Se você já se surpreendeu em diferentes momentos do dia (e até durante a noite de sono) com a pata do gato no rosto, já deve ter se perguntado o porquê disso. Assim como o gato amassando pãozinho, tocar o rosto do dono com a pata pode ter uma série de significados diferentes para o seu felino. Para descobrir “por que meu gato coloca a pata no meu rosto”, você precisa conhecer a personalidade do animal e, também, analisar o momento em que isso acontece.
Pensando em te ajudar, o Patas da Casa juntou numa lista 8 possíveis motivos para isso acontecer. Confira e entenda por que os gatos colocam a pata no nosso rosto!
1) Pata do gato no rosto pode ser sinal de carinho e afeto
Ao contrário do que muita gente pensa, os gatos podem ser, sim, carinhosos e amáveis, principalmente com os tutores. Por isso, uma das possibilidades para o hábito de colocar a pata no seu rosto é justamente uma demonstração de carinho por parte do seu bichano. Essa também pode ser uma razão porque o gato lambe o rosto do dono. Se as duas ações forem combinadas, você tem um veredito: seu gatinho te ama!
2) Quando está carente, o gato pode querer tocar o rosto do dono
Dependendo da personalidade do seu gato e do dia a dia da sua casa, ele pode acabar ficando carente e, como resultado, você tem um gato pedindo carinho toda hora. A dependência extrema pode não ser muito benéfica para o animal, que tenta ter a atenção do tutor o tempo todo. Por isso, esta também pode ser uma justificativa para ter a pata de gato no rosto.
3) Ao mesmo tempo, a pata do gato no rosto do dono também pode indicar que ele precisa de espaço
Mesmo que seja carinhoso e apegado ao tutor, é bem possível que qualquer gatinho precise de um tempo sem companhias de vez em quando. Se este for o momento que você escolher para interagir com o felino, ele vai tentar te afastar de alguma forma. Dar um “empurrão” no seu rosto com as patas pode ser a forma que ele encontrou de fazer isso!
4) Se o gato quiser chamar a sua atenção, ele vai fazer o que estiver ao alcance, inclusive passar a pata no seu rosto
Às vezes, quando você se pergunta “por que meu gato coloca a pata no meu rosto?”, o motivo pode ser bem mais simples do que parece: ele quer que você preste atenção em alguma coisa. Nesse caso, vale analisar o que ele faz antes ou depois de tocar o seu rosto: se ele caminhar até um lugar e parar, por exemplo, é possível que ele queira te mostrar algo.
5) Tocar no seu rosto pode ser uma forma que o seu gatinho tem de te chamar para brincar
Os animais que são mais sociáveis e gostam de interagir de uma forma mais divertida com os tutores podem usar o toquinho das patas de gato no rosto como um convite para a brincadeira e até jogo para gatos. Mais uma vez, vale prestar atenção na forma como ele está agindo e interpretar as intenções dele a partir disso. Ao conhecer a personalidade do animal, entender esse tipo de comportamento de gato fica mais simples do que parece.
6) Num ambiente com mais animais, tocar o rosto do tutor com as patas pode ser um sinal de demarcação de território
Os gatos são animais territoriais, que gostam de estabelecer dominância sobre o que é deles. Neste caso, o sentimento de posse é sobre você! Passando as patinhas no seu rosto, eles espalham o próprio cheiro, passando a mensagem de que você tem dono. Esse comportamento é bem comum em casas com outros gatos, cachorros e, até mesmo, outros animais, já que esta é uma situação em que eles sentem mais necessidade de estabelecer o próprio espaço. Ou seja, é simplesmente um gato marcando território!
7) Acordou com a pata de gato no rosto? Pode ser que ele esteja com fome!
Se o seu despertador costuma ser um carinho da pata do seu gato, uma das possibilidades é que ele esteja com fome. Sim, ele está te acordando para ganhar comida! É mais uma forma de chamar a sua atenção, mas o momento dá a entender que, depois de uma noite de sono, ele está esperando a ração de gato no pratinho para começar o dia da melhor forma.
8) Gato colocando a pata no meu rosto: se ele estiver se aconchegando em você, pode ser sinal de sono
Mais uma possibilidade muito boa para a prática dos gatinhos passando as patas pelo rosto dos donos é o sono. Na hora de descansar, eles procuram lugares confortáveis e seguros. Se o seu gatinho for dos mais apegados, ele pode se aninhar perto de você para pegar no sono e passar as patinhas no seu rosto vira parte do processo. Os gatos dormem muito, mas é bom não interromper as sonecas deles. Neste momento, basta aproveitar o amor que ele está te dando e só levantar depois que ele acordar, ok?