Gato

Probiótico pet: para que serve e como dar para o seu gato?

Publicado - 20 Julho 2022 - 14h16

Atualizado - 29 Janeiro 2025 - 16h19

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Você sabe para que serve probiótico pet e por que o gato pode ser bastante beneficiado por ele? Essa substância é frequentemente recomendada por médicos veterinários para animais com problemas intestinais. Doenças que afetam o sistema digestivo do gato são bastante comuns e normalmente estão associadas a sintomas como diarreia e vômito. Existem inúmeros motivos que levam à irritação no intestino, de forma que ele não funcione corretamente e tenha dificuldade em realizar a digestão. Os probióticos para gatos podem ajudar - e muito - a reverter esse problema. Mas afinal, como funciona o probiótico pet? Para que serve exatamente esse suplemento? Como dar a substância para o gatinho da melhor forma? O Patas da Casa tira todas as dúvidas sobre os probióticos para gatos. Confira!

Probiótico pet: para que serve?

Antes de compreender exatamente para que serve probiótico pet, é importante entender um pouco sobre o sistema digestivo. O intestino do gato (assim como o do cachorro ou dos humanos) possui naturalmente uma grande quantidade de bactérias benéficas ao organismo, chamadas de microbiota intestinal. Elas facilitam a digestão de alimentos e ajudam o organismo do animal a absorver os nutrientes essenciais. Quando o gato tem alguma disfunção no sistema digestivo, há um desequilíbrio na microbiota intestinal e é aí que entra o probiótico pet. Para que serve esse produto, afinal? Simples: os probióticos são substâncias compostas justamente por essas bactérias benéficas ao sistema digestivo. Portanto, quando um gatinho apresenta alteração na microbiota intestinal, o probiótico é o responsável por "repor" essas bactérias e garantir que o sistema digestivo continue funcionando. Se você se pergunta para que serve o probiótico para cachorro, saiba que é para a mesma coisa!

Em que situações os probióticos para gatos são indicados?

Com a resposta da pergunta “para que serve o probiótico pet” fica bem claro que essa substância é recomendada para gatinhos com problemas intestinais. Mas que problemas são esses? Os gatos são animais que costumam sofrer alterações intestinais com certa frequência pelos mais variados motivos. A ingestão de bola de pelo, por exemplo, pode ser um deles. Além disso, certas doenças acabam afetando diretamente o sistema digestivo do gato, como gastrite, colite, síndrome do intestino irritável… são muitas as doenças inflamatórias intestinais.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Uma intoxicação também pode ser a causa de alteração na microbiota intestinal. Outro motivo comum de problemas no intestino é o estresse. Um gato estressado apresenta maior tendência a problemas de saúde, que, muitas vezes, impactam diretamente no sistema digestivo. Os probióticos para gatos costumam ser muito indicados em todos esses casos, já que vão ajudar a restaurar a flora intestinal que se encontra alterada.

pessoa dando probiótico pet com seringa na boca do gato
O melhor jeito de dar probióticos para gatos é utilizando uma seringa e aplicando diretamente na boca

Prebiótico X Probiótico pet: para que serve cada um?

Já sabemos para que serve probiótico pet. Mas e o prebiótico? Os dois são bastante parecidos mas existe uma pequena diferença. Enquanto os probióticos para gatos são substâncias que contém as próprias bactérias em sua composição, o prebiótico são substâncias que servem de alimento para essas bactérias, como uma fonte de nutrientes para elas. Além disso, os prebióticos também são benéficos diretamente ao próprio sistema digestivo, uma vez que contém fibras que auxiliam na digestão e absorção, além de melhorar a imunidade no local. Portanto, a principal diferença entre para que serve probiótico pet e para que serve prebiótico pet é que um fornece as bactérias e outro as alimenta. Quando oferecidos juntos, podem ser chamados de simbióticos. 

Probiótico pet: posologia deve ser indicada pelo veterinário 

Qualquer tipo de medicamento oferecido aos pets deve ser por indicação médica. Jamais opte pela automedicação do seu animal, pois isso pode trazer prejuízos à saúde dele. Se o seu gatinho está passando por problemas digestivos, o veterinário pode recomendar os probióticos. Se ele ainda não indicou mas você tem vontade de oferecer probióticos para gatos, converse com ele antes de dar ao animal. Isso é importante porque, para dar o probiótico pet, posologia (quantidade e frequência da substância) deve ser definida de acordo com a idade e o problema de saúde que o animal tem. Apenas um especialista saberá indicar corretamente essas informações. 

Como dar probióticos para gatos? 

Os probióticos para gatos podem ser encontrados em diferentes versões. A mais comum é a vendida em seringas. A substância fica lá dentro e deve ser aplicada diretamente na boca (não é para injetar na pele). Normalmente, independentemente do motivo para que serve o probiótico pet, esse é o modelo mais indicado pelos veterinários durante o tratamento. Porém, existem algumas opções de ração para gatos que já contam com probióticos em sua composição. De qualquer forma, antes de dar os probióticos para gatos, é bom conversar com o veterinário pois ele indicará qual o melhor modelo e marca para o animal.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Adote um animal

Essas são as 8 raças de gato mais raras do mundo – e algumas custam uma fortuna!

Embora levem a fama de reservados e independentes, os gatos são verdadeiros companheiros dos humanos e estão sempre cheios de amor p...

Gato

Veterinário lista as 6 doenças de gato mais graves que existem — e explica como proteger seu pet

Algumas doenças de gato representam um verdadeiro perigo para a saúde dos bichanos. Elas comprometem bastante a qualidade de vida do...

Comportamento

O que há de diferente nos gatos bicolores? Conheça as particularidades dessa pelagem e raças comuns

O gato bicolor é aquele gatinho que apresenta mais de duas cores simultaneamente. Esse é o caso, por exemplo, dos frajolas, que são ...

Comportamento

Parece que os cientistas descobriram por que os gatos arranham o sofá e como resolver o problema

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

O cachorro mais bonito do mundo foi revelado pela Ciência — e ele não é como você esperava

A ciência finalmente revelou qual é o cachorro mais bonito do mundo, e o resultado pode ser intrigante para muitas pessoas. Para che...

Adote um animal

Essas são as 8 raças de gato mais raras do mundo – e algumas custam uma fortuna!

Embora levem a fama de reservados e independentes, os gatos são verdadeiros companheiros dos humanos e estão sempre cheios de amor p...

Gato

Veterinário lista as 6 doenças de gato mais graves que existem — e explica como proteger seu pet

Algumas doenças de gato representam um verdadeiro perigo para a saúde dos bichanos. Elas comprometem bastante a qualidade de vida do...

Comportamento

O que há de diferente nos gatos bicolores? Conheça as particularidades dessa pelagem e raças comuns

O gato bicolor é aquele gatinho que apresenta mais de duas cores simultaneamente. Esse é o caso, por exemplo, dos frajolas, que são ...

Ver todas
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?