A ideia de que “meu gato não gosta de mim” muitas vezes assombra o pensamento dos tutores. Os bichanos normalmente são mais retraídos do que os cães, de forma que o comportamento felino se torna um enigma para quem não conhece muito bem a espécie. Mas será que um gato irritado e agressivo é sinal de que o pet não gosta de você? Se o seu gato te bate, isso quer dizer que ele odeia a sua companhia? Ou será que tem algo a mais por trás disso? Abaixo, te contamos quais são os sinais que o gato não gosta de você e o que fazer se o bichano te dá “patadas” quando você se aproxima!
Seu gato te bate? É agressivo? Entenda o que pode provocar isso!
É importante entender que um gato agressivo nunca age dessa forma gratuitamente. Existe sempre um motivo. Por isso, é importante avaliar a situação, que pode estar entre as seguintes possibilidades:
Gato agressivo por medo - O gato mordendo, arranhando ou te batendo pode adotar essa postura quando sente medo. Animais assustados ou que se sentem ameaçados geralmente têm reações mais agressivas e ficam na defensiva.
Gato agressivo por estresse e ansiedade - Qualquer mudança brusca na rotina pode deixar o gato estressado e ansioso. Isso inclui desde uma mudança de residência ou dos móveis da casa, até a chegada/partida de algum membro da família.
Gato agressivo por falta de estímulos - Os felinos são movidos por instintos e precisam viver em um ambiente adaptado para as suas necessidades. A gatificação da casa e brincadeiras são algumas formas de botar isso em prática. Sem elas, você pode ter um gato irritado por não ser estimulado corretamente.
Gato agressivo por excesso de carinho - Existem gatos mais carinhosos, e aqueles que são mais comedidos quando o assunto são os afagos. Esse segundo grupo pode se “estressar” facilmente se achar que as carícias passaram do limite, e o resultado é um gatinho te batendo e indo embora.
Gato agressivo por necessidade de atenção - Engana-se quem pensa que, por serem mais independentes, os gatos não precisam de atenção. Se forem deixados de lado, os bichanos podem ficar bem irritados e começar a dar “patadas” nos donos.
Gato agressivo por dor ou doença - A maioria dos bichanos é bem discreta quanto ao que sente. Por isso é bem difícil perceber quando você tem um gato com dor ou doente, por exemplo. O que poucos sabem é que traços de agressividade podem ser um sinal disso.
Saiba quais são os sinais que o gato não gosta de você
Os indícios de que um bichano não curte a sua companhia não são marcados somente por agressividade. Na verdade, é uma junção de fatores que mostra isso. Alguns sinais que o gato não gosta de você são:
- O animal evita contato visual com você;
- Ele está sempre com a postura defensiva;
- Rosnados e grunhidos são comuns na rotina;
- Sempre que você tenta se aproximar, ele se afasta;
- Mordidas, arranhões e patadas são frequentes;
- Ele faz as necessidades fora da caixinha;
- Tudo isso é sempre direcionado a você.
Meu gato não gosta de mim: como mudar isso?
Não é fácil lidar com um gato irritado ou agressivo, principalmente quando a suspeita é de que ele não gosta muito de você. Mas sabia que é possível reverter essa situação? Em primeiro lugar, é importante ter em mente que gato não é igual cachorro. Ou seja, os bichanos têm um jeito muito particular de demonstrar afeto. Por isso, não force a barra com o seu pet se ele não for muito fã de carinhos. O amor de gato ocorre de um jeito bem mais sutil!
Respeitar o espaço do animal é fundamental para criar uma boa relação com ele. Além disso, apostar em estratégias de enriquecimento ambiental para gatos é uma das melhores maneiras de estimular e gastar a energia do pet. Os instintos selvagens felinos precisam ser incentivados, senão o animal pode se sentir entediado, estressado e frustrado com a rotina.
Outra dica de como fazer um gato gostar de você é ganhar o pet pela boca, incluindo alguns sachês e petiscos no dia a dia dele. Além disso, brincadeiras - principalmente aquelas que instigam o lado caçador do animal - e uma aproximação lenta são táticas que têm tudo para dar certo!