Quem tem um cãozinho vive com receio de dois problemas bem comuns nos peludos: pulga e carrapato. Existem vários tipos de carrapato em cachorro, e esses parasitas podem transmitir uma série de doenças, como a erliquiose e a babesiose. Já as pulgas, embora não transmitam nenhuma patologia específica, são bem incômodas e podem causar quadros de dermatite no animal. Mas será que pulgas e carrapatos em cachorro são mais comuns no verão? Descubra a resposta a seguir!
Qual é a época de infestação de carrapatos?
O carrapato em cachorro costuma ser um problema frequente no verão. Isso porque o calor e umidade típicos dessa época tornam o ambiente propício para a proliferação do parasita, que se reproduz com mais facilidade e em maior quantidade. É por esse motivo que um dos principais cuidados no verão deve ser justamente com possíveis infestações de carrapato em cachorro.
Se for passear com seu aumigo ou ele tiver contato com outros animais fora de casa, não esqueça de verificar o corpo do pet logo em seguida. Esse pequeno cuidado junto com a limpeza do ambiente já ajudam bastante a prevenir o problema. A higiene canina também não deve ser deixada de lado — ou seja, dar banho no cachorro regularmente e fazer a tosa. Outra dica é investir em remédios anti parasitários de tempos em tempos para evitar a doença do carrapato.
Qual é a época de pulgas?
Além do carrapato, a pulga em cachorro é outro parasita que se multiplica bastante no verão. O motivo é basicamente o mesmo: o aumento da temperatura e o clima úmido tornam o ambiente ideal para a reprodução desses parasitas. Por isso, elas viram uma verdadeira praga para quem tem um cãozinho.
Para prevenir a pulga em cachorro, deve-se inspecionar constantemente o corpo do animal, principalmente após passeios ou contato com outros pets. A administração de remédios antiparasitários também costuma ser indicada por precaução — ainda mais no verão, quando a incidência de infestações costuma ser maior.
Vale lembrar que, assim como o carrapato em cachorro, as pulgas também podem se esconder no ambiente. Por isso, a limpeza da casa é bem importante, principalmente se você encontrar alguma pulga no cachorro.
Como acabar com infestação de pulgas e carrapatos?
Existem vários produtos contra carrapatos e pulgas disponíveis em pet shops e lojas especializadas. Eles podem ser encontrados em versão de comprimido, pomadas, shampoos, spay e antipulgas líquidos. Além desses produtos, é possível apostar em receitas caseiras que funcionam muito bem para acabar com a infestação dos parasitas dentro de casa. Veja abaixo!
Remédio para carrapato em cachorro
- Limão — Ferver um pouco de água com dois limões cortados ao meio por uma hora. Depois, retirar os limões, colocar o líquido em um borrifador e aplicar no ambiente.
- Camomila — Ferver um pouco de água com camomila e, quando a solução estiver morna, é só aplicar o líquido no ambiente.
- Cravo da índia — Aplicar o óleo do cravo no ambiente.
- Vinagre de maçã e bicarbonato de sódio — Misturar os dois produtos, colocar em um spray e depois borrifar no ambiente.
Remédio para pulga em cachorro
- Bicarbonato de sódio — Basta polvilhar o produto por todo o ambiente.
- Sal — Basta polvilhar o produto por todo o ambiente.
- Vinagre de maçã e limão — Misturar os dois produtos, colocar em um spray e depois borrifar no ambiente.
- Vinagre de maçã, sal, bicarbonato de sódio e água — Mistura ½ copo de vinagre de maçã, ½ colher de chá de sal, ½ colher de bicarbonato de sódio e 3 colheres de sopa de água morna. Depois, colocar em um spray e borrifar no ambiente.