Se tem uma coisa que incomoda qualquer tutor é se deparar com xixi de gato no lugar errado. Mas embora seja uma situação desagradável, saiba que nada é por acaso na rotina dos felinos. Os gatos são animais super higiênicos e limpinhos. Por isso, quando o gato faz xixi fora da caixa, pode ter certeza que algo não está certo com ele - e várias coisas podem causar essa reação. Ele pode estar desconfortável com alguma situação ou até doente, mas independente do motivo, nenhum deles indica uma ‘birra’ do felino. Veja a seguir os 6 motivos mais comuns para o gato fazendo xixi no lugar errado.
1) Mudanças na rotina implicam no xixi de gato no local errado
Gatos são animais metódicos e apegados à rotina, ou seja, eles gostam de fazer as coisas da mesma maneira todos os dias. Então é natural que eles se sintam desconfortáveis quando são colocados fora da sua zona de conforto. A chegada de outro animal, o nascimento de um bebê, mudanças de residência ou até mesmo a troca de lugar da caixa de areia são acontecimentos que podem alterar a rotina do bichano. Esse tipo de situação pode deixar o gato estressado e ansioso. Como resposta, ele pode fazer xixi fora da caixa de areia e apresentar outros sintomas, como agressividade e perda de apetite. Por isso, a indicação dos especialistas é observar todo o contexto da rotina do animal.
2) Areia do gato suja é motivo para xixi no lugar errado
O banheiro de gato é um lugar sagrado para esses animais: os gatos simplesmente não suportam a caixa de areia suja. Como são animais super higiênicos, a areia para gato precisa ser limpa todos os dias e trocada com frequência para não exalar um odor desagradável. Os gatinhos têm um olfato super apurado, então é claro que o cheiro do cocô e xixi de gato não são apreciados por eles. Na verdade, a caixa de areia suja faz parte dos cheiros que gato não gosta. Caso ela esteja suja, dificilmente eles vão querer fazer suas necessidades ali. O mesmo pode acontecer quando tem pouca areia dentro da caixa. A limpeza da areia deve ser feita todos os dias, de preferência duas vezes ao dia. Já a caixa de areia deve ser lavada uma vez por semana com água e sabão neutro.
3) O xixi de gato também serve como marcação territorial
O gato marcando território é uma situação muito comum entre os felinos. Como são animais territorialistas e caçadores natos, eles marcam o território para mostrar aos demais quem é que manda naquele local. Para fazer isso, eles ‘espalham’ o xixi de gato em pontos estratégicos da casa. Dessa forma, o cheiro dele vai ficar impregnado naquele local como um aviso de "aqui tem dono".
O xixi de gato ‘normal’ é diferente do xixi de marcação territorial. Enquanto o primeiro tem um volume muito maior, o segundo é um jato curto e rápido. Eles fazem isso justamente para espalhar o máximo possível do cheiro deles pela casa.
4) A caixa de areia para gatos pode estar mal localizada
Para que os gatinhos façam xixi dentro da caixa de areia, eles precisam sentir que aquele local é seguro e confortável. Por isso, é importante saber exatamente onde posicionar a caixa de areia para gatos em casa. Se ela ficar no centro de um cômodo, por exemplo, os gatinhos podem se sentir vulneráveis e optar por fazer xixi em outro lugar. O mesmo vale para caixas posicionadas em locais barulhentos ou perto da passagem de pessoas. O ideal é que a caixa de areia para gatos fique nas extremidades do cômodo, afastados da área de alimentação do animal e bem longe de barulho. É importante que o local seja arejado, pois o cheiro do cocô e do xixi de gato podem afastar o bichano dali.
5) Conflito social pode ser um dos motivos do gato fazendo xixi fora da caixa
Se você tem mais de um gato em casa, precisa ficar mais atento ainda à posição e a quantidade de caixas de areia em casa. Geralmente, os bichanos não curtem muito dividir o banheiro, e por isso podem acabar optando por fazer xixi fora do local correto. Além disso, quando entram em algum conflito dentro de casa, eles podem fazer xixi fora da caixa porque se sentem ameaçados pela presença do outro felino. Para evitar o gato fazendo xixi fora da caixa, o recomendado é investir em uma caixa para cada pet, mais uma caixa extra. Ou seja, se você tem dois gatos, você deve ter em casa três caixas de areia.
6) O gato fazendo xixi fora da caixa pode estar doente
O xixi de gato no local errado é um comportamento que deve servir de alerta para os tutores. Ele pode indicar um problema na saúde do gato, e precisa ser analisado com muita atenção. A infecção urinária em gatos é um dos problemas mais comuns associados ao xixi fora do lugar. Além de sentir dor, a frequência do xixi de gato pode aumentar ou diminuir e até apresentar sangue na urina. O cálculo renal em gatos é outra doença que tem como sintoma o xixi no local errado. Se você reparar qualquer outro sintoma associado ao xixi de gato no lugar errado, não hesite em levar o animal a um médico veterinário.
Saiba como tirar cheiro de xixi de gato de casa
O cheiro de xixi de gato impregnado nos móveis pode ser bem desagradável, tanto para você quanto para o próprio gato. Como os bichanos não bebem muita água, a urina deles é mais concentrada e, consequentemente, o odor costuma ser mais forte. Por isso, se você não souber como tirar cheiro de xixi de gato da maneira correta, é provável que ele não saia por completo e talvez até piore a situação. Para limpar superfícies, como o chão da casa, o ideal é utilizar um desinfetante específico para pets. Eles não possuem ácidos em sua composição, evitando assim a intoxicação ou o desenvolvimento de alergias no animal.
Mas e como tirar cheiro de xixi de gato do sofá? Para higienizar superfícies fofas, como colchão e almofadas, é preciso um pouco mais de cuidado para não manchar ou estragar o móvel. O ideal é retirar o excesso do xixi de gato com um papel toalha e evitar esfregar para não manchar o tecido. Para retirar o cheiro forte da urina de gato, você pode utilizar um pouco do desinfetante específico para pet, ou preparar você mesmo uma solução caseira de limpeza misturando 250 ml de vinagre branco com 1 litro de água morna. Aplique o líquido no local com a ajuda de um borrifador, retire o excesso com um pano limpo e deixe secar completamente.