Você pode até pensar que uma cama para gato é um acessório totalmente desnecessário na lista de ‘enxoval’ do pet. Afinal, os gatinhos não fazem muita cena e dormem em absolutamente qualquer lugar. Mas, apesar disso, investir em uma caminha é importante para que o gatinho saiba que tem um espaço na casa destinado só para ele, como uma espécie de ‘porto seguro’.
E quais são as camas para gatos mais indicadas para a espécie? Existem vários modelos: desde as mais tradicionais ou em formato de iglu até as camas suspensas. Para eleger qual é a melhor cama para gatos do mercado, o Patas da Casa conversou com quem entende do assunto: os próprios gatos (ou melhor, seus donos). Confira abaixo!
A cama para gato em formato de toca é a favorita dos bichanos
A cama para gato do tipo iglu ou toca é uma das que mais fazem sucesso entre os felinos. Ela tem uma estrutura fechada e geralmente é feita com um material confortável, o que deixa o ambiente super aconchegante para o gatinho.
Muitos pets adoram esse modelo de cama para gato porque se sentem mais seguros, já que podem se esconder dentro do acessório. Como possui uma estrutura fechada, esse tipo de caminha é ótimo para evitar um gato com frio no inverno. Por outro lado, em dias mais quentes, ela pode esquentar.
Apesar da sensação de segurança que essa cama para gato proporciona, a Polly Marrie, gatinha da Barbara Negrini, não curte muito ficar dentro da ‘toca’. Ela prefere deitar e se aconchegar em cima da estrutura que sustenta a o iglu, como se fosse uma caminha tradicional. Isso só prova como o material dessa cama é maleável.
A cama para gato em formato de nuvem é super confortável
A cama para gato em formato de nuvem é feita de um material extremamente macio, o que faz com que ela seja uma das caminhas mais confortáveis. Ela lembra uma espécie de almofada, só que mais aconchegante e confortável. Por serem macias, elas aliviam a pressão nas articulações dos gatos e são perfeitas para aqueles bichanos mais preguiçosos que adoram cochilar.
Os gatos da Juliana França, a Olga, uma gata frajola super charmosa, e o Dino, um gato laranja cheio de personalidade, possuem em casa uma cama desse modelo na cor rosa. Segundo a tutora, eles simplesmente amam essa caminha e passam boas horas do dia deitados aproveitando do aconchego que ela proporciona.
A cama para gato com arranhador é estimulante e divertida
A cama para gato com um arranhador acoplado é um modelo diferente e divertido para os animais. Ela pode ter o formato de cama tradicional com com um arranhador integrado, ou pode ser elevada e ter mais de um nível.
Esse tipo de cama para gatas e gatos proporciona um ambiente confortável para o pet, ao mesmo tempo que o entretém com a presença de um arranhador. O arranhador para gatos é um acessório indispensável na vida de qualquer bichano. Eles permitem que os gatos afiem suas garras e mantenham os instintos felinos.
A gata cinza da Jéssica Vilas e do Rafael Sommerfeld, Bastet (nome inspirado na deusa egípcia Bastet), simplesmente adora sua caminha com arranhador. A caminha da Bastet ainda tem uma espécie de bolinha para gato pendurada, o que traz ainda mais diversão.
A cama suspensa para gatos é perfeita para os felinos
A cama suspensa para gatos é um modelo que pode ser fixado tanto nas paredes da casa, quanto nas janelas. Elas podem ter diferentes tipos de materiais e formatos, mas o ponto mais positivo dessa cama é que ela permite que os felinos descansem em uma posição elevada da casa. Os gatos amam ficar nas alturas e esse tipo de comportamento tem tudo a ver com seus ancestrais felinos.
Antes da domesticação, quando eles viviam como gatos selvagens na natureza, os felinos tinham o hábito de escalar árvores para se proteger de predadores e observarem o ambiente ao redor. No entanto, esse hábito acabou persistindo na espécie após a domesticação. É por essa razão que a altura é uma das coisas que os gatos mais amam.
O Eros e Apolo, gatinhos do Arthur Carvalho, possuem uma cama suspensa para gatos que fica bem pertinho da janela. Segundo Arthur, eles são obcecados por esse modelo de cama e adoram ficar na janela observando a vista. Esse modelo entretém os gatinhos, já que permite que eles observem o ambiente enquanto estão deitados na cama. Também passa uma certa sensação de segurança aos felinos, além de serem super versáteis.
A caixa de papelão pode ser uma ótima cama para gato improvisada
Apesar de ter uma infinidade de cama para gatos no mercado, é muito comum que alguns felinos não liguem tanto para esse acessório. Eles dormem na cama do tutor, em cima de almofadas, dentro de armários e em uma série de lugares inusitados, inclusive, dentro de caixas de papelão.
Ainda que uma caixa de papelão não seja exatamente uma cama para gatos, ela é um quebra galho e pode ser adaptada para essa função. Basta colocar algumas cobertas dentro da caixa para deixar o local ainda mais aconchegante e pronto, você tem uma cama para gato super confortável para o bichano.
Além de tudo, é importante dizer que os gatos são fascinados por caixas de papelão, pois na cabeça dos felinos, as caixas funcionam como esconderijos. Eles se sentem mais protegidos dentro da caixinha, e também adoram o material de papelão - já que é perfeito para arranhar.
O Dom e a Donna, dupla de gatinhos do casal Ana Luisa Rubim e Fabrício Dolabella, são completamente obcecados por caixas de papelão. Os tutores até compararam algumas camas para gatos para a dupla, mas o que eles gostam mesmo é de uma humilde caixa de papelão.