Você já parou para se perguntar quanto tempo vive um gato? Essa é uma dúvida muito comum entre os tutores, especialmente porque muitos gatinhos conseguem viver mais de uma década facilmente. Por outro lado, os cães, dependendo do porte e raça, não conseguem viver tanto tempo quanto os bichanos. Essa diferença entre eles deixa muitos tutores intrigados. Será que existe uma explicação para isso? Continue lendo para descobrir curiosidades sobre as expectativas de vida do cachorro e gato.
Quanto tempo vive um gato?
Quanto tempo um gato vive é uma dúvida que sempre acaba surgindo entre os gateiros. Afinal, todo mundo quer viver durante anos ao lado dos animais de estimação. Mas quanto tempo vive um gato? A resposta para essa pergunta vai depender de alguns fatores, como a raça do gato, os cuidados que o bichano recebeu ao longo da vida e as condições de saúde dele.
Mas, de maneira geral, os gatos vivem em média 15 anos. No entanto, já tiveram relatos de gatinhos que viveram por mais de 20 anos. Essa idade de gato pode parecer exagerada, mas é claro que existem vários fatores que contribuem para uma maior longevidade felina.
A criação indoor, por exemplo, que envolve criar o gatinho sem acesso às ruas, é um fator que permite que eles vivam por mais tempo. Afinal, sem acesso às ruas, o animal fica menos exposto a doenças e acidentes. Além disso, as consultas regulares com o médico veterinário, a tabela vacinal em dia e uma alimentação de qualidade são outros fatores que contribuem para uma maior expectativa de vida.
Quanto tempo vive um cachorro?
Por outro lado, quando surge a dúvida sobre quanto tempo vive um cachorro, a resposta não é tão simples. Diferente dos gatinhos, a expectativa de vida do cachorro varia muito de acordo com o porte dele. De acordo com um estudo publicado na revista científica Scientific Reports, a expectativa média de vida de um cachorro é de 13,7 anos. No estudo, eles revelaram que cães de pequeno porte, como o Chihuahua, vivem em média 12,7 anos. Já os de porte médio, vivem aproximadamente 12,5 anos.
Por outro lado, os cachorros grandes, como é o caso do Dogue Alemão, são os que vivem menos tempo, com uma média de 11,9 anos. Os cientistas acreditam que essa diferença na idade de cachorro se deve ao tamanho do coração do animal. Segundo eles, quanto maior o coração do cachorro, menor é a expectativa de vida do animal, pois isso faz com que eles realizem um esforço bem maior para bombear o sangue, o que acaba desgastando o órgão.
Cientistas descobriram que os gatos vivem mais que os cachorros
Agora que você já descobriu quanto tempo vive um gato e quanto tempo vive um cachorro, já dá pra perceber que quando o assunto é longevidade, os bichanos se destacam. Mas por que gatos vivem mais tempo que os cães? Apesar de não existir uma resposta exata para essa pergunta, especialistas acreditam que alguns fatores contribuem para a diferença de quanto tempo vive um gato e um cachorro.
A primeira delas está relacionada à própria natureza dos gatos. Como o comportamento felino costuma ser mais reservado que o dos cães, acredita-se que os gatos têm menos chances de contrair e propagar doenças. Por outro lado, os cães, que são naturalmente mais sociáveis, acabam sendo alvos 'fáceis' de doenças.
Além disso, outro fator que contribui para essa realidade é o fato dos gatinhos se defenderem muito melhor que os cães. A agilidade, flexibilidade e as garras dos gatos permite que eles consigam se defender muito bem, mesmo sendo bem menores que os cachorros.