A pulga de gato pode ser um problema e tanto na vida de quem tem um pet. Mesmo que os cães sejam mais propensos a sofrer com esses parasitas, nada impede que um bichano também sofra. Se ele tiver livre acesso às ruas, morar em uma casa com quintal ou conviver com cachorros, as chances se tornam ainda maiores.
Por isso, além de saber identificar as monstrinhas no corpo do pet, o tutor também deve saber como tirar pulga de gato. Essa é a melhor forma de acabar com uma possível infestação no seu amigo e no ambiente que ele vive. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre o assunto. Confira!
É importante saber identificar os sinais da pulga de gato
O primeiro passo para não sofrer com uma infestação de pulgas é ficar atento a qualquer sintoma que indique a presença destes parasitas no seu pet. Essa identificação vai ajudar na remoção rápida do parasita antes que isso vire uma infestação.
Os principais sinais da pulga de gato são:
- Coceira em gatos
- Mordidas e lambidas muito frequentes
- Queda de pelos localizada
- Pontos vermelhos na pele
Ao perceber esses sinais, o melhor a se fazer é averiguar o corpo do peludo. As pulgas costumam ser visíveis, mas precisam de um olhar atento, principalmente se você tem um gato peludo. Ah, mas não confunda as pulgas com o piolho de gato, viu? São parasitas diferentes!
Os diferentes tipos de remédio de pulga para gato
Para eliminar os parasitas do seu amigo, a dica é apostar em medicamentos indicados pelo médico veterinário que têm eficácia comprovada no combate às pulgas. Veja abaixo quais são as melhores opções de antipulgas para gatos:
Comprimido — O antipulgas para gatos comprimido é um método seguro e eficaz que age de dentro para fora, matando as pulgas assim que elas sugam o sangue do animal.
Spray — Esse tipo de remédio para pulga de gato deve ser aplicado diretamente no corpo do pet e mata as pulgas assim que entra em contato com elas.
Pipeta — Um dos antipulgas para gatos mais utilizados, a pipeta é líquido que é aplicado na nuca do animal e que é absorvido pela pele, matando os parasitas rapidamente.
Shampoos — Muitos gatos não gostam (e nem precisam) de banho, mas alguns shampoos são ideais para acabar com as pulgas que infestam o corpo do pet.
Além dessas opções, alternativas ‘naturais’ também são possíveis, como utilizar vinagre, vaselina ou álcool para remover a pulga de gato. Não são medicamentos que matam, mas que vão ajudar a imobilizar o parasita para que a remoção seja feita mais facilmente.
A limpeza do ambiente é fundamental para eliminar totalmente a pulga de gato
Agora que você já sabe como tirar pulga de gato, outro cuidado necessário é saber como limpar o lugar que seu pet vive corretamente. As pulgas se proliferam rapidamente e podem se espalhar por toda a casa. Quando isso acontece, as chances de uma nova infestação no felino são enormes.
Mas como acabar com as pulgas do gato no ambiente? Algumas dicas para isso são usar:
- Inseticidas específicos
- Água com sal
- Spray com limão
Vale lembrar que nada disso deve ser utilizado diretamente no corpo do gato, hein?! Essas opções devem ser direcionadas exclusivamente para a limpeza do ambiente. Outras dicas que também podem ajudar são varrer e aspirar o chão, além de limpar com água e sabão todos os acessórios do gato.
Usar antipulgas para gatos regularmente previne infestações
Não basta apenas aprender como eliminar as pulgas, mas também usar estratégias que evitem a propagação desses parasitas. A coleira antipulgas para gatos, por exemplo, é uma aliada e tanto quando o assunto é prevenção — mas também existem outras opções. Confira os detalhes de cada uma a seguir:
Criação indoor: sem acesso frequente às ruas, o gatinho dificilmente vai ter contato com outro animal contaminado por pulgas.
Coleira antipulga para gato: o acessório libera uma substância tóxica para as pulgas que se espalha pelo corpo e protege o animal de infestações. É necessário consultar o prazo de validade do produto de acordo com o fabricante.
Escovação regular: ao escovar os pelos do gato, você consegue observar se há parasitas presentes no corpo do seu pet.
Administração de antipulgas: o uso do medicamento pode ser indicado de forma regular, dependendo dos hábitos do animal e do ambiente em que ele vive.
O melhor antipulgas para gatos vai depender do quanto você está disposto a proteger o seu amigo, mas a coleira e a administração regular de medicamentos antiparasitários costumam ser boas alternativas para proteger o seu amigo.