Embora a temperatura normal de cachorro seja um pouco mais elevada do que a humana, qualquer valor acima do comum é motivo de preocupação. Isso porque a hipertermia em cães provoca a falência dos órgãos, como os rins e fígado, e pode ser fatal para o seu amigo de quatro patas. Portanto, é de extrema importância garantir que o doguinho esteja refrescado durante os dias mais quentes e ensolarados. O Patas da Casa reuniu algumas informações úteis que podem te ajudar a identificar quando o doguinho está com calor, qual temperatura faz mal para cachorro e o que fazer para refrescá-lo. Confira!
Qual temperatura faz mal para cachorro?
A onda de calor extremo que atinge os países quando chega o verão pode ser um grande perigo para os animais. Para evitar que o animal sofra as consequências de uma hipertermia, é crucial saber qual a temperatura normal de um cachorro. Isso vai ajudar a tomar alguma providência antes que seja tarde demais.
A temperatura de cachorro considerada normal varia entre 38ºC e 39,3ºC. Por outro lado, a temperatura considerada normal para filhotes de cachorro pode variar entre 35ºC e 37ºC.
Vale lembrar que o cachorro braquicefálico, devido a sua dificuldade de respirar, sofrem muito mais com o calor excessivo. Dessa forma, os tutores devem redobrar a atenção com as raças de cachorro com focinho achatado, como é o caso do Pug e Bulldogs.
Como medir a temperatura do cachorro
A temperatura corporal do cão pode mudar devido alguns fatores, como o clima, problemas de saúde e uso de remédios. Mas como saber se o cachorro está com febre? Para saber se a temperatura está acima ou abaixo do considerado normal, é fundamental saber como medir a temperatura do cachorro. Existem duas formas de saber se o animal está com febre ou não. Você pode usar um termómetro digital, introduzindo ⅓ do aparelho no ânus do cão, ou utilizar um termômetro para cachorro que não precisa ser inserido no ânus, ideal para peludos mais agitados.
Como saber se o cão está com calor?
A febre em cachorro, que ocorre quando a temperatura está acima de 39,3ºC, pode ser causada por diversas condições de saúde, como infecções e doenças do carrapato. No e ntanto, o aumento da temperatura corporal também pode acontecer por causa do calor excessivo e da exposição solar por muitas horas.
Para saber se o cachorro sente calor, é bom saber que ele expressa isso por meio do comportamento canino. Os principais sintomas de um cachorro com calor são a respiração ofegante, perda de apetite, confusão mental, cansaço, salivação excessiva e até vômitos e diarreia.
O que acontece se o cachorro ficar com muito calor?
Alta temperatura, cachorro e calor são três palavras que, juntas, podem ser muito perigosas para a saúde animal. Mas o que acontece se o cachorro fica com muito calor? Além de sintomas desconfortáveis, o cachorro com calor excessivo pode até desmaiar, devido a falta de oxigenação cerebral provocada pela respiração ofegante.
Como os cães não possuem glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor, a regulação térmica corporal é feita basicamente pela respiração. Quando o animal fica exposto muito tempo ao calor, o corpo do cachorro não consegue suportar a temperatura, e lentamente os órgãos do animal vão deixando de funcionar.
Como os cães se refrescam no calor?
Existem algumas dicas para evitar o aumento excessivo da temperatura corporal dos peludos durante os dias mais quentes. E falando em pelos, é um mito acreditar que o cachorro sente calor por causa dos pelos. Na verdade, o pelo de cachorro ajuda na regulação térmica corporal, além de evitar queimaduras devido à exposição solar.
Para refrescar os cães no calor, o ideal é oferecer muita água fresca e sombra para fugir do sol. Você pode investir em um tapete gelado para cachorro, que possui um gel que fica mais frio em contato com o animal. Se sua casa fica muito quente e abafada no verão, você também pode deixar o peludo no ar condicionado ou na frente do ventilador. Com certeza ele vai ficar muito feliz e agradecido.
Além disso, oferecer picolé para cachorro de frutas pode ser uma ótima solução para driblar a perda de apetite e ajudar a refrescar o peludo. Você também pode congelar frutas para cachorro e oferecer nos horários mais quentes do dia. Não esqueça de passar o protetor solar para cachorro sempre que ele ficar exposto ao sol e passear com o doguinho nos horários mais frescos do dia, antes das 10h e depois das 18h.