A vida de cachorros de rua com certeza não é nada fácil. Abandonados, esses peludos passam fome, frio e estão sempre correndo risco de contrair alguma doença, sofrer maus-tratos ou atropelamentos. No entanto, uma história emocionante que anda circulando nas redes sociais gerou esperança nos internautas por um mundo melhor. Um protetor de uma cidade do Rio Grande do Sul teve uma ação que poucos teriam: durante um temporal, o homem não deixou de sair de casa para alimentar os animais de rua e ainda os colocou dentro do próprio carro para comerem longe da chuva.
Protetor sai de casa para alimentar cachorros de rua mesmo durante temporal
Marcos Lacerda mora na cidade de Portão, localizada no Rio Grande do Sul. Ele e sua esposa são protetores de animais e diariamente fazem uma ronda pela cidade para distribuir ração para cachorro, independente das condições climáticas. No vídeo que bombou nas redes, o casal havia saído para alimentar os cães em um dia de forte chuva na cidade.
Cachorros de rua são colocados dentro do carro para se alimentar
Em um ponto da cidade, o protetor animal parou o carro para distribuir alimentação de cachorro para os pets abandonados. No entanto, devido a forte chuva, Marcio decidiu alimentar dois vira-latas-caramelos e outro cão dentro do carro, para protegê-los da chuva e do frio. Ele aparece no vídeo embaixo da forte chuva, pegando cada cachorro de rua e colocando dentro do veículo.
Cachorro abandonado agradece o protetor pelo cuidado
No vídeo dentro do carro, eles aparecem super felizes e empolgados. É até possível ver um cachorro abanando o rabo enquanto se alimenta, um comportamento canino que demonstra felicidade. Após se alimentar, o vira-lata caramelo com a barriguinha cheia e aquecido dentro do carro, aparece agradecendo a generosidade do Marcio. Ele se aproxima do homem e coloca a pata no ombro dele, pedindo um carinho enquanto balança o rabinho.
Veja o vídeo completo:
De quem é a responsabilidade dos cachorros de rua?
Mas afinal, de quem é a responsabilidade dos animais de rua? Pela legislação, o cão de rua precisa ser protegido pelo poder público. Ou seja, governantes deveriam estabelecer políticas públicas para salvaguardar a vida desses pets, como a criação de abrigos de cães e gatos abandonados e campanhas de castração de cachorro para conter a reprodução. A vacinação dos animais de rua também deveria ser prioridade por questão de saúde pública.
Como vivem os cães de rua?
A vida de cachorros abandonados é muito triste e arriscada. Passam o dia zanzando pelas ruas em busca de comida, água e um abrigo para descansar. Infelizmente, muitos acabam passando fome, contraindo doenças que afetam a saúde do cachorro e até são maltratados. Além disso, as zoonoses podem ser super perigosas para os humanos, como é o caso da raiva.
Por que existem tantos cachorros de rua?
Os cachorros abandonados não são um problema exclusivo do Brasil, mas de vários lugares do mundo, especialmente nos países subdesenvolvidos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, no Brasil existem aproximadamente 30 milhões de animais abandonados nas ruas. O principal motivo para isso é a falta de conscientização da população em relação aos pets. Infelizmente, um grande número de pessoas, depois de adotar cachorro ou gato, decide abandonar o animal. Fatores econômicos, mudança de residência ou frustração com o comportamento do cão estão entre os principais motivos desse abandono.