As cores de Shih Tzu sempre chamam bastante atenção na raça. Esse cãozinho de pelos longos e lisos é considerado uma das raças mais populares no Brasil. De tamanho pequeno, personalidade inteligente e jeitinho companheiro, o Shih Tzu é uma raça indicada para ter em apartamento e que gosta de crianças e idosos. Quando pensamos nas cores do Shih Tzu, a quantidade de variações pode te surpreender. Existem mais de 10 padrões possíveis! Além disso, em um mesmo Shih Tzu é possível que as cores mudem na transição de filhote para adulto. Ou seja, é uma raça cheia de surpresas! O Patas da Casa te explica porque existem tantas cores de Shih Tzu, quais são elas e ainda dá dicas de como cuidar da pelagem do cachorro da forma correta. Confira!
Por que existem tantas cores de Shih Tzu? Mudanças genéticas ao longo do tempo podem ser a explicação
O que não faltam são motivos para se surpreender com um Shih Tzu: cores de pelagem, personalidade e traços físicos sempre chamam a atenção. Mas um detalhe não passa despercebido. Existem mais de 10 cores de Shih Tzu reconhecidas oficialmente. Algo comum a todos os cães é que a cor do pelo é determinada pela genética da raça. Uma das razões para a enorme variedade de cores do Shih Tzu é o fato de ser uma raça muito antiga e que passou por alterações genéticas ao longo do tempo. Apesar de ser impossível determinar com certeza quando esses cães surgiram, acredita-se que eles estavam presentes na Ásia desde 624 a.C. Com tanto tempo de existência, é normal que os genes da raça tenham passado por mudanças.
Cores do Shih Tzu: conheça os tons de pelagem oficiais
As cores do Shih Tzu podem se apresentar em padrões diferentes. Existem aquelas de base sólida (ou seja, possuem apenas uma cor, sem manchas) e as tigradas (que podem ter uma cor como base, mas possuem manchas ou faixas com uma ou mais cores diferentes). As tigradas podem ser bicolor (com duas cores) ou tricolor (com três cores). Dentre os padrões de cores de cachorro Shih Tzu que podemos destacar, estão:
- Fígado (marrom)
- Preto
- Branco
- Cinza
- Dourado
- Vermelho
- Branco e cinza
- Branco e fígado
- Branco, cinza e dourado
- Branco e preto
- Branco e vermelho
- Branco e dourado
No Shih Tzu, as cores mais comuns são branco e dourado, branco e cinza, branco e fígado e branco sólido. Hoje esses padrões são os mais fáceis de encontrar na hora de escolher um cãozinho da raça. A cor de Shih Tzu mais procurada hoje em dia é a branco e marrom (fígado). Porém, todas são muito adoradas. O Shih Tzu pode ainda ter cores raras: o Shih Tzu preto é uma possibilidade, mas é difícil de encontrar a tonalidade totalmente sólida, ou seja, sem nenhuma manchinha branca.
Cores de cachorro Shih Tzu: olhos e focinho também variam de tonalidade
Além do tom da pelagem, as cores dos olhos e focinho do cachorro Shih Tzu podem variar também. Normalmente, os olhos e o focinho da raça possuem a cor preta. Porém, algumas cores raras também podem se manifestar nessas regiões. Esse é o caso do Shih Tzu de olho azul, que ocorre quando há uma pigmentação mais diluída na raça. Um Shih Tzu de olho azul normalmente tem o focinho cinza ou marrom escuro. Normalmente, a pelagem cinza está mais associada aos olhos azuis, mas não é uma regra.
Além disso, uma curiosidade é que todos os Shih Tzu nascem com olhos azuis! Durante as duas primeiras semanas de vida, os filhotes de cachorro não abrem os olhos e, por isso, muitas vezes esse detalhe é passado despercebido. Quando os filhotes abrem os olhos, pode ser possível ver ainda a coloração, mas com o tempo vai sumindo e ganhando os tons escuros tradicionais.
Cachorro Shih tzu muda de cor quando cresce?
Muitas pessoas adotam o cachorro pequeno Shih Tzu com uma cor e, com o tempo, percebem que ela fica diferente. Mas afinal, Shih Tzu muda de cor quando cresce mesmo? Sim, isso pode acontecer com muita frequência. Qualquer raça de cachorro pode apresentar mudanças na pelagem conforme vai amadurecendo. O cachorro filhote ou perde seus pelos ao crescer, dando origem a outros, ou pode ter uma segunda camada de pelos que nasce na fase asulta. Além disso, é comum que a tonalidade de uma mesma cor mude, seja para tons mais claros ou mais escuros. As cores ou padrões do pelo de cachorro podem acabar variando nessas mudanças por questões genéticas. O Dálmata, por exemplo, nasce com a pelagem toda branca e só depois as manchas pretas aparecem.
O Shih Tzu precisa de cuidados específicos com a pelagem
Além da enorme variedade de cores, o Shih Tzu também possui uma grande quantidade de pelos. Os cachorros pequenos peludos têm a pelagem volumosa e abundante, com fios longos ondulados ou lisos. Mesmo não soltando muito pelo, a escovação deve ser frequente para evitar formação de nós. A tosa também ajuda a evitar embaraços e a deixar seu pet mais confortável, com menos pelos atrapalhando a visão ou locomoção. A tosa para Shih Tzu pode ser feita de várias formas, como as dos tipos bebê e higiênica.
Redação: Maria Luísa Pimenta