A ração para cachorro normalmente é a base da alimentação desses animais. Ela é formulada para oferecer ao cães todos os nutrientes que eles precisam para se desenvolver bem e manter-se saudável ao longo da vida. No entanto, para que seja totalmente aproveitada no organismo do pet, os tutores precisam oferecer a ração de cachorro corretamente, em horários estabelecidos. Caso contrário, o animal pode sofrer com problemas de saúde e até apresentar desconforto estomacal. A Ciência parece que tem algumas respostas sobre isso: veja o que falam sobre a melhor forma de oferecer a ração para cachorro!
A ração para cachorro deve ser oferecida em horários fixos
Os cães são animais que prezam por uma rotina. Eles são metódicos e gostam de dormir no mesmo horário, dos objetos no mesmo lugar e nem sempre curtem receber visitas inesperadas. E isso não é diferente em relação à dieta canina. Cães gostam de se alimentar em horários regulares e se acostumam com isso.
Ao comer nos mesmos horários todos os dias, o corpo do cachorro fica aguardando por esse momento que eles tanto amam. Alguns cães, inclusive, quando perceberem a hora de comer se aproximando, ficam espreitando o tutor aguardando a ração. Essa prática permite que os cães fiquem mais tranquilos e se sintam menos ansiosos no dia a dia, pois seguindo uma rotina, eles se sentem confiantes por já saberem o que virá a seguir.
Qual o melhor horário para oferecer ração para cachorro?
Apesar de especialistas recomendarem oferecer a ração para cachorro todos os dias nos mesmos horários, o importante é respeitar a rotina de cada animal. O melhor horário para oferecer a ração vai depender dos hábitos diários e das preferências do pet. Para definir qual é o melhor horário para o animal, os tutores precisam observar como eles se comportam quando a ração para cachorro é oferecida, até encontrarem a hora que mais se encaixa com a rotina do pet.
De acordo com um artigo do VCA Hospitals, um empresa que opera mais de mil clínicas veterinárias nos Estados Unidos e no Canadá, o importante mesmo é ficar atento aos intervalos das refeições. Quando os cães ficam muito tempo sem comer ou com espaçamento muito grande, eles podem apresentar problemas de saúde a longo e a curto prazo. A recomendação dos pesquisadores é que os cães adultos se alimentam, no mínimo, duas vezes por dia, com intervalos de 8 a 12 horas. No entanto, essa frequência pode variar de acordo com a idade de cachorro.
Quantas vezes oferecer ração para cachorro?
De maneira geral, especialistas recomendam que um cachorro adulto se alimente duas vezes por dia. Mas para que ele receba todos os nutrientes necessários, a quantidade de ração precisa seguir a recomendação de um nutricionista canino ou a indicação que fica nas informações do rótulo das embalagens de ração para cachorro. Porém, quando falamos em um cachorro filhote ou um cachorro idoso, essa regra pode mudar.
Nos primeiros meses de vida, é comum que o filhote de cachorro não consiga comer grandes quantidades de ração de uma vez só. Isso acontece porque o estômago dele ainda é muito pequeno. Por isso, especialistas recomendam que a ração para cachorro filhote seja oferecida entre 3 ou 4 vezes por dia, em porções menores, até que ele se acostume.
Já em relação aos cães mais velhos, a grande maioria já está acostumada a comer duas vezes por dia. Por isso, geralmente, eles não recusam a ração para cachorro idoso quando lhes é oferecida. Se isso começar a acontecer com muita frequência, você pode dividir as refeições em três horários, com menores quantidades, para que o animal não fique muito tempo sem comer. É importante checar se essa mudança de hábito aconteceu em decorrência de algum problema de saúde ou devido aos próprios hábitos do cachorro idoso.
Ficar muito tempo sem comer ração para cachorro faz mal
Ficar horas sem comer não é um hábito saudável para os humanos e muito menos para os cachorros. Quando os cães ficam muito tempo sem alimento no estômago, eles podem sofrer com uma série de consequências negativas para a saúde, além de, claro, sentir fome. De acordo com o artigo publicado pela VCA Hospitals, os cães podem ficar no máximo 12 horas sem comer.
Quanto esse tempo é ultrapassado, o estômago do cachorro produz uma grande quantidade de suco gástrico, um líquido extremamente ácido que ajuda na digestão dos alimentos. Como consequência, essa acidez provocada pelo jejum prolongado pode deixar o cachorro vomitando e enjoado.
Além disso, o jejum pode provocar um quadro de hipoglicemia em cachorro, caracterizada pelo baixo nível de açúcar no sangue. Essa condição deixa o cão mais fraco, com calafrios, tremores e, em casos mais graves, pode provocar convulsão e até coma. O jejum a longo prazo também pode deixar o cachorro desnutrido devido a falta de nutrientes. Ou seja, alimentar o cãozinho com em horários específicos não é só benéfico para a saúde mental dele, como também para a saúde física.
Deixar o pote de ração para cachorro disponível o dia todo não é um hábito recomendado
Quando o tutor oferece a ração para cachorro, mas o animal faz pouco caso para comer, muitos têm o hábito de deixar o alimento ali à disposição dele. Essa prática, porém, também não é indicada por especialistas. Ao deixar a ração para cachorro o dia inteiro no potinho, o alimento pode ser contaminado por insetos, fungos e bactérias que prejudicam a qualidade da ração e saúde do pet. Além de comprometer o horário das refeições, esse hábito também pode contribuir para a obesidade canina. Por isso, o recomendado é que a ração nunca fique exposta o dia todo e seja oferecida em horários específicos!