Se o gato atende pelo nome ou não, o fato é que na hora de chamar a atenção dos gatinhos muitas pessoas utilizam a velha e clássica técnica de emitir o som “pss pss”. Diferente dos cachorros que atendem ao chamado facilmente, nem sempre é fácil saber como chamar um gato e conseguir sua atenção, por isso muitos acabam recorrendo a esse barulho tão comum no imaginário popular. Mas por que os gatos atendem pspsps? A especialista em comportamento felino e doutora em psicobiologia, Ju Damasceno, explicou porque os gatos vão ao encontro de seus tutores quando escutam esse som. Confira o vídeo publicado nas redes sociais!
@wellfelis Por que os gatos nos atendem por “pss pss pss”?Vem conferir a resposta da @drajuwellfelis sobre isso ?Depois conta aqui pra gente se gostou da curiosidade? ???#wellfelis ♬ Never Go Wrong - Nicky Youre & david hugo
Por que os gatos atendem Pspsps?
A audição dos gatos é super sensível, aguçada e selecionada para certos tons, e de acordo com a Ju Damasceno, o “pss pss” é um som agudo que se assemelha muito aos ruídos e barulhos que suas presas fazem. Portanto, esse barulho ativa o instinto caçador dos felinos porque eles associam ao movimento de suas presas. Por isso, quase sempre eles reagem a esse som.
Como chamar um gato Psi Psi?
Ao escutarem o clássico “pss pss”, pode ser que os gatos reajam imediatamente ao som, como também podem se mostrar desinteressados. Como cada animal é diferente do outro, o comportamento do gato vai depender da familiaridade dele com esse som e da região ou país em que vive. Ou seja, no Brasil, pode ser que o gatinho atenda ao escutar o “psi psi”, mas um gatinho americano familiarizado com o som “kitty kitty kitty”, pode ignorar o barulho. Mas como chamar um gato Psi Psi? Confira algumas dicas para não ser ignorado:
- Sons suaves e amigáveis: lembre-se que os bichanos são animais desconfiados, então seja delicado na hora de chamar o gatinho para não assustá-lo.
- Frequência: ao chamar o seu gato constantemente por esse som, ele pode associá-lo a sua presença e responder quando ouvir.
- Estímulos positivos: uma forma de fazer o bichano começar a responder ao “psi psi”, é oferecer petiscos para gatos quando chamá-los com esse barulho. Assim, o bichano vai associar esse som a algo positivo.
- Respeite o espaço do animal: se o gato não responder ao barulho, respeite o seu espaço, pois ele pode não estar a fim de interagir.
Será que o gato atende pelo nome?
Os tutores passam horas escolhendo nomes para gatos que combinem com o temperamento e a aparência do bichano, para depois serem ignorados quando chamam por eles. Com isso, sempre fica a dúvida, será que os gatos reconhecem o próprio nome? A verdade é que sim, eles entendem e sabem quando estão sendo chamados, mas só expressam alguma reação quando querem.
Mas como o gato sabe o nome deles? Assim como os cachorros, os bichanos podem aprender a reconhecer o seu nome a partir da repetição, da associação positiva e da entonação de voz, e por isso não é aconselhável falar o nome do animal quando ele está recebendo uma bronca, para evitar que ele associe o seu nome a algo ruim. Ou seja, por mais que seja comprovado que os gatos atendem pelo nome, a falta de resposta pode significar que o felino não querer interagir.