Você sabe para que serve probiótico pet e por que o gato pode ser bastante beneficiado por ele? Essa substância é frequentemente recomendada por médicos veterinários para animais com problemas intestinais. Doenças que afetam o sistema digestivo do gato são bastante comuns e normalmente estão associadas a sintomas como diarreia e vômito. Existem inúmeros motivos que levam à irritação no intestino, de forma que ele não funcione corretamente e tenha dificuldade em realizar a digestão. Os probióticos para gatos podem ajudar - e muito - a reverter esse problema. Mas afinal, como funciona o probiótico pet? Para que serve exatamente esse suplemento? Como dar a substância para o gatinho da melhor forma? O Patas da Casa tira todas as dúvidas sobre os probióticos para gatos. Confira!
Probiótico pet: para que serve?
Antes de compreender exatamente para que serve probiótico pet, é importante entender um pouco sobre o sistema digestivo. O intestino do gato (assim como o do cachorro ou dos humanos) possui naturalmente uma grande quantidade de bactérias benéficas ao organismo, chamadas de microbiota intestinal. Elas facilitam a digestão de alimentos e ajudam o organismo do animal a absorver os nutrientes essenciais. Quando o gato tem alguma disfunção no sistema digestivo, há um desequilíbrio na microbiota intestinal e é aí que entra o probiótico pet. Para que serve esse produto, afinal? Simples: os probióticos são substâncias compostas justamente por essas bactérias benéficas ao sistema digestivo. Portanto, quando um gatinho apresenta alteração na microbiota intestinal, o probiótico é o responsável por "repor" essas bactérias e garantir que o sistema digestivo continue funcionando. Se você se pergunta para que serve o probiótico para cachorro, saiba que é para a mesma coisa!
Em que situações os probióticos para gatos são indicados?
Com a resposta da pergunta “para que serve o probiótico pet” fica bem claro que essa substância é recomendada para gatinhos com problemas intestinais. Mas que problemas são esses? Os gatos são animais que costumam sofrer alterações intestinais com certa frequência pelos mais variados motivos. A ingestão de bola de pelo, por exemplo, pode ser um deles. Além disso, certas doenças acabam afetando diretamente o sistema digestivo do gato, como gastrite, colite, síndrome do intestino irritável… são muitas as doenças inflamatórias intestinais.
Uma intoxicação também pode ser a causa de alteração na microbiota intestinal. Outro motivo comum de problemas no intestino é o estresse. Um gato estressado apresenta maior tendência a problemas de saúde, que, muitas vezes, impactam diretamente no sistema digestivo. Os probióticos para gatos costumam ser muito indicados em todos esses casos, já que vão ajudar a restaurar a flora intestinal que se encontra alterada.
Prebiótico X Probiótico pet: para que serve cada um?
Já sabemos para que serve probiótico pet. Mas e o prebiótico? Os dois são bastante parecidos mas existe uma pequena diferença. Enquanto os probióticos para gatos são substâncias que contém as próprias bactérias em sua composição, o prebiótico são substâncias que servem de alimento para essas bactérias, como uma fonte de nutrientes para elas. Além disso, os prebióticos também são benéficos diretamente ao próprio sistema digestivo, uma vez que contém fibras que auxiliam na digestão e absorção, além de melhorar a imunidade no local. Portanto, a principal diferença entre para que serve probiótico pet e para que serve prebiótico pet é que um fornece as bactérias e outro as alimenta. Quando oferecidos juntos, podem ser chamados de simbióticos.
Probiótico pet: posologia deve ser indicada pelo veterinário
Qualquer tipo de medicamento oferecido aos pets deve ser por indicação médica. Jamais automedique o seu animal, pois isso pode trazer prejuízos à saúde. Se o seu gatinho está passando por problemas digestivos, o veterinário pode recomendar os probióticos. Se ele ainda não indicou mas você tem vontade de oferecer probióticos para gatos, converse com ele antes de dar ao animal. Isso é importante porque, para dar o probiótico pet, posologia (quantidade e frequência da substância) deve ser definida de acordo com a idade e o problema de saúde que o animal tem. Apenas um especialista saberá indicar corretamente essas informações.
Como dar probióticos para gatos?
Os probióticos para gatos podem ser encontrados em diferentes versões. A mais comum é a vendida em seringas. A substância fica lá dentro e deve ser aplicada diretamente na boca (não é para injetar na pele). Normalmente, independentemente do motivo para que serve o probiótico pet, esse é o modelo mais indicado pelos veterinários durante o tratamento. Porém, existem algumas rações para gatos que já contam com probióticos em sua composição. De qualquer forma, antes de dar os probióticos para gatos, é bom conversar com o veterinário pois ele indicará qual o melhor modelo e marca para o animal.
Redação: Maria Luísa Pimenta