparece lambendo as patinhas e o corpo, como diariamente faz. Contudo, para dar um toque especial à cena, o vídeo foi postado em câmera lenta e com a trilha sonora de “Careless Whisper”, uma música romântica que deu todo charme para as lambidas sensuais do felino. Veja o vídeo:
@dieguinho_toktik #gato #kitty #cat #gatinho #funny #sensualizando #banhodegato ♬ Careless Whisper - George Michael
Cheiro de gato ruim: o que pode ser?
Não é comum um gatinho apresentar mau cheiro. Geralmente, essa característica indica algum problema na saúde do gato e deve servir de alerta para os tutores. Lembre-se que o banho em gato não é nada recomendado por especialistas, apenas em casos muito específicos e com aval do veterinário. Algumas das principais causas de mau cheiro no corpo do gato são:
- Infecções
- Bactérias e fungos
- Problemas digestivos
Se o seu gatinho estiver com um cheiro fora do normal, a avaliação de um médico veterinário pode ser necessária.