Algumas raças de cachorro são conhecidas por serem mais protetoras e territorialistas do que outras, principalmente por causa do passado histórico como cão de guarda. São animais que, originalmente, foram criados para tomar conta de propriedades e terrenos, e executam essa função com maestria se forem bem treinados com técnicas de reforço positivo. A seguir, confira uma lista com os melhores cães de guarda que existem!
1) Dogo Canário
Conhecido por ser o melhor cão de guarda do mundo, o Dogo Canário é dono de várias características que auxiliam no trabalho de proteger e resguardar propriedades. Ele é um cachorro grande, com uma altura que varia de 56 a 66 cm, e pode pesar até 65 kg.
A raça Dogo Canário tem uma força incontestável, e, como se isso não bastasse, o temperamento do pet também faz com que ele seja um excelente cão de guarda. Ele tem um forte instinto protetor e é super desconfiado com estranhos. O adestramento de cães da raça exige cautela e deve ser feito sempre com reforços positivos.
2) Pastor Alemão
Um cão de guarda que costuma exercer também a função de cachorro policial e até de cão de resgate é o Pastor Alemão. Isso não é à toa: esses cachorros são musculosos e fortes, executando vários trabalhos com facilidade. Eles atingem de 55 a 65 cm de altura, e pesam em torno de 22 a 40 kg.
Os cães da raça Pastor Alemão são incrivelmente inteligentes e perspicazes, o que também justifica a aptidão deles para para tantas tarefas diferentes. Esses peludos aprendem com facilidade e são ótimos cãopanheiros. Além disso, são donos de um temperamento super fiel, afetuoso e ligado com a família humana.
3) Doberman
É difícil falar de cães de guarda sem mencionar o Doberman, cachorro que tem uma pose bastante imponente e elegante que costuma intimidar qualquer pessoa apenas com o olhar. Esse cão pode chegar a 72 cm de altura, e pesar de 32 a 45 kg. Ele é atlético, forte e bastante ágil.
Mas não se engane: apesar de parecer feroz, o Doberman costuma ser calmo. Assim como o Pastor Alemão, ele está entre os cachorros mais inteligentes que existem, por isso são cães fáceis de treinar porque têm um alto nível de obediência. A raça Doberman também é extremamente leal e dócil com a família.
4) Rottweiler
O Rottweiler é um cachorro que é naturalmente forte e robusto, então o porte físico dele é ideal para um cão de guarda. Para se ter uma ideia, a raça pode medir de 56 a 68 cm de altura, e pesar em torno de 50 kg.
A fama de agressivo costuma acompanhar os cães da raça Rottweiler, mas a verdade é que esse cãozinho tem uma inteligência fora do comum e adora agradar os humanos. Se bem treinado, ele tem tudo para ser um ótimo cachorro de guarda, mas é importante usar reforços positivos durante o treinamento.
5) Boxer
O Boxer é um cãozinho que tem uma cara de bobão, e tem um jeitinho até meio estabanado, mas a verdade é que é um excelente cão de guarda. Esses doguinhos podem medir até 63 cm de altura, e pesar de 25 a 32 kg.
O pet é super corajoso e está sempre a postos para defender quem ele ama, por isso acaba sendo ótimo para proteger territórios também. Mas não se engane com a carinha rabugenta da raça: apesar de ser esperto e pegar a função de cão de guarda com facilidade, a personalidade do cachorro Boxer é encantadora com a família.
6) Pastor Belga
Um dos cachorros de guarda que merecem destaque é o Pastor Belga. De todas as variações, a que melhor representa isso é o Pastor Belga Malinois, embora outros tipos do cãozinho também possam ser treinados para a função. Esses peludos medem de 56 a 66 cm e podem pesar até 30 kg.
O cachorro Pastor Belga é ágil e com um instinto de proteção e territorialismo bastante aguçado. Por isso, é um pet que pode ser ideal para cuidar da casa. Ele também é super leal, carinhoso e energético, precisando de boas doses de exercícios diários.
7) Cane Corso
O Cane Corso é um cachorro gigante que certamente intimida muita gente pelo seu tamanho e postura. Esses cães são musculosos e bastante altos, podendo alcançar até 70 cm de altura e pesar de 45 a 50 kg, em média.
A personalidade do cachorro Cane Corso é outro traço importante para considerá-lo como um bom cão de guarda. Esses animais são uma ótima combinação de lealdade e esperteza, de forma que estão sempre atentos a tudo que acontece ao redor e não medem esforços para proteger quem ele ama, ou a propriedade que eles vivem.
8) Fila Brasileiro
Um dos poucos cachorros brasileiros, o Fila Brasileiro se destaca bastante quando o assunto é proteger um território. A raça é enorme, com uma altura que varia de 60 a 75 cm e um peso que pode chegar a 55 kg.
Esses cães têm uma personalidade forte, que mistura o instinto protetor com muita determinação. Eles são naturalmente desconfiados com estranhos e tem uma enorme dedicação com a família, fazendo de tudo para protegê-la sempre. Por isso, são bons cachorros de guarda. Para educá-los, o adestramento positivo é a melhor solução.