Os gatos siameses, queridinhos entre os gateiros, são conhecidos e amados por sua personalidade super tranquila, amigável e dócil. Não é à toa que eles foram eleitos uma das melhores raças de gatos para crianças, né? Mas embora sua personalidade encantadora seja a responsável pela fama desses gatinhos, o que rouba a cena mesmo é a cor da pelagem do gato Siamês e do Sialata, a versão Sem Raça Definida (SRD) que possui características semelhantes ao original. A coloração do corpo desses gatinhos pode variar entre branca, bege ou cinza, mas o que chama a atenção mesmo é a cor escura das extremidades do bichano, que se destaca pelos tons de preto e marrom. Mas você já se perguntou por que o gato Siamês tem as orelhas, patinhas, focinho e rabo mais escuro que o restante do corpo? O Patas da Casa vai te contar o porquê dessa característica tão notável da raça de gatos. Confira!
O gato Siamês filhote já nasce com a pelagem definitiva?
O gato Siamês filhote nasce com os pelos do corpo todos brancos ou num tom de cinza ou bege bem clarinho, mas a mágica começa a acontecer aproximadamente no quinto mês de vida do animal, momento em que a cor da pelagem das extremidades desse bichano começa a escurecer e continua escurecendo até eles completarem um ano de vida, se tornando permanente.
Por que os gatos siameses têm partes do corpos mais escuras?
O gato Siamês muda de cor na transição de filhote para adulto. A troca da cor acontece por questões genéticas da raça e não é uma característica exclusiva desses felinos, já que gatos da raça Khao Manee e Himalia também passam por esse processo. O escurecimento das extremidades do gato siamês ocorre devido a presença de uma enzima chamada de tirosinase que desempenha um papel fundamental na biossíntese da melanina, pigmento responsável pela coloração do animal. Mas por que isso só acontece quando o gato vai se tornando adulto?
A mudança da coloração dos pelos de gato ocorre principalmente sob influência da temperatura corporal do bichano. Isso porque a enzima tirosinase fica inativada acima de 34° C, ou seja, ela é sensível ao calor, e quando os siameses são filhotinhos e estão dentro da barriga mãe, a temperatura quentinha do útero da mãe mantém a pelagem clara do animal. Podemos até dizer que as gatas Siamesas são verdadeiros forninhos para esses bebês siameses, né?.
Porém, como a média normal de temperatura do gatinho varia entre 38°C e 39°, quando ocorre o nascimento do gato filhote a temperatura corporal do bichano sobe consideravelmente, e as partes mais frias do corpo, como os focinhos, as orelhas e patinhas, produzem mais melanina, adquirindo uma tonalidade mais escura devido a ativação da enzima.
Coloração do Siamês Red Point e Sialata gato
Para entender como o gato Sialata e o Siamês red point possuem as mesmas características do Siamês, corpo mais claro e extremidades escuras, é preciso ter em mente que a enzima tirosinase não está presente apenas no gato Siamês puro. Ela está presente em todos os gatos e também em outros mamíferos, como os cachorros.
A principal diferença entre o Siamês e gatos de outra raça está na distribuição e expressão dessa enzima no corpo do animal. Tanto os Siameses quanto o gato Siamês Red Point e o Sialata possuem em comum uma variação genética que faz com que a tirosinase só seja ativada em temperaturas mais frias. Por outro lado, em outras raças de gato a enzima é ativada em temperaturas normais do corpo, o que explica a coloração uniforme do corpo.
A coloração do Sialata, gato Siamês e outras raças com essa característica também pode ser afetada por fatores como a alimentação, a idade e a saúde do animal. Para manter uma pelagem saudável e bonita, é importante investir em uma ração para gatos de qualidade, uma rotina de escovação e visitas regulares ao veterinário.